Do Fundo da Estante: Sexta Feira 13 [Nostalgia]


Lançado dois anos depois de Halloween - A Noite do Terror, Sexta Feira 13 (1980) é o primeiro e melhor capítulo de uma franquia que fez muito sucesso na década de 80, apostando no gênero slasher, que consiste em colocar um elenco desconhecido em um cenário qualquer e no espaço de no máximo 90 minutos ver um serial killer matar um a um.

Ao lado de Michael Myers (Halloween) e Freddie Kruger (A Hora do Pesadelo), Jason Voorhees se estabeleceu como um ícone da cultura pop de horror com sua máscara de jogador de hóquei e seu facão em punho - simples e assustador.

A trama tem início em 13 de agosto de 1958 no acampamento Crystal Lake que é tomado pelo medo após o assassinato de dois monitores que se transavam ao invés de tomar conta das crianças. O local é fechado e reaberto vinte anos depois por um jovem empresário. Então é que um grupo de jovens aparece e Jason os caça, um a um, num verdadeiro festival de mortes explícitas em meio a uma floresta escura com chuvas e trovadas.


A trama lembra muito a do livro E Não Sobrou Nenhum, da escritora Agatha Christie, com um desenrolar muito mais sangrento e uma narrativa menos intrincada.  Orçado em 550 mil dólares, Sexta Feira 13 rendeu quase 6 milhões num único fim de semana e ja teve dez continuações, um remake, um doc, um livro, jogos e HQs.

A elogiada e muito boa fotografia é mérito de Barry Adams, ex fotógrafo de guerra que trouxe todo o horror que viu pra ser usado na composição das cenas dos assassinatos - o resultado é interessante até hoje.


No elenco de nomes desconhecidos, apenas Kevin Bacon se firmou na carreira, enquanto a protagonista Adrienne King é lembrada até hoje pelos fãs só por este trabalho. O destaque no entanto, é para a saudosa Betsy Palmer no papel de Pamela Voorhees, mãe do Jason.

O diretor Sean S Cunningham capricha nos climas, totalmente ciente das limitações do elenco e da grana disponível. Se Sexta Feira 13 não supera seus antecessores Halloween e Quadrilha de Sádicos, por exemplo, também não faz feio e deixa sua marca - tanto que toda sexta feira 13 é dia de rever esse clássico com a galera reunida.

FICHA TÉCNICA

Título: Sexta-feira 13
Título Original: Friday the 13th 
Diretor: Sean S Cunningham 
Data de lançamento no Brasil: 1º de dezembro de 2019
Nota 3,5/5

Italo Morelli Jr.
Compartilhe no Google Plus

Sobre O que tem na nossa estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

6 comentários:

  1. Oi, Italo! Tudo bom?
    Eu sou apaixonada nessa saga desde o clássico até virar aquela pamonhada de Jason ressuscitando pela 932573276032 vez HUASHUSAHUSAHUASUHSA igual A Hora do Pesadelo, é o tipo de terror que eu não canso de ver e nunca enjoa.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ahh como amo a sexta 13 por simplesmente trazer mais opções de filmes de terror e ressuscita os clássicos!

    Beijos
    Pâmela Sensato

    ResponderExcluir
  3. Oi Italo!
    Preciso rever esse filme, adoro o gênero slasher!
    Faço questão de assistir um filme de terror hj, hahah
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, Italo.
    Eu sou fã dos filmes de terror antigos. O negócio dava medo de verdade. E não precisava ter demônios no meio hehe. Hoje em dia o terror fica basicamente na promessa ou é mais psicológico.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi Italo! Eu leio livros de terror, mas filmes não são para mim. Na tela a história sempre me dá medo. Os antigos são os mais assustadores. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Oi Ítalo
    Sexta-feira 13 é muito interessante porque todo mundo desenterra histórias de terror. Eu morro de medo, não curto mas já assisti alguns clássicos, e eu admito que acho eles bem ruins, até os mais antigos KKKK Tem umas cenas bem toscas e por isso não me assustam tanto, levo mais susto mais pela trilha sonora do que pela cena em si.
    Beijo
    Capítulo Treze
    INSCREVA-SE NO CANAL
    Sorteio de Todas as pequenas luzes
    Sorteio de aniversário dos blogs O que tem na nossa estante e Balaio de Babados

    ResponderExcluir