Trilogia da Fundação - Fundação e Império [Resenha Literária]


Este é o segundo livro da Trilogia da Fundação original: Fundação e Império e por isso, essa resenha contém spoilers.

No livro anterior, os líderes da Fundação operam sob a conclusão de que sua sociedade será um sucesso. Periodicamente na história da Fundação, não será bem assim. Existem sombras e penumbra, e as apreensões são provadas verdadeiras quando o grande Seldon aparece e apresenta uma história alternativa, que não estava acontecendo. A Fundação vivencia uma crise diferente da prevista por ele. “O Mulo”.

A psico-história trata da previsão de tendências estatísticas no progresso humano, uma ciência combinada da matemática, sociologia, psicologia e estudo cultural que Seldon e seus apóstolos usaram os princípios iniciais para exigir um plano de evolução galáctica cultural com precisão exata. O que Seldon não pode, não podia prever, eram as ações de um indivíduo. E a ascendência inesperada de um mutante com habilidades estranhas que transforma o plano da Fundação em um território inexplorado.


Décadas antes de Darth Vader e seu imperador, “O Mulo”, de Asimov, descreve um vilão conquistador com complexidades humanísticas que criariam um modelo único que seria imitado por escritores após inúmeras gerações. Mais de sessenta anos depois, o personagem do autor ainda é um estudo em poder. O Mulo é um vilão fantástico e desonesto, mas estranhamente simpático.
(...), mas até mesmo um idiota romântico pode ser uma arma mortal quando um rebelde nada romântico o utiliza como instrumento.
Este livro em particular mostra como uma sociedade (governo) não pode ser boa demais para ser verdade e ainda resistir ao teste do tempo. Sempre se acredita que a ascensão da Fundação e a queda do império resolverão os problemas da galáxia. Mas não é para ser. Até mesmo a Fundação pode perder seu foco, sua direção expondo uma brecha em sua armadura ao inimigo mais perigoso da galáxia. Mas isso traz a questão – Mulo é realmente tão perigoso? Afinal, tudo o que sai de uma vingança nunca poderá se sustentar por muito tempo.

Não posso encher essa resenha de spoilers porque não quero estragar a reviravolta no final para qualquer leitor que não esteja familiarizado com a série. É o tipo de reviravolta, onde você pode olhar para o livro e ver como tudo aponta para ela, mas você nunca percebe até que seja revelada.

Afinal de contas, o ponto essencial em correr um risco é que os lucros o justifiquem.
Este livro é realmente tão bom que eu definitivamente recomendo a leitura de toda a série, não somente para os que são fãs de ficção científica, mas também para o leitor que tem interesse em entender o funcionamento das grandes mudanças que temos em nosso mundo. Continuando a série, já iniciei a leitura do terceiro livro! 

FICHA TÉCNICA

Título: Trilogia da Fundação – Fundação e Império 
Autor: Isaac Asimov
Nota: 4/5
Onde Comprar: Amazon

 

Natália Silva
Compartilhe no Google Plus

Sobre O que tem na nossa estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

7 comentários:

  1. Achei interessante.
    Queria ter mais tempo pra ler ♥

    Beijinhos ;*

    Blog Menina Caprichosa | Canal Youtube | Facebook | Insta

    ResponderExcluir
  2. Tão bom quando um livro nos surpreende assim, né? Amei sua indicação!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  3. Sou uma fã louca de Star Wars, Eu,Robô e o Homem Bicentenário então não esperava nada de ruim vindo do autor. Ainda não li essa série, mas estou doida para comprar já tem séculos, só to esperando aparecem um dinheirinho rs Espero que tenha uma experiência tão boa quanto a sua, porque fiquei curiosa para saber mais sobre o Mulo.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  4. Já li algumas resenhas da trilogia e sempre tive bastante curiosidade. O enredo parece ser bem desenvolvido.

    Beijos
    Construindo Estante || Promoção de aniversário do blog

    ResponderExcluir
  5. Ai, Nat, a cada resenha eu fico mais vergonhosa de ainda não ter lido essa trilogia. Já anotando as dicas aqui e quem sabe adquirir os livros na Bienal.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  6. Oi
    eu acho que já vi alguma coisa do primeiro livro, mas não é tão comentado né?, parece uma história bem interessante e até reflexiva em alguns quesitos, parece ser uma leitura muito boa.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá sou nova por aqui, adorei seu blog muito interessante. Ganhou mais uma seguidora!
    Dá uma passadinha lá no meu tb .
    Segredosdamarii.blogspot.com

    ResponderExcluir