Todas as Pequenas Luzes [Resenha Literária]


Eu posso garantir que Jamie McGuire amadureceu muito como escritora. Para quem leu a Série dos Irmãos Maddox pode ler Todas as Pequenas Luzes com a garantia de que vai ter momentos de leitura prazerosa. Jamie ainda se agarra ao primeiro amor adolescente avassalador, mas é fofo!

É assim o amor que surge entre Elliott e Catherine. Depois de passar um verão maravilhoso, os dois se apaixonam. Ele estava passando as férias na Cidade, Oak Creek na casa dos Tios John e Leigh, e ela morava com os pais em um sobrado enorme estilo vitoriano na Juniper Street.

Elliott, cherokee, alto, forte e de cabelos longos já conhecia Catherine, ele vivia com uma câmera tirando fotos e neste verão ele finalmente cria coragem para chegar mais perto dela, não que o encontro tenha sido calculado, foi mais inevitável do que planejado. 

Catherine já era uma menina solitária, com muito poucos amigos e perseguida pela colega de escola Presley e suas cópias xerox, Tara Tatum e Brie. Tanto ela quanto Elliott vivem em lares cheios de conflitos, brigas e tristeza. A mãe de Elliott e o pai vivem brigando, a mãe de Catherine tem depressão e momentos em que o desespero financeiro a faz ficar mais descontrolada. Ela tem a idéia de fazer uma pensão no sobrado, mas o pai de Catherine não concorda.


No dia em que a tragédia bate à porta de Catherine e ela precisa desesperadamente de Elliott, ele não pode estar presente, apesar de não querer, apesar de lutar contra, apesar de tentar de todas as maneiras, Elliott é obrigado a ir embora.

Quando ele retorna dois anos depois com o dobro do tamanho e como um excelente jogador de futebol americano, ele faz de tudo para conquistar Catherine novamente e fazê-la perdoá-lo por ter ido embora. Ele usa de todos os argumentos possíveis e até a Professora Mason que acompanha Catherine o ajuda a ser perdoado.

A protagonista não tem muito tempo livre, ela precisa ajudar a mãe na pousada que montaram no sobrado, há muito que fazer e os mesmos hóspedes circulam pela propriedade explorando Catherine, ameaçando-a e fazendo com que seus dias na pousada sejam horríveis. A única parte da sua vida em que ela é feliz é quando Elliott está presente garantindo a sua segurança, mas ele não pode entrar na pousada e ajudá-la, a mãe de Catherine jamais permitiria, assim como a mãe de Elliott odeia que ele esteja apaixonado por ela.

Apesar de tudo eles tentam ser felizes juntos e Elliott tenta por todos os meios planejar um futuro com ela, ele quer fazer faculdade, jogar futebol, mas se ela não for embora junto com ele, ele está disposto a não ir embora, mas ela não tem coragem para abandonar a pousada e os hóspedes que vem e vão, sempre os mesmos, os que mantêm a casa ainda viva. Duke, um homem grosseiro e sua filha de 5 anos Poppy, Althea, uma senhora que fica na pousada quando vem visitar os netos, Willow, a vizinha esquisita Tio Toad e a Prima Imogem, Catherine não tem coragem de deixar a mãe sozinha e não permite de que ninguém se aproxime dela e da casa o suficiente para entender o medo que ela sente vivendo lá. 


Para piorar a situação, Presley, a colega que perseguia Catherine em todos os lugares que a encontrava, desaparece e Elliott e ela passam a ser considerados os suspeitos de terem feito algo com a colega. Elliott vítima do preconceito racial e com alguns ataques de violência no currículo e Catherine a vítima da perseguição de Presley passam a ser perseguidos na escola e acusados.

E então a verdade! A dura e dolorosa verdade que pode libertar os dois adolescentes de um futuro indefinido quando finalmente Catherine fala a verdade e traz tudo à tona. O final é quase de um filme de terror, surpreendente e totalmente inesperado.

O livro é envolvente e muito interessante, impossível ficar sem saber que mistérios estão escondidos na Pousada Juniper!

FICHA TÉCNICA

Título: Todas as pequenas luzes
Autora: Jamie McGuire
Nota: 4/5
Onde Comprar: Amazon

 

Marise Ferreira
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

8 comentários:

  1. Oi Marise,

    Bom saber da evolução da autora. Não que eu não tenha gostado de Belo Desastre, mas sinceramente não é um dos meus favoritos.
    Vou colocar o livro na lista de leitura para tirar minhas conclusões.
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  2. Oi Marise!
    Fiquei curiosa pra saber esse final hein? hahah
    Qur bom saber q a escrita da autora amadureceu, já coloquei na listinha 😍
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Marise,
    Eu tenho uma relação de amor e ódio com a Jamie, depois do que ela fez com Belo Funeral fiquei sobre desaminada. Mas estou vendo pela sua resenha que ela amadureceu, então vou dar uma chance. :)

    www.depoisdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oiii Marise

    Fiquei louca pra conferir esse livro porque ele parece ter tudo e ser muito mais do que uma simples história, daqueles que envolve e surpreende o leitor mesmo. Da Jamie li Red Hill, que tinha um outro estilo, mas gostei demais, e acredito que ela deve ter mesmo amadurecido ainda mais de lá pra cá e fico super contente em saber disso. Com certeza vou ler.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Oi! Que saudade dos livros dessa autora, ela escreve historias muito envolventes e tenho certeza que este livro vai me agradar. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Oi, eu gostei muito da historia, eu gosto de livros com essa narrativa, já está na minha lista

    http://www.dosedeestrela.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Marise
    Quanta treta pra um livro só! Eu tinha visto o livro mas não conhecia a história, agora to apaixonada. Quero ler pra ontem!
    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Marise

    Muitos desencontros pelo visto...
    Eu estou com o livro aqui pra ler, mas como odiei Belo Desastre com todo o meu ser eu meio que estou receosa... mas farei a leitura querendo gostar.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir