O Mundo de Lore: Criaturas Estranhas [Resenha Literária]


O Mundo de Lore: Criaturas Estranhas reúne várias histórias de personagens do mundo da fantasia e suspense, fazendo uma análise bem interessante sobre o sobrenatural e o seu impacto em termos culturais e sociais. O livro é originado do premiado podcast Lore que também foi adaptado para uma série pela Amazon Prime Video, que já conta com duas temporadas.

A obra tem 5 capítulos e em cada um deles várias criaturas são abordadas a fundo. No primeiro temos os vampiros, personagem clássico das obras literárias, cinema e pilar na cultura pop mundial. O autor começa nos mostrando o surgimento da lenda dos vampiros, da importância de livros como o de Bram Stoker e como nos séculos passados as pessoas realmente acreditavam nos vampiros, a ponto de abrir os cadáveres e colocar uma estaca no coração dos mortos, tamanho o medo. O mais interessante nesse capítulo é o fator decomposição, que hoje já é bastante entendido pela ciência, mas como antigamente não se sabia muita coisa, um corpo enterrado que demorasse a entrar em decomposição, já era considerado um vampiro. E numa época de inquisição qualquer suspeita era, de fato, uma sentença de morte. E com isso também surgem os caçadores de vampiros, atuando em nome de Deus, como o famoso frade dominicano Heinrich Krammer que matou mais de 300 pessoas e inventou o teste da natação para bruxaria. A acusada era amarrada a uma cadeira e jogada num lago, se a pessoa flutuasse era uma bruxa, se afundasse morria do mesmo jeito, mas era inocente. 


No segundo capítulo do livro, Nossos Pequenos Problemas, as criaturas de tamanhos menores são abordadas como o Demônio de Dover, duendes, gremlins, entre outros. Interessante também é a análise do autor que afirma que o ser humano tem uma enorme necessidade de não estar sozinho no mundo e essas criaturas ajudam na transferência de culpa. De todas as formas, as histórias dos gremlins que derrubaram aviões na Segunda Guerra foram as que mais me impressionaram devido a quantidade e detalhes muito parecidos. Já no terceiro capítulo temos criaturas do fundo mar, como sereias, serpentes marinhas gigantes, casos de maldição, canibalismo e os Lobisomens, mostrando também a forte conexão dos seres humanos com os animais.

No quarto capítulo o autor aborda o assunto boneca, como a Annabelle e o misterioso caso do boneco Robert, em que ficamos o tempo todo nos perguntando se o brinquedo não seria uma espécie de alter ego do menino Gene ou uma maldição de fato. Também nos mostra criaturas estranhas como o Diabo de Jersey, Jack dos Saltos de Mola e a história que mais acho interessante, a do Homem-Mariposa e sua curiosa aparição em Chernobyl. Aliás, quem tiver curiosidade, tem um filme antigo com Richard Gere, chamado A Última Profecia que fala do tema.


O quinto capítulo aborda o espiritismo, sua popularidade no século 19 com situações claramente de fraudes e outras sem explicações racionais. Temos as irmãs Fox que enganaram a sociedade por décadas, mas também o caso de Mary Roff e Mary Vennum, que ninguém nunca entendeu o que realmente aconteceu com as duas, um provável caso de possessão. Outras histórias também chamam atenção como a dos mineiros no Buraco de Sangue, a batida do demônio com o tambor e muitos casos de casas assombradas. Diria que o último capítulo foi o que mais me assustou. 

Aaron Mahnke faz um excelente apanhado de criatura estranhas ao redor do mundo, indo a fundo no folclore de muitas culturas e nos mostrando que muitas vezes os seres humanos usam o sobrenatural para justificar seu lado mais sombrio. Às vezes as histórias não apresentam uma lógica para que se possa dizer que são mentiras, acabam que sendo inexplicáveis mesmo, mas outras vezes percebemos que a ausência de conhecimento nos faz criar monstros horríveis e em alguns casos, os monstros somos nós mesmos.


O mundo de Lore: Criaturas estranhas tem capa dura, boa diagramação e ótimas ilustrações que combinam com as histórias. Acabei me envolvendo tanto na leitura que não queria terminar de ler….

FICHA TÉCNICA

Título: O Mundo de Lore: Criaturas Estranhas
Autor: Aaron Mahnke
Nota: 5/5
Onde Comprar: Amazon




Michele Lima
Compartilhe no Google Plus

Sobre O que tem na nossa estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

6 comentários:

  1. Olá, Michele.
    Eu não tinha visto esse livro ainda, mas achei muito interessante. É o tipo de livro que gosto de ler, de descobrir as histórias por trás das coisas. Esse método ai de descobrir se a pessoas era bruxa dava para usar em alguns políticos para descobrir se são corruptos hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mi!
    Gente, que série é essa na Amazon Prime que não estou sabendo???? Já quero!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Oi Mi!
    Como sempre a Darkside arrasa nas edições! Eu ameiiii! E estou louca pra conferir esse!
    Beijos
    Ari

    ResponderExcluir
  4. Oi Mi!!

    Ahh eu estou apaixonada nessa edição! Quando vi o lançamento com a sinopse já adorei, e agora sei porque, adorei a resenha e gostei ainda mais de saber que tem muito por detrás do que lemos, adoro quando livros nos permitem isso! E essa edição da Dark tá linda demais!

    Beijos
    Naty

    ResponderExcluir
  5. É difícil vir aqui e não aumentar a lista de leituras... :( Adorei a premissa desse livro e a edição está linda! quero ele na minha estante.
    Beijos
    http://pausaparapitacos.blogspot.com/

    ResponderExcluir