Além da magia [Resenha Literária]


Além da magia é o primeiro livro da série Furthermore da autora Tahereh Mafi. Falar um pouco desse livro para vocês vai ser um pouco complicado porque eu amo tudo que a autora escreve, não consigo achar erros na escrita dela e acho os personagens maravilhosos. Tahereh Mafi é uma artista com as palavras.

Nesse livro temos como protagonista Alice Alexis Queensmeadow, de 12 anos que quer achar o seu pai que está desaparecido há três anos. A protagonista mora em Ferenwood, uma cidade mágica (não, a Alice não é uma bruxa), rica em recursos naturais como as cores e a magia. O povo de Ferenwood é muito reservado, colhe as cores e a magia do ar e da terra, e eles criaram todo um sistema financeiro com base nesses recursos.

E todo cidadão de Ferenwood nasce com um talento para a magia. Porém, Alice acredita que não possui esse dom, e o mais importante, a protagonista não possui cor. Isso mesmo, Alice não tem nenhuma cor por toda a pele e cabelos, além disso, sua família é pobre. Portanto, o povo da cidade a vê como uma anormal, até mesmo a personagem se enxerga assim.


Como Alice fez doze anos, ela terá que passar na Entrega, que é um evento onde meninas e meninos mostram o seu dom (seu maior talento mágico) para ser avaliado e recebem uma tarefa para honrar o seu povo. Quanto maior o talento, maior será a tarefa. Por isso, tudo que Alice quer é conseguir uma nota boa e uma tarefa digna, assim ela poderá mostrar para todos na cidade que ela pode sim ser uma menina comum.

No entanto, as coisas mudam quando Alice recebe o resultado da Entrega e Oliver, o menino que ela mais odeia (e tem motivos para isso), explica que a tarefa dada a ele há um ano atrás é achar o pai dela. O garoto realmente precisa muito da ajuda da protagonista! E pelo seu pai, Alice pretende dar um voto de confiança para Oliver e aceita ajudá-lo, tendo que passar pelas terras de Furthermore juntamente com ele.

Para conseguir ler essa história criada pela Tahereh Mafi é preciso ter uma mente bem aberta para aceitar o universo que ela cria e precisa acima de tudo gostar de livros infanto-juvenis

Além da magia me lembrou muito dois clássicos da literatura, Alice no país das maravilhas e As Crônicas de Nárnia. O primeiro pelo fato das mocinhas terem o mesmo nome e a mesma curiosidade, além das cores e dos personagens excêntricos da terra de Furthermore. E me lembrou As Crônicas de Nárnia por causa da narrativa, já que algumas vezes C.S Lewis entra na história com a sua voz e interage com o leitor, Tahereh Mafi faz a mesma coisa! Adoro essa forma de narração.


Eu amei tudo no livro, os personagens (apesar da teimosia de Alice e as pequenas omissões de Oliver), a escrita quase poética de Mafi e principalmente essa edição de capa dura que a Universo dos Livros fez em parceria com o Skoob para os assinantes da caixa do site. É uma edição lindíssima! No entanto, devo dizer que tive em mãos tanto a edição capa brochura como essa de capa dura e posso dizer que a de brochura não perde em nada na qualidade também.

Antes de finalizar, gostaria também de deixar os meus parabéns para a ilustradora da capa, Juliana Fioresi, que simplesmente arrebentou! Ela criou uma capa que contém elementos da história e com o espírito de Ferenwood. A capa brasileira é muito mais bonita do que a original!

FICHA TÉCNICA

Título: Além da Magia
Autora:  Tahereh Mafi 
Nota 5/5
Onde Comprar: Amazon

 

Ariane de Freitas
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

4 comentários:

  1. Oi, Ari! Tudo bom?
    Tentei ler esse livro, mas não estava muito na vibe de leituras do gênero na época e acabei deixando pra depois. A escrita da Tahereh tá realmente maravilhosa (o que não se pode dizer de Restaura-me, né...) e até onde parei, tinha curtido o universo. Mas, realmente, tu precisa estar com vontade de ler pra entrar no mundo criado pela autora.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ahh que amor essa capa! Quero ter-lo na minha estante, por dois motivos:
    1. A capa é linda haha 2. O enredo é maravilhoso! Se eu gosto de magia? Amo, Aventura? Deixa tudo melhor ainda! Deve ser ótimo ler esse livro após uma ressaca literária.
    Com o preço tão acessível, vou logo procurar um exemplar para mim ❤
    Eu amei a resenha ^-^

    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  3. Oi
    acredita que eu ainda não li nada da autora, tenho curiosidade de ler, quem sabe um dia.
    A capa é realmente bonita e a história parece possuir um diferencial interessante, curto esse tipo de livro também.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Ariane, tudo bem? Os únicos livros que eu li da Tahereh Mafi foram aqueles da série Estilhaça-me que eu ainda não concluí, mas adorei a narrativa da autora que me despertou interesse em ler outros livros dela. Apesar disso e de achar essa edição primorosa, não tenho tanto interesse em conhecer a história dessa série, mas parece ser bem envolvente.
    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir