O que terá acontecido a Baby Jane? [Resenha Literária]


Clássicos sempre fizeram parte da minha vida. Desde menina aqueles grandes nomes do cinema e da literatura me fisgavam em cheio.

Tive oportunidade de conferir a adaptação que foi feita para o cinema alguns anos atrás, e fiquei muito feliz quando a DarkSide® Books anunciou esse grande lançamento. Com um toque psicológico e com uma visão clássica do terror gótico O que terá acontecido a Baby Jane? nos apresenta uma história fascinante. 
“Nada podia realmente ser capturado e mantido – nem possuído. Às vezes, você achava que tinha uma coisa, mas depois parte dela – ou tudo – sempre escapava. A vida em si não poderia ser possuída, nem mesmo um minuto dela.” 

O livro conta a história das irmãs Hudson. Depois que um acidente de carro paralisa a bela e bem sucedida estrela de cinema Blanche Hudson, sua problemática e ciumenta irmã Jane (outrora atriz infantil, conhecida como Baby Jane), se torna sua única cuidadora... e o pesadelo começa. A realidade aqui é louca e estranha. Blanche agora acha que está envelhecendo na sombra de Jane – e é uma sombra muito sinistra.

Baby Jane Hudson foi uma estrela infantil no início dos anos 1900. Um tipo de prodígio, ela cantou, dançou e encantou o público em todo o mundo. Ela também era um terror, mantendo sua família refém com seu temperamento difícil e ganhando poder, atormentando sua irmã mais nova, Blanche, e dominando seus pais amorosos.

Blanche sempre teve uma carreira brilhante como uma estrela de Hollywood, aparecendo em dezenas de filmes e audiências deslumbrantes em todos os lugares. Quando um terrível acidente acontece e força a mudança em seu estilo de vida: presa em uma cadeira de rodas segue sendo cuidada por Jane, na fortaleza da antiga casa de uma estrela de cinema. Jane está iludida.


Apesar de ter quase 60 anos, ela maquia o rosto e se veste como uma garotinha, sonhando com o dia em que poderá mais uma vez retornar ao show business. Para se preparar para aquele dia, Jane contrata um acompanhante e começa a praticar para a retomada de sua carreira de infância; mas ela também está imersa em um jogo mortal com sua irmã dependente, certificando-se de que Blanche se torne cada vez mais isolada do mundo exterior. No processo de garantir esse isolamento, Jane recorre a táticas cruéis que reforçam sua instabilidade mental. 

A escrita de Farrell parece um pouco melodramática para os padrões atuais, mas esse conto sem idade e completamente atemporal (transformado em um filme clássico estrelado por Bette Davis e Joan Crawford) ainda ressoa. 


Um romance atemporal de rivalidade entre irmãs que continua completamente relevante para nossa cultura. O que terá acontecido a Baby Jane? é uma história de família tóxica, ciúmes, traição, doenças mentais e lealdade. É surpreendentemente moderno e inovador. É uma leitura excelente, especialmente se você é fã de thrillers psicológicos

O livro inclui três contos adicionais de Farrell, nunca antes publicadas. O que terá acontecido à prima Charlotte, a história que deu origem ao filme Hush… Hush Sweet Charlotte – Com a maldade na alma, é outra história de parentes que andaram mal na mesma linha que Jane; A estreia de Larry Richards, sobre um ator de sucesso cujo caminho cruza com um ator que ele desprezou, com resultados desastrosos, tem seu ápice ao vivo na televisão; e Primeiro, o ovo, que fornece uma visão leve e fantasiosa de um romance entre um homem que encontra o que ele acredita ser um ovo de dinossauro e a mulher que o ama, mesmo que ela ache que ele é um pouco maluco.


Em mais uma edição incrível, a DarkSide® Books acertou, sem erros, com uma fonte confortável para leitura e com uma edição lindíssima, é impossível não se apaixonar por esse enredo.

FICHA TÉCNICA

Título: O que terá acontecido a Baby Jane? 
Autor: Henry Farrell 
Onde Comprar: Amazon
Nota: 5/5

  

Natália Silva
Compartilhe no Google Plus

Sobre O que tem na nossa estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

9 comentários:

  1. Que interessante. Já tinha visto essa edição por aí mas é a primeira vez que vejo uma resenha sobre. Parece uma história atemporal realmente. Gostei.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oiii Natalia

    A edição está linda. Eu só assisti ao filme com a Bette Davis e a Joan Crawford e adoro até hoje, ambas são maravilhosas e a história toda foi super bem adaptada (Davis é até hoje uma das minha satrizes favoritas, ela arrasava demais). Quero muito ler essa versão da Darkside, acho que vai ser uma história que vai me manter bem imersa na leitura.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Natália

    Eu vi algumas resenhas desse livro.E achei a edição maravilhosa.
    Metade de mim está louca para ler esse livro e ao mesmo tempo uma parte de mim tem medo dessa leitura ser pesada demais.
    Se eu não me engano "Com a maldade na alma " também virou filme .Mas posso estar enganada.

    Amei a resenha

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  4. Oi, Nat!
    Menina, passada com essa mulher de 60 anos que se veste como criança...
    A adaptação é bem famosa, porém outro dia que descobri que havia esse conto
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Natália,

    Essa é a primeira resenha que eu leio desse livro, achei bem interessante, a edição está linda, a editora sempre capricha, vai para a minha lista....bjs.


    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu morro de medo desses livros hahaha! =D Eu até fico curiosa, mas sei que depois não vou dormir, juro!!! Mas apesar de não ser o meu tipo de leitura, achei a edição bem caprichada, pelo que eu vi no post (aliás, adorei as fotos)! E muito legal para quem ama, esses contos extras.

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Nat

    Que bizarrice! Hahahah
    Eu nem sabia que tinha um filme, bom saber.
    Achei no mínimo interessante, vamos ver se rola a leitura ou pelo menos assistir ao filme.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, Natália.
    Eu quis esse livro desde que vi o lançamento. Mas como sempre vejo a editora com essas edições incríveis e histórias não tão boas assim, resolvi esperar as resenhas. Até baixei uma mostra ontem mas não deu muito certo no meu celular hehe. E acho que vou comprar porque me interessei bastante.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Quero muito pegar o livro, pois sou muito fã do filme e da série Feud, que trata dos bastidores da obra. Mas li algumas resenhas negativas e estou com medo de não gostar =(
    Aiai, dúvida cruel, pegar ou não?

    ResponderExcluir