Do Fundo do Estante: Tootsie [Nostalgia]


Michael Dorsey (Dustin Hoffman, brilhante) é um excelente ator, porém devido a seus problemas de temperamento e exagerado perfeccionismo, não consegue encontrar trabalho. Desacreditado pelo agente, ele então decide se vestir de mulher e fazer um teste para uma novela sob o nome de Dorothy Michaels, mas acaba se apaixonando por Julie Nichols (Jessica Lange, linda) atriz com quem acaba dividindo a cena depois de contratado.

O maior mérito de Tootsie é mostrar a quantidade de problemas que as mulheres enfrentam não só na carreira de atriz, mas no mercado de trabalho em geral. Michael enquanto Dorothy é obrigado a enfrentar o assédio dos colegas de trabalho, desrespeito profissional, opressão e machismo - coisas rotineiras em qualquer ambiente de trabalho, mas que ganha mais intensidade nos bastidores da televisão.


Dustin Hoffman mais uma vez nos entrega uma interpretação incrível, no mesmo patamar de Perdidos na Noite (1969) e Lenny (1974), dois grandes momentos de sua carreira. Ele se desdobra com perfeição nos dois papéis, criando um dos tipos mais inesquecíveis das comédias dos anos 80.

É óbvio que os melhores momentos de Tootsie é quando Michael está de Dorothy, muito bem coadjuvado por Jessica Lange. Já quando é apenas Michael, Teri Garr (a namorada que não conhece Dorothy) e o próprio diretor Sidney Pollack (que também era um ótimo ator e tem aqui um de seus melhores desempenhos) não deixam a peteca cair. 

Indicado em 10 categorias no Oscar, levou apenas o de atriz coadjuvante para Jessica Lange, ótima em cena.


Tootsie não é apenas uma comédia cuja graça é ver um homem vestido de mulher para ganhar a vida. A abordagem passa longe do escracho e da caricatura ao tocar em temas importantes e é triste constatar que mesmo passados quase quarenta anos, pouca coisa mudou. O movimento Me Too demorou a surgir, mas veio pra ficar. E que Tootsie seja sempre visto e celebrado.

FICHA TÉCNICA

Título: Tootsie 
Direção: Sydney Pollack
Data de lançamento no Brasil: 13 de maio de1983
Nota 5/5

Italo Morelli Jr. 
Compartilhe no Google Plus

Sobre O que tem na nossa estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

4 comentários:

  1. Ainda devendo uma assistida pra esse filme.
    Principalmente pela Jessica Lange, divina.
    Espero curtir.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  2. Nunca assisti o filme, mas ele parece ter uma ótima abordagem.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  3. Oi bom dia, nunca assisti mais parece ser divertido. Beijos

    Segredosdamarii.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nunca ouvi falar desse filme.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir