A Primeira noite de Crime [Resenha do Filme]


A Primeira noite de Crime é o quarto filme da franquia, mas quem não viu os primeiros não precisa se preocupar, já que o longa conta o início da noite de Expurgo, onde qualquer crime é permitido.

O filme começa nos mostrando que um novo partido político, New Founding Fathers of America, está no poder e anunciam um experimento supostamente social: 12 horas sem lei, em que as pessoas são incentivadas a perderem toda e qualquer inibição. A participação não é obrigatória, mas quem participar da noite e ficar na cidade ganhará bastante dinheiro.

Para ter sucesso no experimento, a Dr. Updale (Marisa Tomei) e o governo incentiva várias pessoas claramente perigosas a participar do projeto tendo em vista um bairro negro e pobre, uma vez que devido às condições financeiras parte da população aceita ficar no local. E o que deveria ser um experimento behaviorista acaba, inevitavelmente, sendo também uma ação política. 


Durante o longa vamos acompanhando alguns personagens tentando sobreviver a terrível noite. Dmitri (Y'lan Noel) é o traficante local que não quer participar do experimento, mas acaba se envolvendo para se salvar e para salvar também a ex-namorada Nya (Lex Scott Davis) que é um defensora ativa da comunidade e Isaiah (Joivan Wade), irmão da protagonista que começa a noite tentando pegar um psicopata.

A história de Nya e Dmitri apesar de clichê é interessante, ela é uma garota honesta e ele um criminoso poderoso e durante a trama percebemos que Dmitri acaba sendo um grande herói. A ambientação da cidade à noite com vários criminosos soltos também é bem feita e o comportamento das pessoas é sem dúvida bastante curioso. Algumas se escondem nas igrejas, outras fazem festa na rua e o experimento não sai exatamente como esperavam, até que surge uma reviravolta no roteiro, dando um toque ainda mais político.


Confesso que esperava muitos momentos de violência gratuita, o que de fato até acontece, mas bem menos do que o esperado. O longa tem um bom roteiro, com momentos de tensão e suspense, além do drama dos protagonistas e talvez por não esperar muita coisa, acabei gostando bem mais do que imaginava. 

A Primeira noite de Crime derrapa nos clichês com personagens nada complexos, mas entrega um filme que levanta pontos bem interessantes sobre a sociedade e faz uma boa crítica política também.

Trailer:


FICHA TÉCNICA

Título: A Primeira noite de Crime
Título Original: The First Purge
Diretor: Gerard McMurray
Data de lançamento: 27 de setembro de 2018
Nota: 3,5/5


*conferimos o filme na cabine de imprensa

Michele Lima
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

1 comentários: