A História do futebol pra quem tem pressa [Resenha Literária]


Quando eu tinha sete anos meu pai me levou a um jogo do Palmeiras para tentar me convencer a ser Palmeirense. Não deu muito certo, pouco tempo depois minha mãe São Paulina me acordava de madrugada para assistir o Mundial de Clubes em que o São Paulo participava. O ano era 1992 e nunca mais parei de ver futebol! Mais do que ver, gosto de saber das táticas, questões técnicas e também do passado desse esporte maravilhoso, assim não poderia deixar de conferir A História do futebol pra quem tem pressa do Márcio Trevisan.

A obra é um verdadeiro apanhado de pontos mais interessantes da história do futebol internacional e principalmente nacional, contendo alguns fatos curiosos, como a origem na China, passando pelos Maias, chegando na Europa e no Brasil por Charles Miller. O autor também aborda o tema do preconceito no esporte, uma vez que até hoje, infelizmente, jogadores negros sofrem de racismo em campo, algo que acredito que a FIFA ainda precisa ter uma maior atenção. 

Temos a história das Olimpíada que era considerada um título mundial, diferente do que é hoje, tornando o Uruguai um grande campeão. E gostei de saber a história de Jules Rimet, o mais importante presidente da FIFA, que tinha como objetivo promover a paz entre todos os povos usando o futebol, uma tarefa nada fácil e apesar da dificuldade, conseguiu organizar a primeira Copa do Mundo. Achei bem interessante a rivalidade da Europa com América Latina, fato que existe até hoje. E a história das Copa me ajudou a entender que ganhar o torneio no passado realmente era muito diferente de hoje. Existia todo o problema da distância entre os países (no caso da América do Sul atravessar um oceano), a quantidade muito menor de participantes e não eram exatamente profissionais. Daí o questionamento de muitos (eu me incluo nessa) sobre os número do Pelé. 


E ainda sobre a história das Copas do Mundo, o autor faz um resumo de todas que ganhamos e perdemos, sem deixar de dar alguns pitacos. Destaque para a copa de 62, em que Pelé se machucou no segundo jogo e não jogou mais, ainda assim o Brasil foi campeão. Isso mesmo, sem Pelé. 

Trevisan dá uma atenção especial ao futebol brasileiro, nos contando sobre a rivalidade Rio e São Paulo e a questão da política, que sempre se misturou com o futebol brasileiro, principalmente na época da ditadura. E temos também uma explicação sobre a Lei Pelé e a história do Campeonato Brasileiro.

O livro ainda mostra a evolução dos esquemas táticos, algo que sou apaixonada! Adoro saber de todas as possibilidade de se armar um time e vê-lo jogando um futebol bem atrativo. Infelizmente, o futebol de resultado hoje é o que domina o esporte nacional. 


O autor também lista os maiores técnicos e jogadores nacionais e mundiais e eu como fã do Messi queria mais sobre esse argentino incrível.

A História do futebol pra quem tem pressa é um livro curto, rápido, de fácil compreensão, cheio de curiosidades. Sendo mais do que um resumo da história, é uma bonita homenagem para os amantes do futebol e para quem quer entender o fascínio que nós torcedores temos por esse esporte.

FICHA TÉCNICA

Título: A História do futebol pra quem tem pressa 
Autor: Márcio Trevisan
Nota: 5/5
Onde Comprar: Amazon

 

Michele Lima
Compartilhe no Google Plus

Sobre O que tem na nossa estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

8 comentários:

  1. Olá, Michele.
    Eu como fã de futebol é claro que fiquei interessada assim que vi o lançamento dele sendo divulgado. E li os outros livros dessa série Para quem tem pressa e amei. Por isso acredito que vou gostar desse também.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mi!
    Esse livro é a sua cara!!! Quem sabe algum dia eu me interesse na leitura...
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Oi, Mi
    Concordo com a Lu ali em cima, esse livro é bem a sua cara. Eu não curto muito futebol, só cresci sabendo que precisava ser Flamenguista, mas vez ou outra assisto algum campeonato da Bundesliga.
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Mi!
    Com certeza e tua cara esse livro KKKKK. Eu ate acompanho alguns jogos especificos mas nunca foi meu forte. Nao e um dos meus esportes favoritos.

    Abraços
    Emerson
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Mi, ta aí um livro que não tenho vontade nenhuma de ler, não curto futebol, acho legal a ideia da editora lançar esses livros sobre a história de um determinado assunto, mas por enquanto nenhum dos que saiu me despertou interesse.

    Beijos Mila

    ResponderExcluir
  6. Amei sua indicação, não tenho a menor ideia de como é a história do futebol, e mesmo não gostando muito, acho que toda história que descobrimos é válida!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  7. Oiii Mi

    Esse livro é daqueles pra quem gosta de futebol, eu te confesso que sou tão delsigada com o esporte que até sinto vergonha. Cresci gremista e se alguém me pergunta digo que sou Grêmeio pra sempre...rsrs mas se tu quer saber não faço idéia de como anda o Grêmio nos campeonatos e sei quase nada sobre os grande idolos do futebol. Adoro o Messi, como jogador e como pessoa, pois parece ser um guri bem gente boa e tranquilo.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir