Antologia Macabra [Resenha Literária]


Antologia Macabra, do novo selo Macabra da DarkSide® Books é um livro organizado por Hans-Åke Lilja em comemoração aos vinte anos do site Lilja’s Library, um dos principais do mundo dedicados às obras de Stephen King. A coletânea reúne o medo e o horror, algumas lágrimas também, com doze contos de treze autores diferentes. 

O primeiro conta é do mestre Stephen King, bastante curioso, já que o autor interfere na narrativa a todo momento, de maneira sarcástica e tem referência ao conto de Edgar Allan Poe, O coração delator, que também está nessa coletânea. A história é sobre um escritor que fica num chalé por um tempo e parte física da dona do lugar incomoda bastante Gerald que está escrevendo um conto (veja a metalinguagem usado por King), quando a senhora lê e ri dele, dizendo que ele não a escreveu grande o suficiente, o protagonista a mata de uma maneira horrorosa. King quebra a quarta parede o tempo todo e em alguns momentos de modo bem engraçado, mas não alivia a perversidade do seu protagonista. 


Outro conto interessante foi O romance do Holocausto por Stewart O’nan. O romance do Holocausto é o protagonista da história, se personifica como a aberração do século XX, viaja, come, tem sentimentos, foi até indicado pela Oprah, o que é bem intrigante. O conto é metafórico e metalinguístico, por vezes ele se mistura com seu protagonista, o adolescente chamado de Franz Ignaz. Mais interessante de tudo é notar que autocrítica que O romance do Holocausto faz a si mesmo, a dizer que sua história não é verídica, que é uma mentira criada para manter quem ele ama vivo. Mas não seria essa uma das funções dos livros? Ter histórias eternas guardadas? O conto é curto e cada vez que li tive interpretações distintas. 

Aeliana de Bev Vincent é um dos meus favoritos, tem um toque sobrenatural com criatura mística que achei excelente. Aeliana tem aparência de gato, cheia de pelos, é sedenta por sangue. mas também se transforma numa garotinha. Durante sua tentativa de se alimentar é ferida, mas encontra curiosamente a ajuda de uma policial, a conexão entre elas é rápida e no final do conto fiquei com uma enorme vontade de saber mais sobre o mundo da protagonista.


Já o conto do Clive Barker, Pidgin e Theresa, é bastante complexo, Raymound é abençoado por um anjo, Sophus, e capacitado a fazer milagres, mas acaba usando seus dons para abusar de crianças. O personagem é severamente punido pelos seus atos, mas durante a passagem do anjo, sem querer ele acaba transformando o papagaio e a tartaruga de Raymound em humanos. Agora que não são animais, Pidgin e Theresa tentam fugir e escapar de Sophus. O final do conto é surpreendente e Cliver aborda a fúria divina de maneira bem crítica, me fez refletir bastante. 

O sexto conto da coletânea. O fim de Tudo de Brian Keene, é bem triste e me deixou deprimida. O protagonista todo dia deseja o fim do fundo de modo diferente, isso porque perdeu a família e ele não tem coragem de tirar a própria vida. Não é uma história assustadora, mas sim melancólica e deprimente. 


O décimo conto é do prestigiado Edgar Allan Poe, O coração delator e como é bem costumeiro nas obras do autor, temos um protagonista nada confiável, que beira a loucura e o final é ótimo. Poe como ninguém sabe criar tensão ao poucos numa narrativa que vai ficando perturbadora aos poucos. 

Por fim gostaria de citar Amor de mãe de Brian James Freeman. O protagonista cuida da mãe que está no fim da vida e precisa interná-la numa casa de cuidados e se depara com uma fila de espera. O autor me enganou até o final da história que teve um fim surpreendente. 


Antologia Macabra reuniu ótimo contos sobrenaturais, todos de fácil leitura, excelente para os fãs do gênero e também para quem quer se arriscar no terror, mas tem receio. A edição capa dura da DarkSide® Books é ótima, com ilustrações ao longo do livro que combinam bem com as histórias. Só tenho elogios a obra.

FICHA TÉCNICA

Título: Antologia Macabra
Autor:  Hans-Åke Lilja
DarkSide® Books
Nota: 5/5
Onde Comprar: Amazon e DarkSide® Books

 
Michele Lima
Compartilhe no Google Plus

Sobre O que tem na nossa estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

10 comentários:

  1. Amei sua resenha, essa não é uma história que me chame a atenção, pelo gênero mesmo, mas a forma como você falou sobre ela me fez ficar bem intrigada para conhecer! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  2. Faz tempo que não leio uma antologia de terror.. vou até adicionar esse na listinha.
    Essa edição está um luxo, como sempre
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Puxa, já curti o livro pela capa! Agora lendo pela resenha e vendo os grandes nomes que teremos ao abrir o livro, me deixou com mais vontade ainda de ler. S2
    bJKS!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  4. Estou amando ler seus posts... vou até salvar em favoritos!


    Meu Blog: resultadovalesorte.net

    ResponderExcluir
  5. Oi, Mi! Tudo bom?
    Li uma antologia de "terror" organizada pelo King nos últimos dias e foi tanta história tediosa que passei longe de ficar com medo UHASUHUHASUHASUHASUHAS eu vi o anúncio dessa, mas ainda não achei espaço pra comprar porque o PREÇO G_G
    Algum dia ainda terei.

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Estou amando ler seus posts... vou até salvar em favoritos!


    Meu Blog: resultadovalesorte.net

    ResponderExcluir
  7. Oi, Mi

    Eu só conheço o King e o Poe. Sobrenatural não é muito minha praia e ainda tem o adendo de ser uma antologia, o que não funciona muito bem pra mim. No mais, a edição está muito bonita.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  8. Nossa senhora que tenso! Fui lendo os contos e só pensando que bizarro, um mais estranho do que o outro. Me interessei por esse da garotinha que se transformava em gato ou o contrário, e do cara que recebe poderes celestiais. Fiquei até arrepiada!! Não é do tipo que eu leia hahahha mas que edição linda, dá até vontade.
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Gosto muito dos autores citados e quando vi que tinha referências a Edgar Allan Poe, fiquei duplamente interessada.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  10. Olá, Michele.
    A edição está um arraso como sempre. Mas eu não sei se vou ler porque não sou tão fã assim do gênero. E também não gosto muito de ler contos hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir