Bruxa Akata [Resenha Literária]


Bruxa Akata é uma fantasia infanto-juvenil focada na mitologia nigeriana, escrita por Nnedi Ofokator. Focado em Sunny, uma criança albina filha de nigerianos, ela se vê envolvida com a sociedade das pessoas-leopardo. Ao mesmo tempo, existe o mistério de um homem que sequestra e mata crianças.

O livro foi uma montanha-russa de emoções pra mim. Tiveram partes que gostei, assim como tiveram partes que me deixaram confusa e com mais perguntas que respostas. Com certeza adorei o foco na mitologia nigeriana; aprender um pouco sobre seus costumes e entidades. Outro ponto positivo na história é a escrita fácil da Nnedi e os capítulos curtos.


Sunny é uma protagonista bem carismática. Por ser albina e ter nascido nos EUA, ela sofre todo o tipo de preconceito. Interessante que ela ser albina é a sua principal característica em ser uma pessoa-leopardo.

Os personagens secundários também são bem carismáticos. Orlu, Chichi e Sasha, juntamente com Sunny, formam um grupo de amigos com as personalidades mais diferentes possível, porém sempre dispostos a ajudar um ao outro. 

Porém, por mais que eu tenha gostado da mitologia, senti que a autora não focou como deveria. Em certos momentos, a autora não explicava certos detalhes de conversas que Sunny presenciava entre os amigos já iniciados pessoas-leopardos, o que aumentava mais a confusão. Ou seja, assim como Sunny, eu fiquei com mais perguntas que respostas.


Outro detalhe que me atrapalhou na leitura foram justamente alguns diálogos confusos. Em certos momentos, eu não sabia quem estava falando o que e isso me frustrou bastante. Também achei que a autora se demorou demais em algumas ambientações e acontecimentos que poderiam ter sido mais resumidos. Isso fez com que o conflito do final do livro se resolvesse todo em um capítulo e deixou aquela sensação de tudo corrido, mal resolvido e (novamente) confuso.

Bruxa Akata poderia ter sido melhor, se a autora tivesse desenvolvido mais amplamente algumas questões da mitologia nigeriana. Ainda assim, recomendo para quem quer ler uma fantasia com foco em algo diferente.

FICHA TÉCNICA

Título: Bruxa Akata (Akata Witch #1)
Autor: Nnedi Okorafor
Nota: 3/5
Onde comprar: Amazon

Compartilhe no Google Plus

Sobre O que tem na nossa estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

7 comentários:

  1. Oi, estou precisando mesmo desfocar um pouco dos gêneros que sempre leio. Faz um tempo que não leio um infanto-juvenil. Achei bem legal a temática, mesmo tendo esses pontos negativos, com certeza irei ler!
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu!!

    Eu ouvi falar tanto desse livro, que no início fiquei curiosa pra conferir! Problemas com enredo e de construção de capítulos são meio comuns em algumas histórias, infelizmente eles pecam um pouco quando isso acontece! Gosto de narrativas que envolvem e explicam os acontecimentos! Fiquei meio com o pé atrás agora! Quem sabe mais pra frente eu leia!!

    Beijos
    Naty

    ResponderExcluir
  3. Apesar de você dizer que faltou desenvolver um pouco da questão da mitologia nigeriana, fiquei com vontade de ler justamente para saber um pouco sobre isso, já que sou completamente leiga nesse assunto.

    Nanda, Gravado na Memória

    ResponderExcluir
  4. Eu não conhecia esse livro, mas a capa está incrível e eu achei o enredo muito interessante. Adoraria ler.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu! Estou com o livro aqui para ler, eu até comecei e achei a história diferente. Uma pena a mitologia não ter sido bem desenvolvida. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu
    Que pena que a autora não soube desenvolver bem os questionamentos. Eu adoro essa capa e vi um marketing top sobre a obra mas não sei se leria.
    Beijo

    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu,
    Quando vi a Ana Rosa da Record falando desse livro, eu fiquei interessada.
    Não sabia nem o que esperar já que uma mitologia nigeriana não é algo que eu conheça, então mesmo a obra deixando a desejar, acho que leria para conhecer mesmo.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir