Do Fundo da Estante: Filadélfia [Nostalgia]


Primeira superprodução de Hollywood a levar as telas o tema HIV e a discriminação decorrente da doença no campo profissional e social. Tom Hanks, o astro mais carismático da década de 80, ganhou aqui um merecido Oscar de melhor ator, interpretando com muita sensibilidade o advogado Andrew Backett, demitido ao se descobrir soropositivo. Para processar a empresa, ele contrata o advogado Joe Miller (Denzel Washington) que é negro e cheio de preconceitos. Andrew tem a dura tarefa de suportar a discriminação, a doença e os efeitos no organismo, além de desconstruir as convicções de Joe a respeito dos LGBTs.

O diretor Jonathan Demme acerta mais uma vez, dois anos depois do soberbo O Silêncio dos Inocentes, e realiza um filme contundente e reflexivo. Sucesso de público e crítica, Filadélfia aborda o tema diretamente, sem disfarces, numa época em que ainda se chamava o HIV de "Câncer Gay" e se culpava toda a comunidade LGBT pelo origem, contágio e propagação do vírus. 


Tom Hanks está comovente, sem apelar para o sentimentalismo. Seu personagem é forte e fragilizado ao mesmo tempo, e Hanks consegue se manter nessa linha tênue dos sentimentos de Andrew, enquanto Denzel Washington defende seu personagem com a competência de sempre. Existem vários momentos emocionantes em Filadélfia e todos eles são especialmente dirigidos, fotografados e montados. Essa estética não romantiza o tema e nem o embeleza - apenas torna o impacto maior e melhor, arejando a discussão sobre o assunto, até então pouco falado.

Não há como não comparar com o telefilme Aids - aconteceu comigo de 1985 e protagonizado por Aidan Quinn. Porém, a diferença de quase dez anos entre os filmes é bastante significativa. Ambas as produções são de qualidade, mas Filadélfia está vários degraus acima, ainda que não seja mais o filme definitivo sobre o tema e nem tem a pretensão de ser. Filadélfia é o registro de uma época e não uma obra atemporal, já que além de abordar uma doença (cuja a cura não existe até hoje), também aborda a posição de seres humanos perante ao novo e ao desconhecido.


Infelizmente o mundo pouco mudou do ano de lançamento até os dias de hoje - são quase 30 anos e Filadélfia permanece obrigatório.

Linda canção tema de Bruce Springsteen, premiada com o Oscar.

FICHA TÉCNICA

Título: Filadélfia 
Título Original: Philadelphia
Direção: Jonathan Demme
Data de lançamento no Brasil: 4 de março de 1994
Nota: 4,5/5

Italo Morelli Jr.
Compartilhe no Google Plus

Sobre O que tem na nossa estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

7 comentários:

  1. Adoro essa coluna porque vou recebendo altas dicas de filmes que realmente parecem me interessar. E esse é um deles
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Eu já devo ter visto, mas não lembro mesmo. Mas mesmo assim, amei a dica e já vou anotar pra ver mais tarde. Gostei das suas considerações <3

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  3. Olá, Italo.
    Eu não assisti esse filme na época, mas fiquei morrendo de vontade de assistir agora. Ainda mais que o tema continua atual.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Oi! A canção tema deste filme é maravilhosa e o filme é muito bom também, com dois dos meus atores preferidos da vida. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Acho que nunca assisti esse filme. Que interessante. Atores muito bons. E o tema incrível.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Como que eu nunca vi esse filme, gente? E como eles eram tão jovens... o tempo voa mesmo. E sim, ainda hoje, ele é tão atual, impressionante isso... infelizmente...
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  7. Nossa, tô tentando puxar na memória aqui, mas acho que nunca assisti esse filme. Não todo, pelo menos. Acho que só peguei partes dele na TV. Deu vontade de assitir agora!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    Romantic Girl

    ResponderExcluir