Robin Hood - A origem [Resenha do Filme]


Robin Hood - A origem é um longa introdutório em que somos apresentados ao protagonista antes de se tornar o lendário ladrão.

Robin é um dono de terras rico que ao conhecer Marian (Eve Hewson) se torna completamente apaixonado por ela. Os dois vivem juntos e felizes até que a guerra bate em sua porta. Obrigado a ir para as Cruzadas, Robin precisa deixar a amada, sua vida por completo para enfrentar momentos violentos na guerra. E é por lá que ele conhece John (Jamie Foxx), um homem capturado que vê seu filho sendo executado. Robin não se dá bem com as ordem do exército e é mandado para casa, mas ao voltar descobre que o Xerife local (Ben Mendelsohn), junto com a igreja, rouba suas terras e o declara morto. Marian, inclusive, tem um novo amor, achando que Robin estava morto.


Num primeiro momento Robin se sente bastante perdido, mas é John que tem a ideia de vingança e treinando o protagonista o ensina a começar a roubar da igreja e se erguer na sociedade como um homem rico e poderoso, para assim, poder acabar com o sistema corrupto ao conseguir a confiança do Xerife e do clérigo. Enquanto tira dos rico, Robin passa a dividir os lucros com os pobres, ganhando o carinho e confiança de todos. 

O longa tem bastante ação, com sequências muito boas, ágeis e bem coreografadas. Desde o início sabemos que o que realmente move Robin é o amor por Marian e a personagem é forte, decidida e destemida. Sabemos que Marian sente carinho por Will (Jamie Dornan), mas jamais esqueceu Robin, o que dá bastante espaço para o romance na trama. Infelizmente, Dornan foi um ilustre coadjuvante em boa parte do filme, tendo destaque apenas nas cenas finais.


O roteiro ao dar espaço para o drama romântico, acaba se tornando bastante superficial por não aprofundar nenhum personagem, mas funciona bem como filme de ação e as armadilhas criadas por Robin para combater a Igreja são bem interessantes. O lendário ladrão é um personagem famoso do folclore inglês, ganhou diversas versões na literatura e provavelmente a mais conhecida é do autor Howard Pyke. No entanto, em muitos momentos a ação me lembrou as histórias de Alexandre Dumas que também chegou a escrever sobre Robin Hood.

A ambientação do filme talvez seja o que mais possa incomodar. Não se sabe ao certo o período da história, mas pelas Cruzadas imagina-se o período medieval, no entanto, o figurino confunde bastante, oras parecendo atual, oras do século 19, sem fazer qualquer sentido com a história. 


Robin Hood - A Origem é bom filme de ação, com toques modernos, algumas cenas engraçadas, boas atuações, mas sem grande genialidade no roteiro ou reviravoltas surpreendentes. No entanto, agrada e deixa espaço para uma continuação.

Trailer:


FICHA TÉCNICA

Título: Robin Hood - A origem
Título Original: Robin Hood
Diretor: Otto Bathurst
Data de lançamento: 29 de novembro de 2018
Nota: 3,5/5

Michele Lima
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

9 comentários:

  1. Oi Mi,

    Não sabia do filme e já fiquei curiosa para assistir. Pois gosto muito da história do Robin Hood.
    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mi!
    Gente, eu nem precisei ver trailer para saber que esse filme seria bem flop.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Oi, Mi!

    Adorei a resenha, acho que vou assistir o filme amanhã mesmo. Não é dos meus gêneros favoritos, mas parece ser muito bom!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Mi
    Eu vi o trailer e fiquei louca para conferir o filme porque só tem cara gato, confesso ahsuahs eu adoro o Jamie, pena que ele tá lá meio que a toa. Espero gostar porque eu nunca entendi bem a história do Robin.
    Beijo

    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Mi, tudo bem?
    Vi muita divulgação sobre o filme no instagram mas confesso que não chamou minha atenção de início, até que assisti o trailer, gostei muito do trailer e fiquei curiosa, espero ter oportunidade de ver o filme em breve, e irei ver sem muitas expectativas com essa nota que você deu... hahahaha

    Obrigada pelo carinho. Volte sempre!
    Um super beijo :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  6. Que interessante, fiquei bem curiosa pra assistir :D

    www.submersaempalavras.com

    ResponderExcluir
  7. Ainda não tinha visto nada sobre esse filme, mas nem preciso dizer o quanto fiquei com vontade de ver depois do seu post, né?

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha. Não conhecia o filme.
    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  9. Oi Michele, tudo bem?
    Gosto da lenda do Robin Hood, uma pena a trama não ter um maior aprofundamento. Mas vou querer conferir essa versão.

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir