Loja de Unicórnio [Resenha do Filme]


Brie Larson e Samuel L. Jackson chamam bastante atenção juntos e inevitavelmente tive que assistir Loja de Unicórnios, mas é bom já avisar que não é um filme muito fácil, repleto de metáforas do início ao fim.

Kit (Brie Larson) fracassou terrivelmente na faculdade de artes e precisa voltar a morar com os pais (Joan Cusack e Bradley Whitford) que são até bem compreensivos. cansada de se sentir uma decepção para a família, a protagonista arruma um emprego temporário em que precisa trabalhar copiando documento, enquanto o chefe, Gary (Hamish Linklater), tenta assediá-la. Um dia, misteriosamente, Kit recebe um convite para visitar uma curiosa loja que vende unicórnios. 

O local é bastante estranho e o vendedor da loja (Samuel L. Jackson) promete a Kit um Unicórnio quando ela cumprir com algumas metas, para começar ela precisa construir uma casa para o ser mitológico. Kit pede a ajuda de Virgil (Mamoudou Athie), um rapaz que ela conhece em um mercado e a relação dos dois evolui bastante na trama, sendo ele um excelente amigo para protagonista em alguns momentos.


O personagem de Samuel L. Jackson é uma espécie de psicólogo que vai guiando Kit na sua jornada de amadurecimento, sob a camada superficial de uma jornada para ganhar um Unicórnio. A protagonista precisa atingir todas as exigências do lugar para ganhar seu tão almejado ser mitológico e com isso vai mudando seu comportamento nas questões profissionais e pessoais. O processo para a vida adulta não é muito fácil, Kit precisa lidar com seus fracassos e com o relacionamento com os pais.

O espectador vai se questionando ao longo de todo filme o que é real de fato na vida de Kit, já que o enredo usa os unicórnio e a loja como uma metáfora para o fim da juventude e a entrada para a vida adulta. Confesso que até cheguei a pensar que Kit fosse esquizofrênica, mas na verdade é uma jovem mulher com síndrome de Peter Pan. No entanto, ao mesmo tempo que o longa foca no amadurecimento, também nos mostra a necessidade de manter a imaginação viva para sobreviver ao mundo difícil da vida adulta. 


Loja de Unicórnio pode parecer um tanto frívolo e com uma história até mesmo um pouco maluca, mas na verdade possui um enredo cheio de detalhes e muitas camadas de profundidades, com diferentes interpretações. A narrativa às vezes é lenta, sem pressa e Brie Larson, além de colocar um enorme carisma em Kit, também dirige o filme. É um bonito longa, mas para apreciá-lo é preciso também embarcar na imaginação de Kit.

Trailer


FICHA TÉCNICA

Título: Loja de Unicórnio
Título: Unicorn Store
Direção: Brie Larson
Data de lançamento: 5 de abril de 2019
Nota: 4/5
Netflix

Michele Lima
Compartilhe no Google Plus

Sobre O que tem na nossa estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

5 comentários:

  1. Sério que é um filme? Comecei a assistir ontem e jurava que era uma série hehehe. Espero terminar de assistir hoje então. Parece legal.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  2. eu adorei o filme! acho que mostra bem como devemos continuar acreditando nos nossos sonhos, e é sim uma historia bem linda de amadurecimento

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Oi, Mi!
    Eu ainda vou assistir esse filme, mas com certeza vou adorar porque estou curtindo demais essa dupla.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  4. Estou gostando muito de ver a Brie fazendo tanto sucesso <3 É uma atriz excelente e merece todo o reconhecimento e oportunidades que está tendo.
    Vou conferir o filme assim que possível <3

    ResponderExcluir
  5. Eu vi muita gente falando mal do filme que era bem chato, assisti e além de atuar ela produziu não pude deixar de pensar será que esse filme não é reflexo da vida dela? Ou o que era a vida dela?
    Me identifiquei em alguns pontos, é um filme difícil porém bem inteligente.
    Beijinhos ;*

    Blog Menina Caprichosa | Canal Youtube | Facebook | Insta

    ResponderExcluir