Amigos para a vida [Resenha Literária]


Amigos Para a Vida de Andrew Norriss foi uma das leituras mais tocantes do ano e deveria ser adotado em todas as escolas do país. Abordando de maneira jovem e fluida, o autor fala de bullying, depressão e a força da amizade com um leve toque sobrenatural que permeia a história toda.

Francis é um adolescente que não se sente comum por gostar de costurar, sofre com o bullying na escola, não tem amigos e passa o dia sozinho com suas bonecas que servem como manequins. Um dia, ao sentar num banco da escola encontra Jessica, uma fantasma também adolescente que pouco se lembra da sua morte, mas consegue ser vista e ouvida por Francis. A partir de então a vida do protagonista muda completamente com essa forte amizade.


Jessica compreende Francis e tem uma enorme empatia pelo rapaz e vai aos poucos se tornando uma boa amiga que o escuta e o ajuda sempre que precisa. Não se sabe ao certo como Jessica faleceu e nem porque precisa toda noite voltar ao quarto do hospital onde morreu, apenas sabemos que ela consegue mudar de roupa e aparecer em todos os lugares que ela quer e Francis não é o único que a enxerga. À medida que a história avança outros adolescentes começam a ver Jessica, como Andi e Roland, que passam a integrar o pequeno grupo de amigos de Francis. Os três têm algo em comum que os une à Jessica e essa amizade vai mudando a vida de todos.

Andi tem sérios problemas de comportamento, é agressiva e impulsiva. Sua mãe tem esperança de que Francis possa ajudar a filha, o que de fato acontece, mas com a ajuda de Jessica. Andi combate o bullying que sofre com violência, o que assusta um pouco Francis, mas aos poucos a garota vai mudando e servindo inclusive de modelo para o protagonista. A adaptação de Andi na escola é fruto da amizade dela com Jessica e Francis, até que eles conhecem Roland, um jovem acima do peso que sofreu tanto na antiga escola que mal consegue sair de casa. Jessica também ajuda Roland com sua depressão e o garoto também passa a ajudar no grande mistério que envolve a morte da fantasma.


De modo simples e objetivo, o autor fala de uma maneira muito forte da depressão e suicídio e o quanto o bullying pode afetar crianças e adolescentes. Cada um reage de uma forma, com violência ou não, todos sofrem e acabam se isolando, se deprimindo e ideias suicidas acabam sendo mais comuns do que imaginamos. A importância de conversar e tentar o diálogo com a família e a escola é algo bastante importante e não deixa de ser abordado também no livro. No entanto, o grande foco é a aceitação sobre si mesmo e a força de uma boa amizade. Francis, Andi, Roland e Jessica se ajudam, se compreendem e passam a entender que ser diferente não é necessariamente ruim e é bastante difícil não se emocionar com os sentimentos desses personagens, tão reais.


Amigos Para a Vida é uma verdadeira lição de como se deve tratar o bullying, da importância da amizade e aceitação. É um livro gostoso e rápido de ler, com personagens carismáticos e todo mundo deveria conferir para quem sabe ter um pouco mais de empatia pelo sofrimento dos outros.

FICHA TÉCNICA

Título: Amigos para a vida
Autor: Andrew Norris
Nota: 5/5
Onde Comprar: Amazon

 

Michele Lima
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

10 comentários:

  1. Oi, Mi
    Essa capa é lindona demais e eu fiquei sabendo sobre essa história tocante. Adoro mistérios quando tem fantasmas na parada, mesmo que não seja um livro de suspense. Imagino que é um livro que aborda muitos temas de maneira simples, mas objetiva. Eu quero muito ler!

    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie!
    Não conhecia esse livro, que enredo mais lindo! Deve trazer várias ensinações mesmo. Adoro livros que abordam sobre depressão e bullying, acho que livros assim fazem a gente crescer muito e além das reflexões que nos proporciona. Adorei conhecê-lo!
    Beijos
    Our Constellations

    ResponderExcluir
  3. linda capa, gostei do enredo do livro

    ResponderExcluir
  4. Oi
    eu só tinha visto a capa pelas redes sociais, não sabia que era uma história que falava de temas series que de uma forma que parece ser tocante e simples para os leitores, fiquei interessa na leitura.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Mi!

    Eu acho a capa desse livro bem fofa, e a premissa parece bem legal. Aqui no blog a Nizz leu e curtiu bastante, e pelo que você fala parece ser aquele tipo de livro legal que beneficiaria muitos adolescentes!

    bjs
    Queria Estar Lendo

    ResponderExcluir
  6. Oii, que lindo! Com certeza vou ler, um livro maravilhoso desses deveria ter em toda escola. Acho que a maioria dos jovens passam por fases meio depressivas e de aceitação. E ter essa pegada de sobrenatural parece incrível!

    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  7. Oi Mi, tudo bem? Eu vi alguns stories da editora no Instagram, mas não sabia exatamente do que se tratava o livro. Achei a edição muito fofa, delicada e até esconde o que a história trata, porque não imaginaria que os assuntos abordados fossem tão sérios e profundos. Ótima dica para leitura sobre temas tão relevantes.
    Beijos, Adri
    Espiral de Livros

    ResponderExcluir
  8. Oi, Mi!
    Não tinha visto nada do livro ainda, mas me apaixonei pela capa <3 Sua resenha mostra como a trama é tocante e bem escrita. É normal dar algumas escorregadas quando se fala de assuntos tão importantes, mas parece que esse não foi o caso dessa vez. Fiquei encantada e já coloquei na lista!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  9. Oi Mi! A Valentina escolhe bem livros voltados para o público jovem, li dois livros deles voltados para esse público e são favoritos. Eu estava querendo saber mais sobre esse e pelo visto é lindo, mais um que quero muito ler. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Oi Mi!
    Esse dai ta na minha tbr de 2019. To com a versao digital dele desde ano passado quando saiu e ansioso. Parece ser um romance muito fofo e o casal me agrada. Tanto o mocinho quanto a mocinha. Principalmente pq tem bullying no meio e eu gosto de livro assim. Com certeza lerei.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir