Os Crimes ABC [Resenha da série]


Os Crimes ABC é uma minissérie baseada no livro homônimo da Agatha Christie publicado pela HarperCollins Brasil.

A trama gira em torno de Hercule Poirot, um detetive Belga já bastante conhecido pelos fãs da Agatha, é ele que resolve vários crimes narrados pela autora, inclusive O assassinato no expresso do oriente. Dessa vez, temos um Poirot mais velho, cansado e aposentado. No livro a história é narrada pelo capitão Hasting que acompanha Poirot na busca pelo estranho assassino que ao matar suas vítimas deixa um Guia de trens ABC, o que indica que as mortes estão em ordem alfabética. No entanto, na série não temos o ponto de vista de Hasting. Aliás, apesar de ser uma adaptação, a série tem muitas coisas diferentes do livro.


O assassino deixa cartas na casa de Poirot (John Malkovich), indicando dia e local da morte, Poirot tenta avisar a polícia, mas o detetive não é mais visto com bons olhos pelas autoridades locais. Agatha aborda toda a questão da xenofobia da época, mas na série isso ainda mais forte. Poirot precisa provar novamente que é um homem inteligente e é o único capaz de encontrar o assassino, até porque tudo indica que a pessoa o conhece. À medida que as mortes acontecem vamos tentando entender as motivações do serial killer, não tão comum na época, e sua relação com o protagonista.

A série amplifica os personagens, dando mais intensidade a eles. Poirot de John Malkovich é bem diferente do livro da Agatha, está muito cansado e é bem mais hostilizado. As vítimas no livro só a conhecemos através de relatos dos outros, na série elas são mostradas antes de morrer, nos contando um pouco da vida delas e isso foi um ponto bem positivo porque acabei me envolvendo com os personagens, principalmente com os familiares.


Senti falta de Hasting, mas achei interessante que a série focar bastante na vida do protagonista. A atuação de John Malkovich apesar de ser bem diferente do Poirot que eu imaginava me agradou, bem como Rupert Grint, mais conhecido como Rony Weasley do Harry Potter. A ambientação e figurino são muito bem feitos, tem um tom escuro, mais sombrio e depois que os assassinatos acontecem o roteiro prende mais o expectador. E vale ressaltar o final dessa história, surpreendente!


Os Crimes ABC não é só uma série para quem leu o livro ou para quem é fã da Agatha Christie, mas também pra quem gosta de séries investigativas com pitadas de um bom drama, tem um bom elenco, boas atuações e é bem curta, apenas 3 episódios, disponíveis no GloboPlay.

Michele Lima
Compartilhe no Google Plus

Sobre O que tem na nossa estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

6 comentários:

  1. Oi
    que bom que curtiu a série apesar de ter vários elementos diferente do livro, legal que o Rupert participa da série, nunca li nada da autora, quem sabe algum dia eu tente ler.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Mi,
    Queria ter globoplay para assistir, vou ver se tem alguma promoção, rs.
    Meu primeiro contato com a Agatha não foi tão bom, por isso vou arriscar nas adaptações.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Eu adorei essa mini, gostei bastante do John como Poirot.
    Não gostei do Crome.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  4. Oi Mi!
    Eu já assisti a minissérie e li o livro. Realmente o Poirot tá beeem diferente dos livros, e acabou que eu não curti taaanto assim o clima da minissérie. Já assistiu a And then there were none? Essa eu achei muito perfeita e fiel ao livro.
    Tbm senti falta do Hastings!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com -> tem SORTEIO DE LIVROS rolando no blog ;)

    ResponderExcluir
  5. Olá, Michele.
    Esse é um dos meus livros favoritos da Agatha e já vi pelos seus comentários que não vou gostar dessa adaptação. Nem sei se vou assistir.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Parece ser um roteiro bem envolvente. Gostei da resenha.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir