A vida não me assusta [Resenha Literária]


A vida não me assusta é mais lançamento do selo Caverinha da DarkSide® Books. A obra é de autoria de Maya Angelou ilustrada pelo artista Jean-Michel Basquiat e tem como objetivo retratar os medos das crianças de um maneira mais positiva, de modo que elas consigam enfrentá-los. 


O livro é bem pequeno, com versos curto, mas inspiradores, e explora o universo da fantasia. A Darkside é conhecida por editar obras de terror e A vida não me assusta é um maneira dinâmica de inserir as crianças nesse universo, sem sentir muito medo, ou ao senti-lo conseguir lidar com ele. De uma maneira bastante singela, a autora mostra situações em que os pequenos podem se assustar desde monstros ou fantasmas, até mesmo na escola, afinal, outras crianças também assustam. E mesmo os adultos que já superaram seus medos acabam se identificando com a poesia da autora, já que somos levados ao ambiente da nossa infância, onde às vezes simples sombras podiam nos dar medo. 


As ilustrações têm com cores fortes que impressionam e até podem parecer um tanto sombrias, algumas com fundo escuro. Jean-Michel Basquiat, que infelizmente morreu muito jovem, apenas com 27 anos, era filho de pai haitiano e mãe porto-riquenho. O artista foi conhecido primeiramente como grafiteiro e depois pelo neo expressionismo, o que fica bem evidente na obra. Todas as ilustrações me parecem dialogar muito bem com os versos da autora.


Maya Angelou teve uma infância difícil, sofreu abuso aos 7 anos de idade o que a fez ficar muda por 5 anos, mas de fato parecia que nada mais poderia assustá-la. Foi mãe solteira aos 16 anos, primeira mulher negra a dirigir um ônibus e anos depois se tornou a primeira mulher negra a ser roteirista e diretora em Hollywood. A autora foi uma das vozes mais importantes dos movimentos de direitos civis dos anos 1960, amiga de Malcom X e de Martin Luther King,


Unindo dois ícones negros que romperam barreiras na literatura e artes plásticas, A vida não me assusta incentiva as crianças a terem mais coragem e os expõem a poesia e a arte de modo geral. A edição da DarkSide® Books têm capa dura, bordas arredondadas para não machucar e como sempre de excelente qualidade.

FICHA TÉCNICA

Título: A vida não me assusta
Autora: Maya Angelou
Ilustrações: Jean-Michel Basquiat
Nota: 5/5
Onde Comprar: Amazon

 

Michele Lima
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

10 comentários:

  1. Hey Mi! Tudo bem?
    Tô vendo muitas resenhas positivas desse livro. De fato é essencial pra introduzir a criança e explicar muitas coisas.
    Obrigada pelo comentário lá no blog.
    Volte sempre!

    ~ miiistoquente

    ResponderExcluir
  2. Oi Mi. Acho a ideia desse livro maravilhosa, talvez as imagens sejam um pouco assustadoras demais mesmo, mas acho que é muito importante incentivar as crianças a terem coragem, superarem os seus medos, saberem que podem temê-los, mas que existem pessoas que estão ao seu lado para ajudar e apoiar.
    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Mi
    Eu gosto muito desses livros voltado as crianças porque eles falam de coisas simples mas que tem grande significado pros pequenos. Adorei a ilustração e gostaria de ter o livro na minha estante.
    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Mi

    Assim como a Lu, descobri a autora recentemente.
    Não seria algo que eu leria, mas acho um bom.presente. Sem falar, claro, que a edição está linda.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  5. Uma pena que não conheço nenhuma criança, pois achei super fofo esse livrinho e seria um ótimo presente para alguém =D
    Mas gostei bastante da ideia e da resenha!

    ResponderExcluir
  6. OI Mi!
    Caramba, que história incrível a dessa autora :O Estou bem chocada!
    Achei a proposta do livro muito interessante e super daria para meus primos ☺ Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
  7. Oi
    parece ser um ótimo livro, mesmo sendo direcionado ao publico infantil, parece ser ótima também para os adultos, fora que a edição está linda.
    Que bom que gostou da leitura.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Mi,
    Se eu não me engano, ouvi sobre a Maya Angelou na série Scream só que não sabia da história de vida dela. Fiquei bem sensibilizada e gostei muito da proposta do livro.
    Vou querer conferir!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Mi!!

    Eu adoro a maneira com que algumas editoras trazem coisas lúdicas para crianças, uma maneira para lidar com medos, ansiedades e descobertas desse novo mundo! Eu adorei o livro, acabei comprando para trabalhar com eles! E sem falar que eles adoram!!

    Beijos
    Naty!!

    ResponderExcluir