Muitas Águas [Resenha Literária]


Muitas Águas é o quarto livro da série Uma dobra no tempo de Madeline L’Engle e dessa vez temos o foco nos gêmeos Dennys e Sandy. Meg está na faculdade e novamente não é a protagonista da história, o que foi bem interessante uma vez que os irmãos super inteligentes são bem pragmáticos e um tanto céticos e se envolvem numa história que vai além da ciência.

Entrando no laboratório da mãe, Dennys e Sandy são transportados para um lugar muito diferente, para um deserto com pessoas de tamanho pequeno, onde existem mamutes, unicórnios, Serafins e Nefilins. E quem acompanha a série já conhecia um pouco dos seres mitológicos que costumam aparecer nas aventuras da família Murry, mas os Nefilins são a grande novidade. Parecidos com Serafins, os Nefilins são sedutores, com asas negras, como anjos caídos. Não falam mais com El, não escutam mais sua voz e por isso, são mais limitados também.


Dennys e Sandy sofrem com o calor do deserto, mas são acolhidos por Jafé e conhecemos o Avó Lameque e toda sua família e a partir do momento que Noé aparece conseguimos ter um indício do que se trata a trama e os gêmeos entenderam onde exatamente estão. No entanto, passam boa parte da história sem saber o que fazer para voltar ao tempo deles ou se precisam ou não interferir no dilúvio. E durante o tempo que passam no deserto conhecemos todo o povo que habita o lugar, seus anseios e a fé deles. 

Destaque para toda a família de Noé e a relação deles com Serafins e Nefilins. Destaque também para Ialí que se encontra dividida pelos sentimentos que sente pelos gêmeos e o jogo sedução de Eblis, um Nefilim. Aliás, esses seres sabem jogar com as palavras e fazer com que as mulheres acreditem facilmente neles.


O livro tem uma ótima ambientação e é possível imaginar bem o lugar em que eles se encontram, diferentemente do que aconteceu nos volumes anteriores, em que às vezes era difícil imaginar o que estava acontecendo. E é interessante notar que este volume me pareceu bem mais maduro, a sensualidade em alguns momentos com os Nefilins fica evidente, ainda que de modo muito sutil.

Ainda que tenhamos um acontecimento retratado na bíblia, Madeline L’Engle escreve fantasia para todos sem focar na religião, mesclando bem a questão da fé com a ciência. Muitas Águas tem uma trama bem envolvente, mais adulta, explorando bem o universo criado pela autora, com um bom desenvolvimento dos personagens. Foi muito bom conhecer mais sobre os gêmeos Dennys e Sandy.

Vale destacar a edição da HarperCollins Brasil que segue o mesmo padrão de todos os livros da série, os fãs agradecem.

FICHA TÉCNICA

Título: Muitas Águas - Uma dobra no tempo #4
Autora: Madeline L'Engle
Nota:4.5/5
Para ler a resenha dos outros livros da série CLIQUE AQUI
Onde Comprar: Amazon

 

Michele Lima
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

13 comentários:

  1. Oi, Mi

    Não me interesso por essa série, mas adoro as edições. Outro dia fiquei mexendo uma na livraria.
    Que bom que nesse a ambientação melhorou, mas ainda assim é uma história que eu não leria.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  2. Vi muitas pessoas falando sobre esse livro, e tua resenha ajudou muito a esse processo. Beijos Monalise
    Blog https://www.dividindoexperiencias.com
    Canal do Youtube https://www.youtube.com/channel/UCYtduCXccMJbbURoQV5TMfQ/videos

    ResponderExcluir
  3. Oiii Michele

    Realmente é um livro bem mais maduro do que os anteriores da série, tem uma cena do parto de uma das garotas, achei cheio de sensibilidade e numa linguagem fácil porém contundente.
    Eu gostei desse detalhe que a autora aborda um fato bíblico sem pregar religião, mas sim mesclando bem a fantasia com a história biblica e a ficção cientifica.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Mi! Tudo bem?
    Nossa, eles crescem muito ao longo da série né? Eu sempre fico curiosa quando vejo resenha dos volumes posteriores, mas eu li só o primeiro e não tive vontade de continuar.. sei lá, na me conectei!
    Beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia esse livro e muito menos a série. Mas eu achei a capa lindíssima e amei sua resenha. Fiquei curiosa pra saber mais sobre essa história.

    Mil Beijos!
    https://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com/2018/09/top-5-novidades-da-semana.html

    ResponderExcluir
  6. Oi, Mi!
    Eu estou louca para ler os livros dessa série, cada volume parece ser mais interessante que o anterior e todos formam uma série maravilhosa. Eu gostei bastante de conhecer um pouco mais sobre a trama através da tua resenha, livros com uma ambientação tão gostosa assim me deixam completamente interessada. Enfim, espero ter a oportunidade de ler em breve, é uma leitura que eu tenho certeza que vai me agradar.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Michele.
    Eu morro de vontade de ler essa série e tenho até os dois primeiros livros na estante! Só não consegui tempo ainda para fazer isso! Gostei de saber mais detalhes sobre o rumo que a trama está tomando!! Legal isso da autora abordar algo bíblico, mas sem dar um aspecto religioso!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  8. Fico feliz demais em saber que esse volume é bem mais maduro! Eu tentei ler o primeiro e simplesmente nao funcionou comigo porque me perdia demais nas descrições, as vezes era dificil visualizar, pelo jeito as coisas melhoraram e isso me serve como um gás a mais para insistir nessa leitura.

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Fiquei meio perdida na resenha, mas creio que é por que não li os outros livros. Fico feliz que de um modo geral a história tenha lhe agradado e que alguns aspectos tenham melhorado. É tão bom quando conseguimos imaginar o que estamos lendo ainda mais sendo um lugar desconhecido. Tenho uma certa curiosidade em volta desses livros, só estou tomando coragem mesmo para iniciar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá, Michele!

    Eu tenho lido várias resenhas sobre todos os livros publicados até agora e confesso que não tenho mais nenhum interesse de lê-la. Já não gosto muito de ficção científica (risos) e as falhas existentes nos livros anteriores me desanimaram. É uma série na qual pretendo não apostar.

    Mas é inegável o trabalho maravilhoso da editora! As capas são muito atraentes, do tipo que faz o leitor pegar os livros nas mãos e desejar comprá-los! Amo capas bem feitas! Uma pena que a história em si não me atraia.

    Mas gosto da existência dos seres mitológicos na série, pois amo mitologia e essa coisa toda. Os unicórnios, serafins e nefilins me interessaram, embora eu tenha problemas com o período bíblico que a história menciona.

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que comprei o primeiro livro dessa série ano passado e estava bem empolgada para ler. Abandonei a leitura e já até vendi o livro, não pretendo retomar mesmo. Porém, pelo que percebi há um amadurecimento dos personagens ao longo dos livros, o que é sempre interessante de se acompanhar. Além disso, gostei do fato de que a autora soube mesclar a questão da fé e da ciência, sem colocar a religião no centro da história.
    Infelizmente, é uma série que eu realmente não sinto mais vontade de ler. Porém, gostei de saber sua opinião sobre o livro e espero que a série continue te agradando.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho os três últimos livros, mas me falta o primeiro, por isso ainda não engatei na serie. Um outro problema é que assisti o filme e detestei. Mas as edições estão maravilhosas né???
    Beijos

    ResponderExcluir