Mulherzinhas [Resenha Literária]


Não tenho o costume de ler clássicos tanto estrangeiros como nacionais e toda vez que resolvo encarar um, acabo ficando um pouco decepcionada, não sei o motivo mas isso acontece. Entretanto, se tem uma pessoa que me faz sair da minha zona de conforto é a Emma Watson e seu clube de leitura. Agora fica a pergunta, o que Emma Watson tem a ver com Mulherzinhas? Tem tudo, isso porque ela fez o papel de Meg March, no filme Adoráveis Mulheres, recente adaptação de Mulherzinhas para os cinemas. 

E como acompanho a carreira dela e seu clube de leituras, sempre procuro ler livros que ela indica ou que irá fazer o personagem nas telas. Lógico, que eu já havia escutado sobre esse clássico mundial e de sua autora que é Louisa May Alcott, mas como eu falei, não sou de ler clássicos e se não fosse Emma Watson não iria ler esse tão cedo!

Mulherzinhas conta a história de quatros meninas (Meg, Jo, Beth e Amy) filhas da Sra e Sr March. Meg é a mais velha, ela sempre procura se manter tranquila e sonha se casar com um homem que a ama, formando uma família. Jo é aquela irmã que tem o pavio curto e é super inteligente, além de ser uma leitora ávida. Já a Beth é a mais tímida e tem como paixão tocar piano e ama estar com sua família. E por último temos Amy, a caçula do grupo e o maior sonho dela é entrar para alta sociedade.


A família March não tem muitos recursos financeiros apesar que um dia já terem sido ricos. E ainda mais agora que a mãe das meninas cuida sozinhas delas, pois o marido está na guerra. E com isso, os recursos financeiros delas são poucos e todas precisam ajudar de alguma forma.

A cada página fui lendo o dia a dia das meninas, se não fosse uma narrativa tão leve e maravilhosa, eu com certeza iria abandonar a leitura. A autora Louisa May Alcott tem uma escrita tão perfeita e fluída que eu não me importei de ficar lendo a vida diária das irmãs March. Me diverti muito ao ver Jo lidando com o seu temperamento e com a sua amizade com o Laurie, seu vizinho (que aliás é um dos meus personagens favoritos do livro). Também me emocionei muito quando as irmãs tiveram os seus desafios. Sem contar que adorei os ensinamentos dados pela Sra March, pois ela soube transmitir toda a sua sabedoria para as suas filhas.


Como a edição da Martin Claret, traz as duas partes, o leitor pode acompanhá-las fazendo os seus planos para o futuro, aprendendo a lidar com as suas diferenças e os obstáculos da vida. E numa narrativa com bastante descrição, a autora traz diversos detalhes da vida das meninas e sua família. Sem contar que as mensagens, religiosas ou culturais, que autora traz na história, me deixou com um sorriso no rosto e me fez refletir muito sobre a nossa sociedade. 

 – Quer dizer que você está feliz porque eu fui desgraçada diante de toda a escola? – exclamou Amy.
- Eu não teria escolhido essa maneira de corrigir seu erro – respondeu a mãe -, mas não tenho certeza se esse castigo não lhe fará mais bem do que métodos menos severos. Você está começando a ser um pouco pretensiosa, minha querida, e já é tempo de começar a corrigir isso. Você tem um bom número de dons e virtudes, mas não há necessidade de se gabar deles, pois a presunção estraga o melhor gênio. Não há muito risco de que um verdadeiro talento ou ponto forte seja esquecido, e, mesmo se o for, a consciência de possuí-lo e usá-lo bem deve ser o suficiente. A maior virtude de todas é a modéstia.
Pág: 109
Essa frase é uma entre dezenas que me fizeram refletir, quando finalizei a minha leitura, sem dúvidas, fiquei me perguntando o porquê de não ter lido antes essa obra prima da literatura.


E por último e não menos importante, tenho que falar dessa edição MARAVILHOSA da Martin Claret. Eu até tenho um e-book de Mulherzinhas no meu Kindle, mas fiz questão de ler a edição da Martin e não me arrependi, porque a edição tá linda demais e as ilustrações estão excelentes! E isso me fez ter uma experiência ainda melhor, já que eu amo uma edição bem-feita.

Enfim, se você se você ainda não leu esse livro da Louisa, leiam! Pois quem sabe ele não vai se tornar um dos seus clássicos favoritos, assim como aconteceu comigo.

FICHA TÉCNICA

Livro: Mulherzinhas
Autor: Louisa May Alcott
Nota: 5/5 Favorito
Onde Comprar: Amazon


 

Ariane de Freitas
Compartilhe no Google Plus

Sobre O que tem na nossa estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

9 comentários:

  1. Oii
    Já tinha ouvido falar sobre o livro e só leio resenhas maravilhosas dele, iguais a sua. Me interessei bastante por ele e vou anotar para ler futuramente.

    Beijinhos!
    https://focadasnoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu só sabia da existência do filme, nunca nem tinha ouvido falar no livro!
    Apesar de não ser o meu tipo favorito de leitura, sua resenha me deixou curiosa e acho que vou dar uma chance :D Parece ser uma leitura bem levinha!

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  3. Achei essa capa super fofa, mas não é uma história que me agradaria. Amei o filme e dessa vez vou deixar passar o livro
    Beijos
    https://www.balaiodebabados.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Ari, eu também não tenho o hábito de ler clássicos, mas tenho vontade de ler esse. Achei legal você ter dito que a narrativa é leve apesar de focar no dia a dia das meninas. Eu quero me arriscar em algum momento. Adorei a resenhe as fotos ♥

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ariane
    Eu me identifico muito com você porque eu não gosto de clássico de nenhuma forma. Pensei em em ler essa obra, mas ainda fico meio bléh com a temática, que infelizmente não chama nenhuma atenção, mas vou guardar sua resenha pra me obrigar a dar uma chance.
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ariane! Tudo bom?
    Eu tenho taaaaanta vontade de ler esse livro! Só falta a oportunidade de comprar mesmo. Tá na listinha de clássicos que eu preciso conferir até o fim da vida; ainda não vi a adaptação nova e preciso também!

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá, Ariane.
    Eu não sou muito de ler clássicos não, mas esse eu estou querendo muito ler. E queria essa edição mas está tão cara. Estou esperando baixar o preço hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Indicação de leitura: Sonhos Reinventados, Angie Ammeline - na Amazon Kindle.

    ResponderExcluir
  9. Pretendo ler o livro antes de assistir o filme. Vejo ótimas opiniões tanto do filme quanto do livro e fico bem animada para ler.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir