Lobo Mal [Resenha Literária]


Há tempos que ouço maravilhas a respeito do livro Lobo Mau. Quem leu, garante que se trata de um suspense marcante. Agora que tive o prazer em ler, só posso concordar. 

Nele Neuhas, escritora alemã, escreveu uma série de livros de suspenses, chamada Bodenstein & Kirchhoff. A série recebe o nome dos detetives que comandam as investigações dos mais diversos crimes, Oliver e Pia, respectivamente. No Brasil, a editora Jangada trouxe dois livros: Branca de neve tem que Morrer e Lobo Mau. E apesar de se tratar de uma série, os livros são independentes, poderão ser livros em qualquer ordem. 

Em Lobo Mau, Pia e Oliver se deparam com um caso que, aparentemente, seria de difícil resolução. O corpo de uma adolescente fora encontrado às margens de um rio, a autópsia revelou sinais claros de agressão, e os peritos, após análises severas, descobriram que a garota não havia morrido de afogamento no rio.


O caso vai a público, mas o que provoca ainda mais dúvidas e frustração é que ninguém das redondezas de Frankfurt conhecia a garota ou nutriam de informações que pudessem ser importantes para a investigação do caso; que recebeu o nome de Sereia.
(...) não havia nada mais indigno do que um corpo sem nome, uma pessoa que teve sua identidade roubada, que foi enterrada ou simplesmente largada em algum lugar como se fosse lixo. Nenhum destino podia ser mais triste do que uma pessoa morta ficar semanas ou meses dentro de casa sem que ninguém sentisse sua falta.
Uma jornalista influente é encontrada extremamente machucada no porta- malas de seu próprio carro. À medida que as investigações avançam mais vítimas que poderiam estar relacionadas ao caso, surgem. 

Estupro. Pedofilia. Uma máfia inescrupulosa que não mede esforços para permanecer no anonimato. Um suspense arrepiante!

Eu não sabia ao certo com que tipo de suspense me depararia. Narrado em terceira pessoa, o leitor se torna membro da equipe de Pia e Oliver, e junto deles, ficamos naquela angústia prazerosa de encontrarmos a solução. É um suspense muito inteligente, detalhadamente composto, onde todas as peças do enredo se encaixam perfeitamente ao final.

Quem ama uma boa trama com detalhes minuciosos de investigação, desde cena do crime à autópsia, vai se sentir nas nuvens com essa obra tão rica. Me senti como se assistisse a um documentário bem elaborado do canal ID.
Conhecimentos um pouco mais profundos na área de medicina legal nunca são prejudiciais.
Os personagens são ótimos. Antagonistas completamente compostos, do tipo que não dão pistas de sua índole. E os grandes detetives protagonistas, nos cativam e fazem com que queiramos conferir mais de suas investigações.


Pia é uma personagem feminina que provoca admiração. A autora não economizou no levantamento de questões machistas no decorrer do enredo, e aproveitou bem de sua protagonista para apontar os desafios enfrentados pelas mulheres, no trabalho, nas ruas, em casa.
Nenhuma mulher que alguma vez tenha tido de passar pela experiência de não ter como resistir fisicamente à determinação furiosa de um homem esqueceria essa sensação humilhante de desamparo, os infinitos minutos de medo da morte e a perda da integridade física e da autonomia.
Ao tratar sobre pedofilia, a autora foi a fundo e ainda levantou questões psicológicas e sinais completamente importantes que podem ser indicativos de abusos.
Crianças pequenas entendem instintivamente que aquilo que é feito com elas não é correto. Mas quando o abuso é cometido por pessoas de confiança, elas não se defendem...
É uma ficção que prende, provoca horror por mostrar a fundo a monstruosidade do ser humano, mas que também alarma.Em meio ao caos de casos tão tristes, temos alívio cômico e até mesmo umas pitadelas de romance.


Fiquei completamente encantada por Pia e Oliver, e é claro, compreendi o que fez Nele ser uma das autoras do gênero mais lidas na Alemanha e no Brasil. Quero mais!!

A edição é linda, como podem perceber nas imagens. Você não pode deixar de ler “Lobo Mau” se é fã de suspense. 
 – Mamãe?
- Diga, meu amor. (...)
- Não quero nunca mais ficar longe de você, mamãe. Tenho muito medo do lobo mau.
- Não precisa ter medo (...) Aqui não vem nenhum lobo.
- Vem, sim... Sempre que você sai. Mas é segredo. Não posso te contar nada, senão ele me come.
FICHA TÉCNICA

Título: Lobo Mau
Autora: Nele Neuhaus
Nota: 
Onde Comprar: Amazon

 

Bianca Gonçalves
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

10 comentários:

  1. Oi Bianca! Os dois livros dessa série lançados pela editora são maravilhosos, pena que nunca mais saiu um novo. Eu adorei a história. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Tenho muita vontade de conhecer a trama, apesar do ar mais denso e pesado.
    Adoro investigativos então, espero curtir.

    até mais,
    Nana e Leticia - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  3. Oi Bianca,
    quanto tempo, saudades de você! A cila já tinha me indicado esse livro, ela insistiu muito para eu ler, risos. E vendo agora você elogiando também, sendo que você é especialista no gênero, não tem como resistir. Estou tentando comprar, depois que eu ler eu conto para você o que eu achei. Parabéns pela resenha!
    bjs.
    Pri.
    https://nastuaspaginas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Bianca

    Não conhecia o livro e nem essa série. Apesar de você ter dito que são histórias independentes, sempre rola uma evolução dos personagens, então gosto de ler na ordem.
    Adorei a paginação com aquele sangue! Hahahaha

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Bianca! Eu sempre me interessei e continuo me interessando por livros de suspense e só de ler tua resenha tenho vontade de me jogar na leitura, MAS... e é um mas bem grande, eu costumo passar longe desses livros, porque fico assustada depois e penso que qualquer pessoa que cruzar na rua vai me fazer mal ou a minha família, sou super impressionável. Vou deixar a dica anotada para, quem sabe, eu ler mais à frente, enquanto trabalho esse meu medo latente de monstruosidades reais.
    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu não curto muito histórias de suspense, mas esse enredo é bem interessante. Eu indicaria para os amigos. Amei sua resenha!
    Mil Beijos!
    https://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com/2018/10/popstar-joao-cortes.html?fbclid=IwAR13gJ7WCGgMrQQ_DM9cUsImMNGpn21TKVr5zVJmqGWFyG13bh997JE6co8

    ResponderExcluir
  7. Oi Bia!
    Quando esse livro saiu eu tinha parceria com a editora, mas confesso que ele nao foi para os desejados. Acho legal a leitura ter sido positiva, mas o genero em si nao me agrada entao acho que nao funcionaria tanto pra mim.


    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Adoro suspense!
    E adoro mais ainda quando o autor mistura várias coisas num livro só.
    Já tinha visto várias resenhas a respeito dessa obra, só fiquei mais curiosa para saber.

    Abraços,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá, Bianca.
    Eu já até ensaiei ler esse livro, mas acabei desistindo ao ver o tamanho hehe. E também por ser de série e estar fora de ordem. Sou meio esquisita nessa parte hehe. Mas ainda quero ler. Ainda mais depois desses elogios.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Oi, Bianca!
    Adoro thriller policial, ficar naquela curiosidade louca para ajudar a desvendarem o crime.
    Que bom que gostou e anotei a dica aqui.
    Todos os livros da série têm a ver com nome de contos de fadas?

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir