5 motivos para ler Star Wars: A Trilogia


Star Wars: A Ascensão Skywalker estreia dia 19 de dezembro e para entrar no clima do episódio 9, separei 5 motivos para todo mundo ler a trilogia clássica! Sim, ler! Os filmes são sem dúvida um marco no cinema, mas a leitura sempre nos faz nos aprofundar nos personagens de maneira única!

Nesta edição de capa dura da DarkSide® Books, George Lucas conta que o primeiro livro sobre o universo, Star Wars: From The Adventures of Luke Skywalker, foi escrito pelo ghost-writer Alan Dean Foster a partir do roteiro do filme dele. A venda do primeiro volume foi modesta, mas quando teve a versão oficial, o livro vendeu milhões de cópias e quebrou recordes. 

A edição apesar de simples, com duas pequenas introduções de George Lucas, conta com Uma nova Esperança, O império contra-ataca e O retorno de Jedi. Pra quem já viu os filmes é uma leitura nostálgica, quem quem ainda não viu é uma ótima oportunidade para conhecer as histórias cânones.

O Universo


O universo de Star Wars é grande e complexo. Embora essa edição aborde apenas os três primeiros filmes, a famosa trilogia clássica, a história de George Lucas ganhou jogos, quadrinhos e outros livros e filmes não-canônicos, mostrando que muita coisa ainda pode ser explorada. Nesta primeira trilogia temos o trio icônico: Luke Skywalker, Han Solo e Princesa Leia, lutando na Aliança Rebelde para derrubar o Império Galáctico. Entre muitas questões familiares, Luke enfrenta sua própria jornada para se tornar um Jedi enfrentando o terrível Darth Vader, um ex-Jedi que sucumbiu ao Lado Sombrio da Força e ao Imperador.

Personagens


O trio Luke Skywalker, Han Solo e Princesa Leia sem dúvida comandam a história. Luke tem uma jornada difícil, Han Solo é quase um anti-herói e a Princesa General Leia e a representação feminina no poder comandando a resistência. Inteligente, forte, destemida, nada a atrapalha, mesmo o seu amor por Han Solo. Além do trio temos os maravilhosos R2-D2 e C-3PO, Obi-Wan Kenobi, mestre Yoda e tantos outros que de alguma forma contribuíram para o sucesso da franquia. Vale ressaltar que George Lucas usa bastante dos arquétipos mitológicos em sua saga com a jornada individual do heróis, relação de pais e filhos, donzela não indefesas.

Importância na cultura pop


Star Wars representa o conceito de "blockbuster", sendo uma sucesso de público, servindo de influência para outros filmes com guerras no espaço. Existe uma verdadeiro culto aos filmes, a frase “que a Força esteja com você” foi eleita a 8º frase mais memorável pelo AFI (American Film Institute) e Darth Vader o 3º maior vilão do cinema americano. A trilogia também marcou o cinema pelos efeitos especiais e sonoros que na época eram de grande avanço. George Lucas se tornou o cineasta independente de maior sucesso do cinema, colocando praticamente todo seu dinheiro ganho com Star Wars na produção de O Império Contra-Ataca e se deu muito bem. 

Tramas familiares


Apesar de Star Wars se passar numa galáxia fictícia e ter uma questão política como foco, são as tramas familiares que chamam bastante atenção. A descoberta de que Darth Vader como pai de Leia e Luke foi uma grande surpresa, é um pai vilão que não se importa com os filhos, disposto a matá-los se preciso. Não deixa de ter o tom de uma tragédia grega, o que se repete também em outros filmes. 

Vilão


Darth Vader é o grande vilão desse universo, nenhum outro conseguiu ser tão amado e odiado. A jornada de Anakin Skywalker de Jedi a vilão é complexa, sua queda é repleta de ódio, a transformação é intensa, o que colabora para que Darth Vader não seja um vilão raso. É bastante comum em feiras nerds/geeks cosplayer do vilão e existe uma adoração ao personagem, muito pela forma que foi construído e por suas atitudes na saga canônica.

Para quem gosta de fantasia, ação, aventura e um toque de romance, a trilogia clássica de Star Wars não decepciona. E para os fã da saga, é uma leitura essencial.

Michele Lima
Compartilhe no Google Plus

Sobre O que tem na nossa estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

6 comentários:

  1. Olá, Michele.
    Eu tenho a trilogia da DarkSide, mas não é essa edição que você mostrou na postagem. Essa edição que comprei deles ainda não li, mas já li os livros emprestados da biblioteca quando eu ainda frequentava ela. Adorei os motivos apresentados e acho que o melhor é o vilão que ele é o maior vilão de todos os tempos hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oie
    Eu li o livro do primeiro filme "Uma nova esperança " e achei bem fiel ao filme .É legal porque acaba aprofundando melhor a origem de algumas criaturas que parecem no filme e é bem fiel ao livro.

    Amei o post

    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  3. Oi, Mi! Tudo bom?
    Como boa viciada em Star Wars que sou, quero muito comprar esse livro pela edição e pela história e porque, bom, é Star Wars UHASUHAUHSUHASUHASUHAS preciso ter tudo que envolve esse universo.
    Ô edição linda, aliás!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Mi!

    Até curto os filmes, mas acho que não a ponto de ler os livros :( mas pros fãs e pra quem quer se aprofundar na história, o livro parece ser perfeito mesmo pra isso!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Mi!
    Meio que saturei de Star Wars justamente por ser abordarem esse lance do bem vs mal, sendo que o universo é enorme e poderiam explorar mais
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir