Ad Astra - Rumo às estrelas [Resenha do Filme]


Não resisto a um filme de ficção, sempre fico empolgada com as diversas possibilidades de explorar o espaço com novas histórias e Ad Astra - Rumo às estrelas mostra uma ótima interpretação de Brad Pitt como Roy, um astronauta bastante frio, calculista e que evita todas as formas de sentimento devido a sua carreira e as incertezas que a cercam.

Roy é filho de um astronauta famoso que explorava o espaço em busca de vida extraterrestre, mas que desapareceu há anos. Agora a Terra está passando por uma sobrecarga elétrica intensa, que coloca em risco a vida de milhões de pessoas, e tudo indica que o problema está relacionado ao Projeto Lima, liderado pelo pai de Roy, H. Clifford McBride (Tommy Lee Jones).


O protagonista é escalado para ir até Marte, com uma escala na Lua para tentar entrar em contato com seu pai. É uma jornada espacial cheia de percalços interessantes. Desde a viagem a lua, com direito a um “aeroporto” com Subway e piratas, até o final bem dramático. É bem instigante a viagem comercial lunar que mais parece uma viagem de avião com tudo sendo cobrado e por lá a cena de tiroteio com perseguição está ótima, inclusive a trilha sonora. No entanto, o ritmo do filme muitas vezes é mais lento e introspectivo, dando espaço para explorar o drama do personagem. Roy faz avaliações psiquiatras constantes e à medida que vai chegando mais perto do seu pai, mais difícil é para o personagem manter o equilíbrio emocional.

O longa retrata muito bem a vida dos astronautas no espaço, a solidão, o risco da loucura e a coragem em excesso para enfrentar as adversidades, fato que nem todos conseguem. A parte sonora é boa e Brad Pitt carrega muito bem os momentos mais dramáticas, com uma clara evolução em seu personagem. A fala do protagonista no início deve ser comparada com a do final. No entanto, apesar do esforço do roteiro, o longa não consegue ser muito profundo e as metáforas de Roy não o fazem mais complexo, pelo contrário, da metade para o final, o protagonista se torna mais previsível. E o personagem de Donald Sutherland, Thomas, foi mal explorado na trama, infelizmente. 


Entretanto, apesar da tentativa um pouco frustrante em ser complexo, se principalmente comparado a outros do gênero, Ad Astra é um bom filme. Em alguns momentos nos faz lembrar de Gravidade (solidão) e Interestelar (relação paterna e exploração espacial), a parte técnica é muito boa, a história com drama e ação é interessante, e a interpretação de Brad Pitt está excelente. 

Trailer


FICHA TÉCNICA

Título: Ad Astra - Rumo ás estrelas
Título Original: Ad Astra
Diretor: James Gray
Data de lançamento no Brasil: 26 de setembro de 2019
Nota: 4/5

*conferimos o filme na cabine de imprensa
Michele Lima
Compartilhe no Google Plus

Sobre O que tem na nossa estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

6 comentários:

  1. oi, Mi
    Eu não gosto muito de filme de astronauta, fiquei traumatizada com Armagedon, por isso não curto tanto, sou muito romântica e os finais sempre me deixam indignada e chorando. Mas eu vi muita gente comentando sobre a atuação do Brad, tomara que a obra ao menos valha a pena para quem for assistir.
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adoro o Brad Pit, acho um ótimo e ator e filmes de ficção científica também então acho que é um combo de coisas que amo assistir kkkk Uma pena que o filme não seja tão marcante, não se destacando entre outros do gênero. Não tinha visto nada sobre o filme ainda mas fiquei interessada em assistir.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  3. Oi, Mi!
    Não posso ver um filme de astronautas e espaço que eu saio correndo hahaha Infelizmente, minha experiência com Interestelar foi péssima (sério, eu não aguentava mais aquele filme) e isso acabou me deixando com ressaca desse gênero hahaha Apesar de que esse filme tem atores muito bons, né? Quem sabe eu consiga assistir mais pra frente.
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  4. Oi Michele, tudo bem?
    Ainda não conhecia o novo filme de Brad Pitt, e apesar das ressalvas fiquei curiosa. Gosto de tramas com astronautas.


    *Bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Mi!
    Eu gosto de ficcao cientifica mas nao dessa vertente dramatica. E muito provavel que esse filme esteja na concorrencia de algum oscar mas na maior parte do tempo eu acabo ignorando. Acho tedioso nao vou mentir KKKK.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Mi! Eu vi o trailer e fiquei curiosa, mas admito que histórias nestes moldes em geral não me cativam muito. Quero conferir. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir