Tom Sobre Tom [Resenha Literária]


Eu adoro tirinhas e quando o Tom me mandou o quadrinho dele não pude deixar de conferir! 

Tom Dutra começou suas histórias em 98 quando os personagens Jon, Rafa e Gordo faziam parte dos seus fanzines na Turma da escola. Inspirados no próprio autor, Tom uniu seus vários “eus” e eles inclusive interagem entre si, o que é bem divertido. Temos o Tom criança, chamado de gordinho, o adolescente, Gordo, e o adulto, simplesmente o Tom. 



As tirinhas são sobre a vida do Tom com cores fortes, usando principalmente o verde e o papel é de boa qualidade, o que me chamou bastante atenção. Além do protagonista temos os coadjuvantes, amigos do Tom. Ao longo das páginas acompanhamos um pouco da personalidade do personagem que quando criança era preguiçoso, guloso e otimista. Na adolescência, um romântico incurável, e bastante ingênuo, do tipo que chama uma garota pra ver desenho ou quando chama para ver filme de terror, tem mais medo do que a menina. Já adulto, Tom é ator, cartunista e trabalha num escritório administrativo, perde um pouco da inocência, inevitável na vida adulta.

Dos três tipos de Tom a criança é minha preferida, um tanto nerd e muito imaginativa, o personagem tem aquele humor simples, fofo e divertido, típico da idade. E é difícil não ter certa pena do adolescente Tom e seus desastres amorosos, como ficar esperando pela garota num encontro que não acontece. 


As tirinhas são divertidas, muitas vezes com um fim anticlímax, que pode surpreender e mesmo o Tom adulto, às vezes mais irritado e desanimado, consegue manter um pouco da imaginação de quando era criança. Gostei bastante do uso das cores fortes e na parte final temos algumas história em preto e branco. 

Tom Dutra além de ator e cartunista, formado em artes visuais, tem seu próprio blog e canal, Dicas do Tom, onde indica diversos tipos de conteúdo cultural como filmes, livros, séries e quadrinhos, utilizando seus personagens em forma de quadrinhos.


Enfim, indico a leitura para pessoas de todas as idades, histórias rápidas, leves e divertidas, de fácil identificação. 

Confira as redes sociais do autor e quem tiver interesse de adquirir o quadrinho é só entrar em contato com ele:

Facebook CLIQUE AQUI
Instagram CLIQUE AQUI
YouTube CLIQUE AQUI


FICHA TÉCNICA

Título: Tom Sobre Tom
Autor: Tom Dutra
Páginas: 32
Nota: 5/5

Michele Lima
Compartilhe no Google Plus

Sobre O que tem na nossa estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

3 comentários:

  1. OI, Mi!
    Eu adoro esse tipo de trabalho, tirinhas são maravilhosas e muito divertidas. Não conhecia o Tom, mas já gostei dos desenhos e imagino histórias bem interessantes sobre o autor. Se eu soubesse desenhar acho que faria um livrinho assim também sahsuahs
    Beijo!

    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gente, que bacana! Eu não conhecia o TOM e amei o trabalho deles. Os traços são lindos e não deixa a desejar. O que me chamou a atenção é esse diálogo entre os três tons.

    Bjão,
    Diego | Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu esse seu artigo, realmente é um dos melhores blog que estou visitando. Suas postagens são excelente! Parabéns!

    Já até salvei em meus favoritos ❤️..

    Meu Blog: Resultados das Loterias Estaduais

    ResponderExcluir