Do Fundo Da Estante: Feitiço do Tempo [Nostalgia]


Deliciosa comédia romântica e indiscutivelmente um dos melhores filmes dos anos 90. Harold Ramis, o Egon de Os Caça Fantasmas fez aqui o seu melhor trabalho como diretor, inteligente e muito divertido.

Phil Connors (Bill Murray e só podia ser ele) é um repórter de televisão, responsável pelo boletim meteorológico. Enviado contra a vontade a uma pequena cidade para fazer uma matéria sobre o "Dia da Marmota", ele mal sabe o que lhe aguarda.

Ele detesta o local e seus habitantes, só pensa em ir embora o mais rápido possível e acaba preso num loop temporal, sendo condenado a repetir para sempre os eventos daquele mesmo dia. Ao se apaixonar por Rita (Andie McDowell, linda e sensacional) ele entende que precisa observar, aprender e evoluir com os próprios erros e só assim poderá voltar a sua vida normal.


O mais fascinante nesta história, é pensar na possibilidade de ter uma chance de voltar no tempo e reparar algo que tenha nos causado algum arrependimento - seja uma palavra, ação ou gesto. Quantas e quantas vezes passamos por isso e ainda assim não aprendemos tanto quanto deveríamos? E se tivéssemos a mesma oportunidade que o personagem do Bill Murray, como nos comportaríamos?

Feitiço do Tempo é tão cult que já existe uma teoria que o chato Phil ficou 32 anos preso nesse looping até ficar "pronto" ou "evoluído o bastante" para voltar a realidade. Se essa teoria estiver correta, é impossível medir o nível de boçalidade do pobre Phill.

Sai o cara ranzinza e entra o galante apaixonado que toda vida foi zero romantismo. Mais do que sua paixão por Rita, o elemento catalisador de sua mudança foi a percepção de que, ser divertido, amável e prestativo é fundamental para se viver de forma mais leve - apaixonado então, é melhor ainda! Esse paralelo entre Phil e a Marmota (um roedor que vive em buracos) ficou engraçado e a maneira com o que o muito tradicional evento do Dia da Marmota é destacado e ao mesmo tempo satirizado é mais um ponto positivo do excelente roteiro. É óbvio que marmota nenhuma é capaz de fazer previsão do tempo, mas os EUA adoram fazer evento com tudo e todos e Feitiço do Tempo tira o seu proveito devidamente.


Esse tipo de filme não interessa mais aos grandes estúdios e não chama público aos cinemas. Já teve sua época e permanece na memória afetiva de todos que o viram. Sem querer dar lições de moral ou vida, Feitiço do Tempo é obrigatório e faz pensar. 

Remake, reboot, continuação e série de tv não são bem vindos.

FICHA TÉCNICA

Titulo: Feitiço do tempo
Título Original: Groundhog Day
Direção: Harold Ramis
Data de lançamento no Brasil: 17 de setembro de 1993
Nota 4,5/5

Italo Morelli Jr.
Compartilhe no Google Plus

Sobre O que tem na nossa estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

7 comentários:

  1. Olá, Italo.
    Esse é mais um clássico que não assisti. Eu nunca fui muito fã de enredos com volta no tempo porque sempre fico perdida hehe

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Ahhh! Esse filme é incrível e nostálgico. Assisti por esses dias. Grato por sua resenha.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  3. OI, Ítalo
    Eu acho que nunca assisti esse filme. Não sou muito de ver filmes antigos, então se eu não assisti quando era mais nova, provavelmente nunca verei hahahaha mas eu gosto de indicações e com certeza vou anotar a dica!
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu nem lembro desse filme, mas já devo ter visto. Adorei saber mais sobre ele.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  5. Eitaaa! Eu nunca assisti!
    Mas amo essas clássicos memoráveis, vou procurar, obrigada pela dica ♥

    Beijinhos 😘
    Thay - Sankas Books

    ResponderExcluir
  6. Oi Italo,
    Esse, eu não assisti. Conheço por nome e elenco, mas nunca parei para ver.
    Parece interessante, eu gosto de "viagens no tempo".
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Anotei a dica! Escalado para o domingo a noite xD

    ResponderExcluir