Do Fundo da Estante: Assassinos por Natureza [Nostalgia]



Quentin Tarantino conseguiu dirigir o seu primeiro longa Cães de Aluguel em 1992, graças ao produtor Lawrence Bender, ao ator Harvey Keitel que co-produziu e ao dinheiro que recebeu vendendo os roteiros de Amor a Queima-Roupa (1993) e deste Assassinos por Natureza.

O que Tarantino não imaginava é que o diretor Oliver Stone, além de fazer várias alterações no roteiro, ainda fosse transformar o amor bandido entre Mickey e Mallory Knox (Woody Harrelson e Juliette Lewis) num extenso vídeo clipe psicodélico banhado a sangue - crítica e público aprovaram, mas Tarantino não. Oliver Stone foi indicado ao Globo de Ouro de melhor diretor e Quentin Tarantino jurou que dirigiria todos os seus roteiros a partir daquele dia.

Curioso é que Stone, já consagrado com dois Oscar por Platoon (1986) e Nascido a 4 de Julho (1989), viu sua carreira desidratar após Nixon (1995) e Tarantino lançou Pulp Fiction e fez história. 


Independente dessa briga de egos, Assassinos por Natureza é um perfeito exemplar da década de 90. Retrata a juventude perturbada da época, que vivia os seus dias confundindo o "viver intensamente" com altas doses de heroína, violência extrema, desilusão, falta de rumo na vida e aquela inevitável vertigem pré-millenium - afinal, se o mundo acabasse na virada de 1999 pra 2000, teriam vivido a vida plenamente. Só que não...

O diretor Oliver Stone frisa também o importante papel da mídia, prevendo o que conhecemos hoje como Reality Show e exagerando ao máximo na carga de violência, traduzindo em imagens rapidamente editadas e sonorizadas, o efeito das drogas sintéticas e fazendo um verdadeiro Big Brother do rastro de assassinatos promovido pelo casal.


O elenco não poderia ser melhor: Juliette Lewis era a maluquete do momento e só ela teria condições de interpretar a insana Mallory em todas as suas camadas e Woody Harrelson se entregou furiosamente ao personagem. Ambos têm em tela, mais química explosiva do que toda a droga usada no filme.

Tarantino, agora mais velho e talvez mais tolerante, deveria rever Assassinos por Natureza, ligar pra Oliver Stone e agradecer. Ou vai ficar nervoso de verdade quando fizerem um remake..

FICHA TÉCNICA

Título: Assassinos por Natureza
Diretor: Oliver Stone
Data de lançamento no Brasil: 11 de novembro de 1994
Nota: 5/5

Italo Morelli Jr.
Compartilhe no Google Plus

Sobre O que tem na nossa estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

4 comentários:

  1. Este é um dos meus filmes favoritos de todo o sempre!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa!! Esse é bem antigo e mal lembro do enredo haha, bateu uma saudade aqui.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  3. Olá, Italo.
    Nessa época eu até que curtia ainda filmes do gênero. Mas não lembro de ter assistido esse hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Esse é antigo e não me recordo de já ter assistido, mas o enredo é interessante.

    Beijos
    Construindo Estante || Instagram

    ResponderExcluir