Low Carb: A dieta cetogênica


Leanne Vogel é nutricionista holística, criadora do site Healthful Pursuit, bastante conhecida por trabalhar em uma dieta bem diferente do que estamos acostumados a ver, personalizando a Dieta Cetogênica, conhecida como Low Carb (alimentação com menos carboidrato).

Já na introdução temos um pouco da história da autora que, assim como muitas mulheres, fez de tudo um pouco para emagrecer, contava calorias, fazia exercícios físicos, se privou de muitas coisas em prol de perder quilos, ficava estressada, sem energia e sofria bastante. No entanto, ao começar a consumir mais gordura, ela encontrou o equilíbrio perfeito para perder peso e se manter saudável. Inclusive, a dieta a ajudou em questões hormonais que prejudicava bastante sua saúde.


A autora usa a Dieta Cetogênica padrão como base, mas a original não funcionou muito bem pra ela. O Low Carb é rico em proteína e pouca gordura, a dieta de Vogel já tem um alto consumo de gordura e o programa Fat Fueled possui menos restrições. E pode parecer estranho o bacon ser liberado com tanta facilidade, mas a autora explica com muitos detalhes porque a gordura pode nos fazer bem. Uma dieta cetogênica faz com que corpo queime mais gordura em de vez de glicose, entrando em cetose, e assim, não precisamos mais da glicose do pão ou de qualquer outra guloseima. E pasmem, nosso corpo não precisa de glicose para sobreviver!


Vogel explica de uma forma bastante clara como funciona seu programa, nos dando várias opções para começar. Além disso, nos dá uma verdadeira aula sobre como viver de modo mais saudável, abordando muitas doenças como as hormonais, colesterol, diabetes, insônia, entre outras. A autora leva em consideração todos os problemas de saúdes e com isso personaliza a dieta, fica fácil nos identificar com algum grupo. Também nos mostra mitos e verdades sobre a dieta e não ignora os fatores psicológicos que podem influenciar na alimentação. 


O livro é um excelente guia para mudar nossa alimentação e passarmos a viver mais saudável, a cada capítulo Vogel aborda temas importantes e bem comuns na vida de quem quer perder peso. A autora usa seus depoimentos e experiencias para explicar seu programa, como também questões científicas para comprovar o que fala. Não temos aqui alguém sem conhecimento, claramente Vogel é uma especialista no assunto. E apesar de às vezes algumas explicações serem bem biológicas e químicas, a autora faz com que o leitor se identifique com ela, ao falar da luta pela contagem de calorias, das frustrações e sentimento de culpa. Além de saber que o preço financeiro para um dieta desse nível pode ser também um dos grandes empecilhos e por isso, nos dá várias alternativas mais acessíveis.


Low Carb: A dieta cetogênica é uma leitura bem diferente do que eu estava acostumada a fazer, sou uma pessoa que detesta dietas e tenho uma relação bem forte com a comida. Mas a leitura foi tão cheia de informações que mesmo sem seguir tudo à risca, só o básico do que a Vogel ensina já emagreci um quilo. Pode parecer pouco, mas pra mim é uma vitória!

FICHA TÉCNICA

Título: Low Carb: A dieta cetogênica
Autora: Leanne Vogel 
Nota: 5/5
Onde Comprar: Amazon

 

Michele Lima
Compartilhe no Google Plus

Sobre O que tem na nossa estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

6 comentários:

  1. Oi Mi,
    Confesso que passo longe desses livros, rs.
    Fico feliz que tenha dado resultado a você, mas sou meio relutante, prefiro passar num médico mesmo.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  2. Amei sua dica e sua resenha, já vi muitas pessoas falarem bem sobre a dieta low carb, mas confesso que dieta que de certa forma, restringe um certo grupo de alimentos não é o meu forte, rs. De qualquer forma, adorei a dica!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Mi!
    Menina, eu até pratico um pouco de dieta low carb na vida, se eu for ver o plano que minha nutricionista passou hahahahaha Mas acho que tudo na vida mesmo é um equilíbrio e não exagerar.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  4. Oi Mi
    Que legal conhecer mais sobre a low carb. Minha tia vive nessa dieta, chega da dó dela haha
    Beijo!

    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nunca tinha ouvido falar dessa dieta. Parece ser um livro muito interessante. Adorei!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Michele.
    Adorei a resenha. Queria fazer uma dieta, mas para educar minha alimentação que qualquer dia pode me gerar problemas. Sou muito afixonada em porcarias.
    A dica do livro é excelente, vou comprar e tentar aderir.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir