O médico e o monstro e outros experimentos [Resenha Literária]


O Estranho Caso de Dr. Jekyll e Mr. Hyde é uma das grandes obras do escocês Robert Louis Stevenson e a DarkSide® Books traz em sua edição não só esse clássico como outras histórias de Suma importância do autor. A edição traz um texto introdutório que nos conta um pouco da tradução das obras, a importância dos contos de Stevenson e o que os une, no caso, as facetas obscuras do ser humano e sua dualidade. 

A primeira história é A praia de Falesá em quem o comerciante John Wiltshire ao chegar na ilha conhece Uma, uma moça nativa, e se casa com ela. No entanto, o protagonista se encontra num esquema de seu conterrâneo Case, que arrumou seu casamento, e descobre que os nativos não querem mais fazer negócio com ele. Todos possuem medo de Case por acreditarem que ele possui poderes, quando na verdade são truques. Temos um embate interessante entre Wiltshire e Case e também os sentimentos do protagonista por sua esposa, embora tenha sentimentos bem preconceituosos em relação a mestiços. Confesso que esperava uma história de terror, algo assustador na ilha, mas a A praia de Falesá é um romance que mostra de maneira bem reais os costumes e opiniões da época.


Já em O demônio da garrafa temos a história de um homem que encontrou uma garrafa com demônio que realiza desejos. O curioso da garrafa é que só se consegue vendê-la por um preço menor do que foi comprada. Keawe, como o narrador chama o protagonista, perde alguns parentes, fica rico e tem uma linda casa conforme desejou secretamente. Assustado, passa a garrafa para um amigo que a compra. Anos depois, Keawe está apaixonado, mas gravemente doente, desesperado consegue a garrafa de volta, mas a desvalorização dela é enorme e a compra por um centavo. Dessa forma, Keawe não conseguiria vendê-la mais barato e assim morreria com ela e iria para o inferno. No entanto, sua esposa inteligente ao descobrir os sacrifícios do seu amado tenta ajudá-lo e o que vemos são tentativas desesperadas dos dois de aliviar o sofrimento um do outro. O demônio da garrafa é um dos meus preferidos dessa edição, tem uma história bem envolvente que nos aponta para os perigos das nossas ambições. 

Em A Ilha das vozes, Keola desconfia do pai de sua esposa, um feiticeiro que usava a magia para ter dinheiro. O protagonista se torna prepotente e desafio o sogro, como castigo vai parar numa ilha com canibais.

O apanhador de corpos é meu preferido da coletânea e me arrisco a dizer meu preferido do autor. Na história temos Fettes se encontrando anos depois com o Dr. Macfarlane, assustado e ao mesmo tempo irritado o personagem se lembra de quando conheceu o médico. Na época eles conseguiam corpos para dissecar de maneira bem duvidosa! É interessante todo o processo que Fettes passa, de indignação, remorso, coragem e por fim medo, já que vive uma experiência bem alarmante no final do conto. 


Olalla também se configura entre meus preferidos da edição. A história é ambientada na Espanha e o protagonista se recupera na casa de uma família muito estranha. Ele se apaixona pela filha da dona do lugar, uma mulher que pouco aparece e quando está com ele se mostra apaixonada, mas teme pela vida do protagonista. É um ótimo conto, gótico, cheio de suspense e prende o leitor para saber qual é o grande segredo da família. 

Em Markheim, o protagonista é ladrão e também assassino. Ao entrar na loja mata o dono e encontra um ser sobrenatural que ele acredita que é um demônio. O ser conhece a vida toda do protagonista e Markheim passa a tentar justificar suas ações. O conto é mais filosófico, abordando mais a questão do bem e do mal. 


O penúltimo conta é Janet, A Entortada. A história é de terror e mostrar uma mulher que ao se tornar empregada do pastor de uma cidadezinha foi acusada de várias coisas, inclusive de bruxa. Janet recusa o diabo na frente do líder religioso, mas no dia seguinte aparece muito diferente. O conto se destaca pela linguagem já que a história é contada de uma maneira bastante coloquial e também por mostrar um caso de possessão e as superstições de um povoado. 

O médico e o monstro: O Estranho Caso de Dr. Jekyll e Mr. Hyde é mais do que uma história com um bom suspense, afinal, o leitor fica mega envolvido sobre a doença que atinge Dr. Jekyll, mas é também uma história sobre nós humanos e nossas partes boas e ruins.

A história é narrada por Utterson, amigo de Dr. Henry, um homem conhecido na sociedade, filantrópico, cheio de amigos, sociável, bem sucedido. O advogado não concorda com o fato de Henry ter deixado o jovem Hyde em seu testamento como beneficiário, já que o rapaz é uma figura desagradável e por algum motivo causa um mal estar a todos só por conta de sua presença. Aos poucos descobrimos que Hyde é realmente uma pessoa má, mas só final entendemos a relação dele com Dr. Henry que vai aos poucos definhando, se isolando e preocupando os amigos e empregados. 


Por ser um clássico bastante conhecido, com várias adaptações ao cinema e teatro, descobrir que Dr. Henry e Mr. Hyde são a mesma pessoa não causa nenhum impacto, mas todo o processo que nos leva a descoberta sim. Henry conseguiu se dividir, isolar uma de suas personalidades, a mais perversa de todas e coloca em questão inclusive a possibilidade de se dividir em mais. No entanto, Hyde além de possuir uma aparência diferente e caráter diferente, vai conseguindo dominar o seu original, a ponto de Dr. Henry perder o completo controle de si mesmo. Um história com elementos góticos, suspense e de ficção científica, que gera reflexão sobre a humanidade, nossas complexidade e múltiplas personalidades.

O médico e o monstro e outros experimentos é uma excelente oportunidade para conhecer não só a obra mais aclamada de Robert Louis Stevenson, como também outras histórias do autor que não são exatamente de terror. E como sempre edição de qualidade da DarkSide® Books, ceia ilustrações e capa dura!

FICHA TÉCNICA

Título: O médico e o monstro e outros experimentos
Autor: Robert Louis Stevenson
Nota: 5/5
Onde Comprar: AmazonDarkSide® Books


 

Michele Lima
Compartilhe no Google Plus

Sobre O que tem na nossa estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

5 comentários:

  1. Oi, Mi!
    De todos os contos, o que mais me chamou atenção foi O demônio da garrafa. Fora claro essa edição lindíssima!!!
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio Rumo aos 4K no instagram

    ResponderExcluir
  2. Amei sua resenha Mi, não gosto nadinha de histórias desse gênero, mas você falou dela de uma forma tão boa, que é impossível não querer conhecer! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  3. que edição mais incrível!!!! essas histórias fazem parte daqueles classicos de terror que eu sempre quis ler, e fiquei ainda com mais vontade vendo esse livro por aqui!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Oi Mi, tudo bem?
    Adorei a ideia de reunir em um livro as obras do autor. Achei todos os contos que você narrou bem instigantes, com certeza daria uma chance à obra.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  5. Oi Michele, tudo bom?!
    Eu quase não leio este tipo de livro, mas fiquei encantada com as fotos que disponibilizou, que trabalho maravilhoso da editora heimm!

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir