Duas Rainhas [Resenha do Filme]


O bom de filme baseado em fatos reais não é o final, esse provavelmente a gente já sabe, mas sim acompanhar todo o desenvolvimento da história e Josie Rourke é impecável em Duas Rainhas, ambientação, figurino, maquiagem e ainda tem as excelentes atuações de Margot Robbie e Saoirse Ronan.

Por um longo período a Rainha Elizabeth (Margot Robbie) teve uma rival na disputa pelo trono inglês, Mary Stuart (Saoirse Ronan), rainha católica consorte da França aos 16 anos e viúva aos 18, decide retornar à Escócia para recuperar seu trono que está sob comando de Elizabeth I, começando uma longa batalha, cheia de conspiração principalmente do lado escocês. 

Duas rainhas, duas protagonistas que conduzem bem a trama de cada lado, tendo apenas um único encontro entre elas, numa cena que provoca muita emoção. Obviamente que Elizabeth não deixa que Mary tente ocupar seu lugar e se nega inclusive a nomeá-la sucessora, mas isso não significa que a rainha tivesse raiva da prima, pelo contrário, o longa mostra bastante o lado da compaixão de Elizabeth e o quanto às vezes se mostra cansada da batalha com Mary. Inglaterra é muito mais forte e organizada do que a Escócia, mas a força da Mary e sua inteligência, faz com que muitas vezes os ingleses se sintam ameaçados.


Talvez o grande pecado de Mary fosse a impulsividade. Carismática, mas muita vezes soberba, a protagonista consegue ganhar muitos inimigos, inclusive o próprio irmão. Ela se nega a se casar com o homem escolhido por Elizabeth, que na verdade era o amante da rainha, mas acaba caindo na armadilha de Henry Darnley (Jack Lowden). Por um orgasmo coloca quase tudo a perder. Darnley trai a rainha de maneira horrível, a começar na noite de núpcias ao ter relações sexuais com outro homem, protegido de Mary. No entanto, a escocesa não se abala, tentar uma gravidez e com ela garante o apoio de Elizabeth.

De modo inteligente Mary consegue a paz por um tempo ao pedir para Elizabeth ser a madrinha de seu filho. Porém, Mary continua enfrentando intrigas no seu reino, já que seu marido não aceita ser um mero consorte e o que fazem com Mary ao longo da história só reafirma a grande força e personalidade dela, mostrando também que o filme é muito mais de Mary Stuart do que de Elizabeth.


Do lado inglês vemos uma rainha forte, destemida, mas abalada muitas vezes pela falta de um herdeiro em uma sociedade patriarcal. Elizabeth se recusa a se casar por saber que os homens no poder não são confiáveis, mas não foi uma mulher desprovida de sentimentos ou vaidades, o que fica evidente na sua cena de encontro com Mary. Arrogante, Mary não se sente submissa a Elizabeth, nem mesmo à beira da morte e a rainha a admira por isso. 

A cena inicial mostra como vai terminar o filme, mas o final não deixa de emocionar por isso. Difícil não se sentir abalada de uma alguma forma com Mary e seu fim, com a pressão que Elizabeth sofre e por ter na história duas mulheres que não foram submissas a nenhum homem. Se não fosse um trono, a duas juntas seriam imbatíveis..


Muitos filmes retratam Elizabeth em algum período da vida dela, mas ouso dizer que Duas Rainhas é um dos melhores nesse aspecto, embora não foque demais na vida dela e sim de Mary. Margot Robbie e Saoirse Ronan dão um show de interpretação e o longa aborda de maneira instigante e bem detalhada todas as conspirações, a rotina da corte, questão sexuais, religiosas da época e com uma sororidade impressionante, ainda no necessariamente verídica, entre duas rivais. 

Trailer:


FICHA TÉCNICA

Título: Duas Rainhas
Título Original: Mary Queen of Scots
Direção: Josie Rourke
Data de lançamento: 04 de abril de 2019
Nota: 5/5


*conferimos o filme na cabine de imprensa

Michele Lima
Compartilhe no Google Plus

Sobre O que tem na nossa estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

12 comentários:

  1. Oi Mi,
    Sou apaixonada por essa coisa de realeza, me interesso muuuuuiito!
    Quero assistir e o elenco conta com nomes de peso, hein?
    Beijos
    estante-da-ale.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  2. Oiii Mi

    Leio e vejo pouco sobre a realeza britânica, mas achei fascinante essa história, até pela interpretação das duas que parece estar memso impecável e o figurino também parece ser bacana. Curiosa pra conhecer esse lado da Elizabeth e tb conhecer a Mary

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  3. Parece ser um filme grandioso e imponente. Ainda não assisti.
    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  4. Amei sua resenha, amava esse tipo de história quando era mais nova, agora faz muito tempo que não vejo. Vou procurar esse filme para assistir, parece ser muito bom!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Mi,

    Pela trama do filme já fiquei totalmente interessada em assistir, além do tema ser algo que eu gosto muito de ver em filmes e séries.
    Já está na lista.
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  6. Oi Mi! Estou bem curiosa para conferir, não é muito o tipo de filme que assisto, mas o trailer chamou muito minha atenção. A sua nota me deixou animada. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. gostei muito da resenha gosto de histórias de epoca

    ResponderExcluir
  8. Oi, Mi
    Eu quero muito assistir esse filme por causa que eu não conheço a história e eu me interesso por essas coisas de intriga, mas eu fiquei confusa, que atriz era quem? Hahaha
    Beijo

    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Mi! Tudo bom?
    A Elizabeth é apenas minha rainha favorita e se eu não fizer um mestrado na vida dessa mulher so help me god. Não sei se vou conseguir assistir no cinema porque gastei o que NÃO TINHA de dinheiro pra Shazam! e Avengers, mas tô ansiosa por esse filme.
    Saoirse e Margot muito rainhas <3

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  10. Todo es genial! Tu blog es precioso, espero verte pronto por mi blog y saber tu opinión en mi último post! Feliz día! 💛💛💛

    ResponderExcluir
  11. Não consegui ver na época do Oscar, devido ao número de filmes indicados, mas estou bastante curiosa em relação a essa filme =D
    Amei a resenha! Espero gostar do filme também!

    ResponderExcluir
  12. Oi Mi!!!

    Ahhh eu adoro enredos assim, e a construção dessa história pro cinema tá muito linda!! Adorei sua resenha e estou doida pra conferir o longa! Sei que vou adorar!!!

    Beijos
    Naty

    ResponderExcluir