Feitos de Sol [Resenha Literária]


Feitos de Sol é o mais novo livro do autor brasileiro Vinícius Grossos lançado pela Faro Editorial. Eu nunca tinha lido nada do autor e confesso o que me chamou bastante atenção foi a sinopse e depois a capa que eu adorei.

O livro é narrado pelo Cícero, um nerd de quinze anos, fã de quadrinhos e ele super acredita que o mundo vai acabar na virada de 1999 para 2000. Ele acredita fielmente que irá acontecer um bug do milênio, onde os computadores de todo o planeta irão se descontrolar por não terem sido programados para entender a mudança das datas. 

No início do livro, Cícero vai nos contando como é sua vida juntamente com sua mãe. E vai falando de como adora ver filmes e principalmente nos conta como ele ama os quadrinhos de “Under Hero”. Ao tentar comprar a última edição, Cícero descobre que o local onde vendia está fechado e entra em desespero, ele precisa saber o desfecho da história que ele tanto ama. 


E no momento em que Cícero está se lamentando pela sua perda, aparece Vicente. Outro garoto da mesma idade procurando também pela última edição da revista. Após uma breve conversa, os dois acabam se tornando amigos e a partir daí vão se conhecendo melhor.

Vicente leva uma vida diferente de Cícero, ele possui pais muito rígidos e sofre muito em casa por tentar ser quem ele é e das coisas que gosta. E aos poucos o Cícero vai descobrindo a vida que Vicente leva e também vai se autodescobrindo.

O que eu mais amei no livro foi a forma como o autor narrou essa linda história, ele teve bastante delicadeza na escrita e com isso trouxe um enredo emocionante, personagens cativantes e acima de tudo uma carga dramática com leveza.

Outra coisa que eu amei foram as referências ao universo Geek do final da década de 90, adorei ver o autor citar filmes que eu amo e por citar a música I Want It That Way, dos Backstreet Boys que é a minha favorita da boyband.


Feitos de Sol aborda a temática LGBT, mostrando com todos os detalhes como é para dois jovens que vivem de formas diferentes se descobrindo. Cícero nos mostra como o primeiro amor é mágico e forte, apesar de todos obstáculos e opressão vivida por ele e Vicente.

Em suma, eu só acho que TODOS deveriam ler Feitos de Sol porque é um livro lindo por fora e por dentro!

FICHA TÉCNICA

Título: Feitos de Sol
Autor: Vinícius Grossos
Editora: Faro Editorial
Nota: 5/5
Onde Comprar: Amazon

 

Ariane de Freitas
Compartilhe no Google Plus

Sobre O que tem na nossa estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

4 comentários:

  1. Olá, Ariane.
    Eu fique interessada nesse lançamento. Mas como nunca li nada do autor achei melhor esperar as resenhas. E as que vi até agora foram todas positivas.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oi Ariane,

    Depois desses problemas na Bienal, os livros dessa temática ficaram mais atrativos para os públicos de diversos gêneros e isso foi muito bacana.
    Eu não li nada do autor, mas tenho curiosidade.

    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ariane!
    Faz um tempo que não navego na literatura YA LGBT+, porém depois de toda essa treta na Bienal, decidi voltar e esse livro entrou na lista.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio de aniversário Balaio de Babados e O que tem na nossa estante. Participe!

    ResponderExcluir
  4. Gostei do seu post, seu site é muito bom mesmo, estou toda semana visitando e lendo seus artigos.

    Parabéns!

    Meu Blog: Ouro Branco da Sorte

    ResponderExcluir