O Iluminado [Resenha Literária]


Eu tenho séria dificuldade em ler livros de terror e suspense, me sinto mal e sou medrosa. No entanto, resolvi sair um pouco mais da minha zona de conforto e encarar O Iluminado de Stephen King e devo dizer que não foi fácil, mas foi também maravilhoso.

Jack é um homem que está tentando se livrar do alcoolismo, perdeu o emprego, bateu no filho de 5 anos, quase se divorcia da esposa. Trabalhar como zelador no hotel Overlook é a sua última esperança de poder manter a família financeiramente e unida. Infelizmente, o hotel não é um lugar tão agradável quanto parece.


King vai nos inserindo aos poucos os personagens e nos mostrando a personalidade do trio da família. Wendy é uma mulher que ama seu marido, mas tem medo que ele tenha uma recaída. Jack é um homem que realmente está tentando mudar, mas muitas vezes, influenciado ou não pelos fantasmas do hotel, demonstra egoísmo e muitas fragilidades. E temos Danny, o maravilhoso e astuto garotinho de 5 anos, o verdadeiro iluminado da obra, já que consegue ler pensamentos, prever o futuro e tem um poder psíquico fortíssimo. Danny tem um amigo invisível, Tony, que o mostra algumas coisas sobre o futuro e por meio de sonhos tenta alertar Danny várias vezes sobre o perigo do Overlook. Confesso que a angústia de Danny quando entra em transe e é levado para um mundo desconhecido por Tony é palpável, tanto que comecei a ter pesadelos e tive que parar de ler à noite.

Também é forte o medo de Danny em alguns lugares do hotel, principalmente no quarto 217. O cozinheiro Dick Halloran, outro iluminado, numa escala menor, alerta o menino sobre o local, mas a curiosidade de Danny é maior. A cena do garoto no quarto e todas a outras que ele é assustado por algo sobrenatural são mesmo aterrorizantes, King sabe como ninguém construir um clímax de profundo medo no leitor, mesmo com elementos bem simples.


E não posso deixar de comentar de um dos personagens mais intrigantes da história, o hotel Overlook. O lugar é bastante macabro, com histórico pesado, onde até os arbustos em forma de animais podem ser assustadores. A cena deles se mexendo é envolvente o suficiente para não nos deixar piscar e me lembrou bastante um episódio de Doctor Who onde as estátuas de anjos, assustadoras se movem para matar quando alguém piscar.

King bebe claramente na fonte de Allan Poe, em A Máscara da Morte Escarlate, e constrói um ambiente perturbador e angustiante. Os personagens são complexos, em vários momentos torci para Jack se recuperar e como o autor escreve capítulos narrados por ele, sentimos a humanidade frágil do protagonista. Jack ama o filho, a esposa e Danny verdadeiramente o idolatra, difícil não torcer pela família Torrance


O Iluminado é um primor, King acerta em nos mostrar capítulos narrados pelos personagens principais, nos envolvendo com eles e criando uma ambientação perfeita para o clímax final. O autor não tem pressa e aos poucos vai nos inserindo em momentos verdadeiramente perturbadores, de nos fazer devorar a leitura. Mesmo que tenham medo como eu, leiam, no final fica uma incrível sensação de ter lido uma das obras mais importantes de Stephen King e do gênero terror, e ter passado por um bom desafio. 

FICHA TÉCNICA

Título: O Iluminado
Autor: Stephen King
Nota: 5/5
Onde Comprar: Amazon

 

Michele Lima
Compartilhe no Google Plus

Sobre O que tem na nossa estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

7 comentários:

  1. esse é o livro do King que mais quero ler! o filme já é maravilhoso e todo mundo fala que o livro é ainda melhor

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Oi Mi!
    Pior que eu gosto de terror e não li nada do King até hj, acredita? rs
    Preciso encarar. O iluminado eu acho que acabarei assistindo o filme antes de ler!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Mi!
    Eu tenho esse livro em casa, mas ainda não li exatamente por ser bem medrosa. Sou igual você e também começo a ter pesadelos hahaha Sou bem curiosa quanto ao livro e o filme, então quero tentar... Quem sabe um dia consigo, né? hahaha
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  4. Amei sua resenha, Mi. Tenho muita vontade de ler os livros do Stephen King, eles parecem ser bem intensos. Não conhecia esse, mas o coloquei na minha lista de desejos! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Mi!
    Esse foi um dos primeiros livros que li do King e adorei!!! É um dos meus favoritos dele.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  6. Oiii Mi

    Eu li só um livro do King na vida e achei a escrita dele bem densa, cheia de detalhes que na época me desanimaram e me fizeram demorar demais pra concluir a estória, ainda assim é um autor que pretendo ler mais, neste mês quero tentar ler O Instituto e se gostar pretendo investir nos titulos mais antigos do King, como este.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, Michele.
    Não sei porque fiquei tão medrosa. Eu lia de boa livros de terror quando era criança. Esse mesmo eu li quando tinha dez anos. Mas hoje morro de medo. Filmes então fico só na vontade de assistir hehe. Achei essa edição linda.

    Prefácio

    ResponderExcluir