O amor nas 4 estações [Resenha Literária]


O amor nas 4 estações é o livro de estreia do autor brasileiro Victor Degasperi que tem uma edição lindíssima que combina perfeitamente com a obra, bastante sensível, passando pelas estações da vida!

O livro é dividido em Outono, Inverno, Primavera, Verão e novamente Outono reiniciando o ciclo. São crônicas bem curtas, de no máximo duas páginas, sobre a vida, passando pelas estações do ano, celebrando o amor, com bastante riqueza nos detalhes diários, de modo sempre bastante poético e intenso. Os títulos dos textos já dizem logo do que se trata cada reflexão e as ilustrações sempre combinam com o tema.


Na parte do Outono as bordas das folhas são alaranjadas e o texto de abertura é Sem você eu queria te encontrar em que mostra como as pessoas que amamos às vezes dão ritmo a nossa vida. Destaco também Sua risada gostosa, afinal, quem não gosta de ouvir a risada de quem se ama, Já te encontrei com saudade que mostra que algumas conexões são inexplicáveis, Uma tardezinha que mostra o prazer de coisas simples como tomar um café, A casa é sua com a reflexão de que fazemos das pessoas que amamos nosso lar.


O Inverno tem tons azulados nas bordas das páginas e o texto inicial é Um cobertor para nós dois, já que o frio aproxima os corpos, mas também um texto que fala sobre companheirismo. Destaque para Banho quente, Se eu tivesse que falar de saudadesVocê está indo aos poucos, com o tema de despedida, Amor, que fala de uma amizade que se torna algo maior, e por fim Renascer.



A Primavera tem o destaque das flores, com tons florais nas páginas, o texto de abertura é Espírito leve, mostrando que a estação traz leveza e paz. Os textos que mais gostei foram: Simples, que fala da simplicidade do amor, Já sinto saudade, Meu mundo, Amanhecer que mostra o prazer de acordar com quem se ama, Uma madrugada com saudade de você e O seu perfume.


O Verão é marcado com cores mais quentes e o texto inicial é Não vi nada que não fosse amor, em que o narrador realmente parece só ter olhos pra pessoa amada, A beira do mar, já que praia combina com verão e temos a imensidão do mar que traz momentos reflexivos, Abraçamos a vida, Sutilezas e Sol que celebra a vida.


Por fim, Um novo Outono com ilustrações de folhas secas. O texto inicial é Para Luz e destaco Girassol, Você tem a quem puxar que é uma bonita declaração de amor e Margarida.


Victor Degasperi adota um tom lírico e apresenta temas recorrentes ao longo das estações como o sentimento de saudade, momentos ao entardecer, amanhecer, madrugadas, momentos simples da vida que com olhos poético se tornam verdadeira poesias. A linguagem simples e os textos curtos ajudam na fluidez da leitura. 

Faro Editorial caprichou bastante na edição, não só pela capa em relevo, mas com todas as ilustrações por dentro e os cartões postais que acompanharam o livro. Tudo bastante sensível, delicado, indicado para quem gosta de textos mais poéticos e reflexivos.

FICHA TÉCNICA

Título: O amor nas 4 estações
Autor:Victor Degasperi
Faro Editorial
Onde Comprar: Amazon

 

Michele Lima
Compartilhe no Google Plus

Sobre O que tem na nossa estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

6 comentários:

  1. Oi Mi,
    ESSA EDIÇÃO ESTÁ MARAVILHOSA!
    Eu quase a comprei na feira da USP, mas como prefiro histórias com começo, meio e fim. Acabei deixando para depois... Mas palmas para a editora!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Mi!
    Que edição linda MDS *-* Já quero. Sou muito apaixonado por crônicas. Tenho um apego pessoal pelos livros do Carpinejar e por outro da NC que recebi, Prometo Falhar. E já amei os textos que você fotografou nesse *-* Não conhecia, mas com certeza já vai pros desejados.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Mi,

    Que edição mais linda. Só por ela já dá vontade de ler o livro.
    Gostei da sua resenha, acho que vou colocar ele na listinha para leitura do próximo ano.

    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    Que livro mais lindo! Da edição nada pra reclamar, né? Das histórias tampouco, creio eu. Preciso muito desse livro, parece ser ótimo para ir lendo aos poucos e com calma!
    Beijos

    Our Constellations

    ResponderExcluir
  5. Aaaaaaaaaaaa que livro mais lindo! Eu não sabia que o livro era de crônicas, eu nem curto muito mas eu amei essa edição, compraria só pela capa!
    Beijo

    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde,

    Acabei não solicitando o livro, mas pela sua resenha, que é a primeira que eu leio, parece muito bom, ótimo post...bjs.


    https://devoradordeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir