História de um casamento [Resenha do Filme]


É verdade que a Netflix às vezes parece que produz todo roteiro que jogam debaixo da porta deles, mas é verdade também que quando eles querem capricham. História de um casamento, do diretor, Noah Baumbach, é um filme parcialmente autobiográfico, lindo, denso, complexo, mexe com nossas emoções e apesar do título, nos conta a história de um divórcio.

A cena inicial é bem intimista com os dois protagonistas Nicole (Scarlett Johansson) e Charlie (Adam Driver) lendo um texto sobre o outro, falando das qualidades e defeitos, uma tentativa frustrada de resolver as coisas com terapia. No entanto, funciona com o espectador que em poucos minutos conhece os personagens se apaixona por eles, torcendo pelo relacionamento.


Nicole tem o espírito mais livre, escuta realmente as pessoas, foi atriz no passado e abriu mão de sua carreira para ser mãe. Na atualidade ela é protagonista da peça do marido, Charlie, que é diretor, mas Nicole recebe uma proposta em Los Angeles e com o fim do casamento o que parece temporário se torna algo fixo. Charlie é um excelente pai, tem um forte ligação com o filho, é inteligente, competitivo e controlador. Aos poucos descobrimos os motivos do fim do casamento. Nicole se sentia sem voz, controlada pelo marido, como se a sua vida fosse sempre apoiá-lo e nunca o contrário. E é ela quem quebra o acordo entre eles e procura um advogado.

Se por um lado Nicole não tivesse procurado a advogada Nora (Laura Dern), muito provavelmente Charlie fosse manter a esperança de resgatar o casamento por mais tempo, por outro, a agressividade da advogada de Nicole só piora a situação. Charlie acreditou no bom senso da ex-mulher e acordou tardiamente para todas as implicações do divórcio. E por mais que Charlie possa não ter sido um bom marido, é um bom pai e o divórcio afeta essa relação. Esse é o ponto principal do roteiro, não temos mocinhos e vilões, porque na vida adulta as coisas funcionam diferente. Os dois personagens cometem erros e acertos, oras estamos do lado de Nicole, oras de Charlie. É uma montanha russa de emoções, num divórcio cheio de mágoas, rancor, ódio e muito amor também. Protagonistas complexos, com várias camadas de profundidade entre tantas acusações, o fato é que os dois estão certos e errados.


Adam Driver é um forte candidato ao Oscar por esse filme, contido o tempo todo, explosivo quando chega no limite numa cena que só quando termina a gente se lembra de respirar. Scarlett Johansson também atua brilhantemente e carrega bem demais todo o drama da personagem. Já na parte técnica, a fotografia é bonita, as cores de Los Angeles e Nova York dialogam com o momento vivido pelos personagens, em um claro contraste. 

Bem dirigido, bem atuado, com uma ótima história sobre uma difícil separação, onde se explora com inteligência todos os sentimentos dos envolvidos. Recomendo. 

Trailer:


FICHA TÉCNICA

Título: História de um Casamento
Título Original: Marriage Story
Direção: Noah Baumbach
Data de lançamento: 6 de dezembro de 2019
Nota: 5/5
Netflix

Michele Lima
Compartilhe no Google Plus

Sobre O que tem na nossa estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

9 comentários:

  1. Oi Mi!
    Eu nao cheguei a ve mas marquei na lista. Embora nao curta muito a pegada biografica, so por ter essa atriz eu ja vejo pq amo ela KKKKK. E eu vi umas tirinhas ate engraçadas nas redes entao verei. Mas eu acho esse ator bizarro de esquisito KKKK.

    Abraços
    Emerson
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Muitas pessoas estão comentando desse filme. Estou muito curiosa para assistir.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Todo mundo tem falado muito bem desse filme, mas ainda não consegui assistir, pretendo ver logo!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  4. Oi, Mi!
    Esse filme está na boca do povo, antes até de sair na Netflix. Vou ver se assisto nesse final de semana
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  5. Oi, Mi
    Vi as imagens desse filme mas ainda não tinha pesquisado a respeito. Achei os atores bem improváveis como casal, mas pela sua resenha, acho que funcionam muito bem. Super quero assistir agora!
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Mi! Apesar de gostar bastante da atriz principal, a temática do filme não me atraiu muito agora. Deixo anotada a dica para conferir em outro momento. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Oi Mi,
    Eu precisava assistir esse filme, só que infelizmente não estou com meu emocional intacto para sobreviver a ele, sabe? Talvez depois de umas férias eu melhore e assista antes do Oscar ainda!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá , estou acompanhando este site e estou adorando seus artigos são muito bons mesmo parabéns.
    Tabela Jogo do Bicho

    ResponderExcluir