Mal Nosso [Resenha do Filme]


Todos sabem o quanto é difícil fazer cinema no Brasil e filmes de terror, mais ainda. Mesmo com os caminhos abertos pelo icônico José Mojica Marins, o Zé do Caixão, fazer cinema de gênero em terras brasileiras sempre foi complicado. 

Mal Nosso vem pra mostrar que uma ideia na cabeça e uma câmera na mão, muito trabalho, persistência e resistência pode gerar resultados positivos.

Ainda que o roteiro emule situações já vistas em outras produções, Mal Nosso é bem estruturado, a maquiagem impressiona, e é coerente em sua proposta. O único senão é o aparentemente insolúvel problema nacional de captação de som, o que por muitas vezes tornam os diálogos inaudíveis. Fato que também ocorre no ótimo O Animal Cordial.


Ambientado em São Paulo, Mal Nosso mostra a história de Arthur (Ademir Esteves, em atuação introspectiva) um médium pai solteiro que contrata um matador profissional (Ricardo Casella) via deep web. Após cumprir a sua surpreendente missão, vemos em flashback o que realmente motivou Arthur e as inevitáveis e macabras consequências. 

Há ecos de O Exorcista, O Sexto Sentido e as intervenções do palhaço no picadeiro (Anthony Mello), como se estivesse no além vida, é puro David Lynch.

O diretor Samuel Galli ainda capricha nos enquadramentos e aproveita ao máximo os cenários urbanos que não restringem a obra apenas ao estado de São Paulo - Mal Nosso poderia se passar em Nova York ou Paris, sem maiores alterações. Essa universalidade fez com que o filme fosse muito bem recebido em vários festivais de cinema mundo afora, como Night Visions, Stiges e Rojo Sangre e premiado no festival mexicano Macabro.


Ao final, lamentamos o descaso político da cultura em nosso país e fica a certeza de que se Mal Nosso fosse produzido em Hollywood, teria distribuição mundial e uma grande campanha de marketing, ao invés de ter sido reconhecido primeiro no exterior pra depois ser lançado aqui. 
O verdadeiro Mal não deixa de ser nosso mesmo, eleito por nós e comandando nossas vidas. 

Trailer:



FICHA TÉCNICA

Título: Mal Nosso
Direção: Samuel Galli
Data de lançamento no Brasil: 14 de março de 2019
Nota 3,5/5

Italo Morelli
Compartilhe no Google Plus

Sobre O que tem na nossa estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

4 comentários:

  1. Oi Italo
    Eu nunca assisti nenhum filme de terror nacional, mas também pelo histórico a gente sempre imagina que vai ser ruim. Bom saber que Mau Nosso não é de todo ruim, mas pra mim ainda falta investimento mais nessa área e no gênero.
    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Eu amo filme de terror, então quando vi as estreias do mês já fiquei de olho nesse e bem feliz por ser nacional. Espero curtir.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  3. Achei a premissa bastante interessante. Fiquei curioso de assistir.
    Bom final de semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  4. Oi
    que bom que gostou do filme, já tinha visto o nome em algum lugar e não sabia que era Nacional, mas não é um estilo de filme que eu assista.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir