Objetos Sobrenaturais – Histórias Reais e Artefatos Sombrios [Resenha Literária]


Stacey Graham, autora desse livro, passou uma boa parte dos últimos vinte anos como caça-fantasmas. De uma forma leve, ela demonstra nesta obra suas experiências, relatando muitas histórias passadas de geração em geração, que em sua maioria trazem carga sobrenatural inexplicável pela ciência e pela lógica.

A obra traz, como o próprio nome sugere, muitas histórias envoltas de lugares e objetos considerados sobrenaturais.
O que cria um objeto sobrenatural? O que toma algo sem alma e faz com que carregue consigo a dor de um coração partido ou a violência de uma morte?


Bonecas, joias, hotéis, navios, casas... são alguns dos protagonistas deste livro.

Stacey montou um enredo que envolve o leitor. Ela conseguiu fazer algo como uma “aula para preparação de novos caça-fantasmas”, pois além dos relatos em si, ainda introduz para os relatos fantasmas, justificando em partes os motivos que levam um objeto ou local ser sombrio, e fecha com os principais protetores do além.
Somente quando relaxamos e permitimos que os sentidos baixem a guarda é que vemos as bordas turvas da realidade.
Particularmente, esperava um livro pesado, recheado de histórias que sugariam minha energia. E me surpreendi pegando um exemplar rico em contexto histórico, que aborda diversas lendas e crendices.



O respeito pelas crenças populares por parte da autora transpassa as páginas. Podemos sentir, e acredito que mesmo aquelas que duvidam, também sentirão a necessidade de respeitar tudo que é disposto na obra.

As histórias aqui colocadas variam muito no que diz respeito ao tempo e ao lugar que aconteceram. Temos as mais antigas, que perduram há séculos, e ainda as mais recentes, como o caso da boneca Annabelle.
Encontrar uma boneca antiga sem igual na venda de garagem é uma sensação incrível, até que você a leve para casa e ela lhe peça um copo d’água.

Eu, que sou apaixonada pelo sombrio e por lendas em geral, me deliciei com a leitura que é muito rica quando consideramos o aspecto histórico. Ficamos curiosos em pesquisar os locais dos fatos, em adentrarmos fundo nos parâmetros científicos lançados no ar pela autora e ainda ficamos instigados em conhecermos os locais citados no livro (muitos ainda abertos a visitação, como a Ilha das Bonecas, no México).

Mesmo que algumas histórias sejam pesadas, envolvendo assassinatos, suicídios e maldições, a leitura se torna leve porque a autora cria uma atmosfera leve. Ela faz alguns trocadilhos engraçados que nos arrancam risos discretos. 

O livro tem uma edição linda. Capa dura, folhas grossas e amarelas, com ilustrações gráficas perfeitas e ainda conta com algumas fotografias de arquivos pessoais.


Como se não bastasse, contém ainda citações de autores e personas afamadas no que diz respeito ao sobrenatural, como Stephen King, Ed e Lorrane Warren, dentre outros.

Estou apaixonada pelo meu exemplar e indico a leitura da obra para todos os apaixonados por história. Você vai constatar que o sobrenatural está mais próximo do que imagina.
Ainda que muitos vórtices e esferas possam ser explicados pela ciência, o que dizer da pequena porcentagem de fenômenos que não podem ser atribuídos ao brilho do sol ou à presença inesperada de insetos na foto? E se você sentisse que seu amado tenta se comunicar com você pela própria fotografia?
FICHA TÉCNICA

Título: Objetos Sobrenaturais – Histórias Reais e Artefatos Sombrios
Autora: Stacey Graham
Editora: DarkSide® Books
Nota: 5/5
Onde Comprar: Amazon

 

Bianca Gonçalves
Compartilhe no Google Plus

Sobre O que tem na nossa estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

11 comentários:

  1. Oiii Nata´lia

    Ah eu adorei saber mais desse livro, a edição está linda, sou apaixonada por lendas e esse contexto histórico inserido certamente também vai me encantar, legal saber que é uma leitura que se mantém leve por conta da narrativa da autora, esse vou adorar conferir.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Natália!
    Quando vi a capa e a diagramação desse livro, achei tudo muito lindo e fiquei bem triste por não conseguir ler sobre o assunto haha Mesmo que na sua resenha esteja deixando claro que a autora fez de tudo para deixar o clima mais leve, eu ainda teria muita dificuldade para ler. Infelzimente. Mas que bom que você curtiu!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  3. Muito tenebroso pro meu ser hehehe, não conseguiria ler esse livro eu acho.. só de olhar as figuras já me daria um treco kkkk

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que edição linda!!!! Com certeza seria uma leitura que eu iria amar, já que curto esses lances sobrenaturais
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio de aniversário Balaio de Babados e O que tem na nossa estante. Participe!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Natália.
    Essa edição está maravilhosa. Não sei se é impressão, mas pelas fotos dá a sensação de que os objetos "saem" da capa. Mas não sei se é um livro que eu leria.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Olá, Natália

    Interessante esse contexto histórico, também pensei que seria algo macabro.
    Acho a capa bem legal, parece até que os objetos estão em alto relevo.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Natália
    Tenho um pouco de medo de livros assim mas eu confesso que é extremamente interessante, super gostaria de ler!
    Beijo
    Capítulo Treze
    INSCREVA-SE NO CANAL
    Sorteio de aniversário dos blogs O que tem na nossa estante e Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  8. Oi
    pelo que falou parece ser um livro bom, que bom que se surpreendeu com a história, confesso que livros assim não me atraem para ler, sei lá sou um pouco medrosa

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Amei sua resenha, vendo a capa e o contexto também achei que seria um livro pesado. Por não ser, fiquei curiosa para me aprofundar!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  10. Nossa! Esse livro parece ser super interessante! Para mim, então, que adoro esse lado sobrenatural, será, com toda certeza, um prato cheio!
    Valeu pela dica,
    Um abraço,
    EVENTUAL OBRA DE FICÇÃO

    ResponderExcluir