Entre facas e segredos [Resenha do Filme]


Entre facas e segredos está disponível (até o momento) no Prime Video é uma filme gostoso de assistir, apesar dos vômitos da protagonista.

Repleto de atores de peso, o longa se assemelha bastante às histórias de Agatha Christie, em que o enredo é focado em um assassinato difícil de ser desvendado, mas devo dizer que Benoit Blanc de Daniel Craig além de lembrar o detetive Poirot também lembra bastante Sherlock Holmes.

Harlan Thrombey (Christopher Plummer) é encontrado morto depois de sua festa de aniversário de 85 anos. O magnata dos livros de suspense aparentemente cortou a própria garganta, mas o detetive Benoit Blanc é contratado (e ninguém sabe por quem) para investigar o caso que se mostra mais complexo do que parece.

A primeira parte do filme tem uma estrutura narrativa semelhante ao Assassinato no Expresso Oriente, de Agatha Christie, em que os policiais passam a interrogar todos os suspeitos e cada um conta sua versão da festa. No entanto, aos poucos, percebemos que alguns têm algo a esconder e Harlan confronta quase todo mundo horas antes de morrer. E ainda temos a protagonista Marta (Ana de Armas), enfermeira de Harlan, bastante nervosa com tudo que acontece.


E é em Marta que a trama se concentra. A enfermeira tem uma peculiar reação toda vez que mente: ela vomita! Por conta disso, Benoit a usa como sua assistente, ele sabe que ela não pode mentir e assim, vai contar tudo (ou quase tudo) que sabe. Harlan gostava bastante da enfermeira que acabou se tornando amiga do patrão. A relação dela com o resto da casa se mostra aparentemente boa, mas a família é bastante hipócrita em relação a ela. Todo mundo diz que gostaria que ela tivesse participado do funeral, mas que foi voto vencido. Ninguém acerta a nacionalidade dela, a tratam como alguém que é da “família”, mas que precisa de caridade. E ninguém consegue ser mais hipócrita do que Meg (Katherine Langford) que parece que gosta de Marta, mas no fundo está pensando em si mesma.

O filme entrega parte da revelação do mistério logo no início, mas é a forma como tudo vai se desenvolvendo que acaba nos prendendo, queremos saber como a história vai terminar e no meio do caminho nos deparamos com muitas reviravoltas, algumas que nos fazem questionar se Benoit é mesmo um bom detetive ou se Marta está escondendo algo a mais ou não. 


Confesso que questionei todos os personagens da trama e ainda assim fui surpreendida com a cena final. O roteiro é muito bem conduzido, nos mostrando tramas paralelas que podem, ou não, se juntar ao assassinato. Claro que com tantos personagens de peso, alguns aparecem mais que os outros. Chris Evans, por exemplo, fica de escanteio até o final, onde realmente brilha. E Ana de Armas está sensacional como Marta.

Entre facas e segredos é uma ótima homenagem a Agatha Christie, apresenta um ótimo mistério, cheio de reviravoltas e personagens cativantes. Assistam logo, antes que o Prime Video retire do catálogo. Para finalizar, a melhor frase do filme: "Minha casa, minhas regras, meu café".

Trailer


FICHA TÉCNICA

Título: Entre facas e segredo
Título Original: Knives Out
Direção: Rian Johnson
Data de lançamento no Brasil: 12 de dezembro de 2019
Nota: 4,5/5

Michele Lima
Compartilhe no Google Plus

Sobre O que tem na nossa estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

3 comentários:

  1. Oi, Mi! Tudo bom?
    Eu tento ler pouco sobre esse filme porque vi muita gente falando que quanto menos você souber, melhor. Ainda não consegui assistir porque tô bem preguiçosa pra ver qualquer coisa esses dias, mas tá na minha listinha!

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mi!
    Eu também me surpreendi com o final, apesar de ter feito um monte de teorias hahaha
    A produção é muito boa, mas confesso que achei que preferia que as coisas tivessem sido um pouco mais aceleradas, ficou um pouco cansativo no meio.

    Beijos,
    Fantasma Literário

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei cada segundo desse filme. Realmente pega a gente de jeito e não tem como parar de assistir até descobrir o assassino.

    beijos,
    renatavarelaescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir