Columbine [Resenha Literária]


Columbine é um livro documentário que traz os detalhes da tragédia que ocorreu em 1999: o massacre de Columbine, onde dois alunos (Eric e Dylan) atacaram alunos, professores e funcionários da escola homônima, com tiros e bombardeios.

Dois alunos que aparentemente não teriam motivos para tal atrocidade. Dois adolescentes inteligentes, descolados. Duas pessoas que destruíram diversas vidas, inclusive as de seus familiares.


O primeiro motivo que me levou a querer ler esse livro foi a curiosidade em saber mais sobre Dylan e Eric, os adolescentes responsáveis pelo ataque, mas obtive muito mais que isso. Por mais que uma tragédia dessa nos abale, no meu caso, o que fica após o ocorrido são as perguntas. Porém, a narrativa do jornalista Dave Cullen me encheu de comoção. Ele destrincha Columbine antes, durante e após o massacre. O que se iniciou por uma simples curiosidade, se transformou numa leitura cheia de aprendizado.
Quando seu filho morre, sempre é recente.

O livro conta todos os detalhes do dia fatídico, mas nos mostra outras personas. Vemos tudo sob um novo ângulo. Conseguimos compreender o quanto esse evento horrendo mudou para sempre a vida não apenas de alunos e professores, mas de uma comunidade como um todo. Conseguimos compreender ainda a dor dos familiares e amigos que perderam seus entes ali. E a dor dos sobreviventes, um trauma que nunca será esquecido.
Como podemos chorar quando não sabemos por quem choramos?

Ao retratar a tragédia, o jornalista foi muito cuidadoso. Ele se atentou em nos mostrar uma escola comum, com professores amáveis, com alunos normais. E ao expor Eric e Dylan não tivemos uma romantização e muito menos uma dramaturgia de horror. Conhecemos os adolescentes, a meu ver, com suas devidas essências. 
Eric era inabalável; Dylan explodia.
Dave Cullen demonstra ainda o quanto a mídia pecou ao cobrir o ocorrido. Somos levados a conhecer os fatos reais, e ao mesmo tempo os irreais, que acabaram se tornando lenda com o tempo.


A tragédia de Columbine entrou para a história, infelizmente. E mesmo sendo um fato terrível, mesmo que tão longe de nós se torna impossível não sofrer por essas pessoas. A melhor forma de conhecer e entender a verdadeira história de Columbine é através dessa obra, que trata com verdade e respeito uma passagem trágica.
Espero que esse livro contribua para corrigir a história.
Uma leitura indispensável, com toda certeza. 

FICHA TÉCNICA

Título: Columbine
Autor: Dave Cullen
Nota: 4/5
Onde Comprar: AmazonDarkSide® Books

 
Bianca Gonçalves
Compartilhe no Google Plus

Sobre O que tem na nossa estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

7 comentários:

  1. Nossa que artigo fantástico, por isso que estou quase todos os dias visitando e lendo seus artigos. Porque sempre tem conteúdos interessantes e de qualidade.

    Beijos !!

    Meu Blog: Resultado Loterias

    ResponderExcluir
  2. Oi
    parece ser uma boa leitura, como se fosse um documentário só que em páginas, confesso que não leria porque seria sofrido, e acho que não seria uma leitura que faria bem para o meu psicológico.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Natália!
    Eu me interessei bastante pelo livro, porque assisti um filme que conta a história de uma das vítimas do massacre, então eu adoraria entender melhor o que aconteceu na tragédia. Aconteceu antes deu nascer, então ás vezes não entendo bem o que aconteceu porque faz muito tempo e as pessoas não falam tanto disso quanto antes.
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Esse livro sobre Columbine está na minha lista a um tempo, tenho muito cursiodade para saber mais sobre esse caso. Apesar de ter um pé atrás com os livros da DarkSide vou tentar encaixar ele nas minhas leituras desse ano ainda.
    Adorei a resenha e fico muito feliz em saber que a autora evitou a glamurização da figura dos assassinos.

    ResponderExcluir
  5. Que edição maravilhosa.
    É impossível não ficarmos triste quando nos recordamos desse acontecimento.
    Foi trágico, horrível e nunca iremos esquecer, tenho certeza. Esse livro deve ser uma preciosidade!
    Logo, logo estará na minha estante.
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu já pesquisei sobre essa tragédia e é de partir o coração, e também assisti o vídeo da Bel Rodrigues sobre esse fato. Quero ler esse livro também, tenho certeza que é muito bom mesmo, há muitas críticas positivas sobre. Adorei sua resenha!!!

    Beijos
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá, Natália.
    A editora está investindo bastante em livros com crimes reais. Infelizmente é uma coisa que não gosto muito de ler hehe. Mas já li um livro nesses moldes, ficção, e achei bem forte.

    Prefácio

    ResponderExcluir