Dois Papas [Resenha do Filme]


Eu gosto de filme baseados em fatos reais, mas é importante a gente sempre lembrar que é baseado, não exatamente como foi na vida real e o filme Dois Papas, de direção do brasileiro Fernando Meirelles, é um bom exemplo. Muita coisa do longa não aconteceu, mas temos claro que de um lado existiu conservadorismo por parte do Papa Bento XVI, enquanto o Papa Francisco representa uma reforma na Igreja Católica. A dicotomia permeia o filme como recurso narrativo, mas é importante ressaltar que boa parte é mera ficção.

O longa começa com a escolha de Bento XVI (Anthony Hopkins) para ser o novo Papa. Bergoglio (Jonathan Pryce), representava a América do Sul por ser argentino e teve alguns votos, mas perdeu para Ratzinger. Anos passaram e Bergoglio quer se aposentar antes dos 75, exatamente no momento que a Igreja Católica passa por um terrível momento de documentos vazados, expondo o abuso sexual de vários membros da Igreja. Bento acredita que a aposentadoria de Bergoglio vai parecer uma rebeldia e não permite que o cardeal se retire. A conversa dos dois sobre a aposentadoria rende diálogos incríveis, em que mostram claramente o descontamento de Bergoglio com o conservadorismo da Igreja, em que se constrói muitos muros e ignora o inimigo interno.


Bergoglio é descrito como um homem simples, humilde, divertido, apaixonado por futebol e tango, inclusive aparece assobiando uma canção do ABBA. Acredita que a Igreja precisa acolher mais, dialogar mais e ser menos vaidosa. Já Bento XVI se mostra ambicioso pelo papado, conservador, estudioso, uma figura não muito simpática, sem o menor conhecimento da cultura Pop ao contrário de argentino (não que isso seja importante). São protagonistas opostos e isso funciona muito bem no roteiro. Apesar das diferenças, nasce uma amizade interessante entre Ratzinger e Bergoglio.

O forte do longa é sem dúvida os diálogos entre os Papas, as confissões e o lado humano e pecador de cada um. Por meio de flashbacks descobrimos o passado de Bergoglio ligado a ditadura argentina e os motivos que ele tem para não querer aceitar o Papado. Também descobrimos o que pesa na consciência de Ratzinger. A conversa entre eles é tão envolvente que o dificilmente o espectador consegue perceber as horas passado, diálogos hipnotizadores e atuações incríveis de Jonathan Pryce e Anthony Hopkins que sustentam toda a trama. 


O roteiro traz discussões importantes sobre a Igreja Católica, a estrutura hierárquica, ambientes do Vaticano e momentos leves e divertidos. É impagável a cena dos Papas assistindo a Copa do Mundo de 2014! E o longa ainda tem uma excelente trilha sonora. 

Sabemos que pouco tem de real na história mostrada, mas também sabemos que não precisa ser verídico para ser bom. Dois Papas é uma ótimo drama, engraçado na medida certa e com atuações brilhantes.

Trailer


FICHA TÉCNICA

Título: Dois Papas
Título Original: The Two Popes
Direção: Fernando Meirelles
Data de Lançamento: 20 de dezembro de 2019
Nota: 4,5/5
Netflix

Michele Lima
Compartilhe no Google Plus

Sobre O que tem na nossa estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

5 comentários:

  1. Eu confesso que esse estilo de filme não é muito minha praia, mas eu fiquei curiosa sobre alguns aspectos dele, pelo tanto que estou ouvindo falar. Quem sabe um dia eu me anime e assista, né?! Nunca digo nunca, hehe!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  2. Até que fiquei bem curiosa pra ver! Vou tentar no fim de semana!

    ___________

    - Conhece meu cantinho? Te encontro lá, hein?

    Blog Meu Baú de Estrelas
    Meu Canal no Youtube
    Instagram
    Twitter
    Blog Bilhetes de Busan

    ResponderExcluir
  3. Oi Mi!
    Infelizmente o genero do filme nao me atrai, entao dificilmente eu conseguiria assistir ou teria interesse. Mas, que bom que a experiencia foi tao boa. Netflix quando quer faz algo bom.

    Abraços
    Emerson
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Já baixei esse filme para ver. Adorei a proposta e a direção do Meirelles deve estar muito boa.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  5. Oi, Mi
    Eu vi os trailers do filme mas eu não sou fã de drama sobre esse tipo de enredo, então eu não pensava em assistir. Se tivesse algum escândalo talvez eu desse uma chance KKKK
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir