Tarde Demais [Resenha Literária]


Antes mesmo de começar a minha leitura de Tarde Demais eu vi dezenas de comentários negativos em relação a história dele. Fiquei pensando várias coisas, entre elas, o porquê da Colleen ter errado tanto assim para receber tantos comentários negativos principalmente de leitores que a amam. 

Quando eu abri o livro me deparei com a carta da Colleen Hoover aos seus leitores explicando como surgiu essa história e o porquê de tê-la escrito e principalmente o que a levou a publicar Tarde Demais
Este livro começou como um projeto no qual eu trabalhava durante bloqueios criativos. Nunca tive a intenção de publicá-lo porque ele não se parece em nada com os outros livros que escrevo. É mórbido, é perverso, e era uma válvula de escape divertida quando eu ficava empacada em outro livro ou na reviravolta de outra história. Disponibilizei os primeiros capítulos numa plataforma gratuita há dois anos porque havia comentado sobre escrevê-lo e alguns leitores pediram para ler o que eu já havia feito. Então, passei a ocasionalmente acrescentar capítulos a ele na tal plataforma...
Depois de ler essa carta de quase duas páginas, na qual ela explica com detalhes cada passo que ela deu em relação a esse projeto, eu fui para a minha leitura com a mente totalmente aberta e esperando encontrar de tudo. 


Sloan a protagonista de Tarde Demais é uma jovem que já passou por muito na vida e tem uma base familiar terrível. Ela está presa em um relacionamento com Asa Jackson, um traficante perigoso e imprevisível, Sloan aguenta todos os tipos de abusos físicos e emocionais que Asa lhe propõe por causa de seu irmão que é deficiente e precisa de cuidados médicos que ela sozinha não consegue pagar. Ela vive cada dia como se fosse o último e considera o seu relacionamento com o Asa um inferno, na qual ela tenta encontrar um jeito de sair dele com vida e sem prejudicar o seu irmão.

Certo dia numa aula da faculdade, ela conhece Carter. Um rapaz que a deixa pensando em relacionamentos saudáveis e como seria ter Carter como namorado. Mas isso tudo muda de uma certa forma quando Sloan descobre que Carter é o novo homem do grupo fechado de Asa. Ela realmente acreditava que Carter era diferente e isso mexe com ela. Porém, aos poucos ela vai vendo que Carter não é igual ao Asa e vai se apaixonando pelo rapaz, até que ela descobre o segredo dele.

O livro tem a narração dos três: Sloan, Asa Jackson e Carter. E através dessa narrativa, Colleen Hoover foi brincando com os meus sentimentos de leitora. Principalmente na narrativa feita pelo Asa, tinha oras que eu sentia pena dele e do seu jeito, além de compreender melhor a personalidade dele e suas atitudes. E tinhas oras que o odiava com todas as minhas forças! Queria o pior para ele!

Por outro lado, eu me via exatamente como Sloan me apaixonando aos poucos pelo Carter, que personagem fofo e único. E quando eu li o final do livro (o final mesmo! Já que o livro possui vários epílogos) me vi amando o Carter, sem dúvidas o melhor personagem do livro.


Durante a minha leitura, me vi pensando o tempo todo em quantas Sloan e Asa não existem nesse planeta? Dezenas, milhares e talvez milhões deles. E o enredo é bem pesado, contém cenas descritivas de sexo, diversos abusos e violência. E com isso Tarde Demais foi uma leitura intensa e que me proporcionou muitas emoções, sem contar que a Colleen Hoover escreve com propriedade sobre esses assuntos e isso dá um grande realismo na história que assusta e nos faz refletir muitas coisas dentro de uma sociedade.

Tarde Demais pode não ser o melhor livro da Hoover, mas na minha opinião não chega ser o pior, muito pelo contrário, com essa história Colleen me mostrou que é uma autora fantástica, porque não é qualquer um que consegue escrever um livro desses porque está com bloqueio criativo para escrever outro livro. E foi através dessa obra que a Colleen Hoover se tornou de fato uma das minhas autoras favoritas!

Para finalizar essa resenha, quero falar diretamente com você que ainda não leu esse livro. Quando for lê-lo, não leve tanto em conta as opiniões dos outros (inclusive a minha), leia primeiro a carta da autora e depois o livro, e aí sim você tira suas conclusões. Porque Tarde Demais é uma leitura que divide sim as opiniões e é assustadoramente real com uma história única.
FICHA TÉCNICA

Título: Tarde Demais
Autora: Colleen Hoover
Nota: 4/5
Onde Comprar: Amazon

 

Ariane de Freitas
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

4 comentários:

  1. Realmente as críticas negativas são pesadas a respeito do livro Tarde Demais, mas, assim como você falou, vale apena sim ler o livro, pois, o mesmo tem qualidade literária. https://www.margemliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  2. Legal ver que você gostou da história. Este livro está dividindo muito as opiniões, principalmente pelos temas abordados. Ainda não sei se lerei..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, Ariane.
    Eu já li quatro livros da autora e confesso que até gostei de dois deles. Mas depois fui desgostando. Acho que os livros dela não são para mim. E pleo que leio nas resenhas dos livros dela se ler só vou passar raiva então prefiro não ler e deixar para quem aprecia de fato.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Oi Ari!!!

    Eu gosto muito dos livros Colleen, e neste ano li somente um livro dela. Eu vi muitas críticas com relação a esse livro mesmo, mas acredito que a leitura do mesmo seja diferente para cada leitor. Estou com alguns livros dela estacionados na estante, preciso me organizar para ler!! E fiquei muito curiosa para ler esse também. Meta pro próximo ano, ler os livros da Cohoo! Adorei a resenha!!

    Beijos
    Naty!

    ResponderExcluir