Teto para Dois [Resenha Literária]


Desde que li as primeiras resenhas de Teto para Dois percebi que o livro era mais do que um simples romance, bem mais, uma vez que aborda o gaslighting, uma forma de abuso psicológico em que as informações são distorcidas e/ou omitidas para confundir a vítima e favorecer o abusador. A pessoa chega a duvidar da própria memória, percepção e sanidade e é exatamente o que acontece com Tiffy, seu ex-namorado a fazia se confundir constantemente, sempre a deixando cheia de culpa. 

Quando o namoro acaba, Tiffy não tem condições de permanecer no mesmo apartamento que o ex. Assim, desesperada, Tiffy acaba dividindo um apartamento com uma pessoa desconhecida, Leon, que trabalha à noite como enfermeiro numa casa de repouso. Dessa forma, Tiffy fica com o lugar durante noite, já que passa o dia trabalhando, e Leon durante o dia. É um acordo diferente, mas que dá bem certo.

Leon tem muitos problemas financeiros também, precisa pagar um bom advogado para tirar o irmão da cadeia, que foi preso injustamente. Sua atual namorada não se importa com o acordo, não enxerga em Tiffy uma ameaça, na verdade, o namoro do dois passa por outros problemas, uma vez que ela não acredita na inocência do irmão de Leon.


À partir do momento que Tiffy começa a deixar recados a Leon os dois se tornam amigos, uma amizade que vai se tornando forte e se desenvolve em um romance, tudo muito bem trabalhado pela autora. Os dois se dão bem, Leon entende que Tiffy precisa de espaço pra entender tudo que acontecia no antigo relacionamento e ela o apoia sempre, principalmente em relação ao irmão Richie. Aliás, é por meio desse personagem que temos uma abordagem sobre as injustiças do sistema carcerário, não é o principal tema, mas ainda assim, interessante.

A cumplicidade dos protagonistas é ótima, nos faz torcer pelo casal e os personagens secundários aparecem certeiramente na trama. Rachel é colega de trabalho de Tiffy que o apoia sempre, assim como Gerty e Mo, sempre constantes na vida da protagonista, tentando protegê-la.


Beth O'Leary alterna a narrativa entre Tiffy e Leon, com isso às vezes a parte da protagonista é mais interessante, isso porque ficamos curiosos para entender todo o relacionamento abusivo que ela passou e ainda sente as consequências. E Justin não desiste de Tiffy facilmente, o que me deixou agoniada em alguns momentos. E apesar do tema forte, a condução da história é leve e pode até dar uma falsa sensação de superficialidade. No entanto, como a história se passa no momento que Tiffy está superando o fim do antigo relacionamento, não faria muito sentido o foco em Justin.

Embora já soubesse que não seria um simples romance, ainda assim me surpreendi com o livro, Beth O'Leary se mostrou uma autora bem consciente sobre relacionamentos abusivos, machismo e construiu um romance bem consistente, gostoso de ler, com excelentes personagens.

FICHA TÉCNICA

Título: Teto para dois
Autora: Beth O'Leary
Nota: 5/5
Onde Comprar: Amazon

 

Michele Lima
Compartilhe no Google Plus

Sobre O que tem na nossa estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

7 comentários:

  1. Oi Mi! Acho que só vi uma resenha negativa nesta obra, todas as demais que li exaltam a obra. Parece ser uma obra leve de cara, mas dá para perceber que aborda temas tensos. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mi
    Amo demais esse livro! Gostei bastante da escrita da Beth, ela é divertida demais e gostei de como ela abordou o relacionamento abusivo sem ser pesado, porque isso deixa a leitura muito tensa e particularmente eu não gosto. Mesmo assim os personagens são ótimos, eu amo demais!
    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  3. mas geeeente, sua resenha me deixou bem tentada a ler esse livro, eu amei

    beijo
    Aminadefe

    ResponderExcluir
  4. Oi Mi,

    Eu também gostei bastante do livro r do jeito que a autora abordou o tema.
    Vendo sua resenha bateu uma saudade dos bilhetes da Tiffy e do Leon.

    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Estou louca para ler esse livro, amei a resenha :D

    https://www.submersaempalavras.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá, Michele.
    Eu estou com esse livro no meu kindle para ler. Depois de tantas resenhas positivas fica dificil não querer ler ele. E como fala de um assunto super atual e necessário, as expectativas para a leitura só aumentam hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Oi Mi,
    COMO EU AMO ESSE LIVRO, AAAAAAAAAAAAAAAA... UM DOS MEUS FAVORITOS DO ANO PASSADO.
    Pois é, estou morrendo de saudade já, rs. É leve, divertido e gostosíssimo de ler!
    Não vejo a hora da Intrínseca lançar o outro livro da Beth.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir