Bidu, Juntos [HQ]


Um dos meus personagens preferidos da Turma da Mônica é o Bidu, por isso quando vi Bidu, Juntos quis logo comprar e não me arrependo! Que arte linda! Que história fofa!

Franjinha e Bidu apareceram pela primeira vez em 1959 e só depois o Maurício de Souza nos conta como eles se conheceram. Bidu estava mordendo as pessoas na rua e o Franjinha o leva para um psiquiatra de cães, descobrindo que o carrocho foi abandonado por ser o único feio da ninhada. Ou seja, Bidu tem um complexo de Patinho Feio, inclusive o personagem já teve sua história readaptada com referências a essa fábula em O valentão em 1972.


Nesta Graphic MSP acompanhamos o lindo trabalho de Eduardo Damasceno e Luís Felipe Arrocho contando os primeiros dias de Bidu com o Franjinha. O traço é lindo, Bidu é muito fofo e como todo cãozinho gosta de comer as roupas, brincar de bola e fazer xixi na casa. Não é fácil para o Franjinha educá-lo e um dia quando Bidu fica em casa sozinho ele praticamente destrói a casa. 

Depois disso, Franjinha amarra o amigo no quintal e com isso Bidu vai ficando depressivo. Não quer comer e nem brincar. Mesmo quando Franjinha faz uma casa para ele, Bidu não se importa. Chega a dar um aperto no coração por que os dois sofrem. Porém, Manfredo aparece roubando a comida de Bidu, e finalmente o cachorro sai de sua apatia para defender o que é dele.


É uma história linda de amizade! Franjinha percebe que não é dono de Bidu e sim seu amigo e diz uma das frases mais bonitas que já vi: “Eu quero ficar com ele, mas não sou eu que decido isso sozinho. Nós estamos nessa juntos”. É o início do companheirismo dos dois, um processo de aprendizado em que os personagens vão se conhecendo.

Nunca pude ter um animal de estimação, mas nem por isso deixei de me encantar com a obra. Os autores continuam com o excelente trabalho que todas as Graphic MSP possuem e se basearam inclusive nos cachorros de Garrocho (um dos autores) e Bel Quintão.


Uma leitura rápida, de poucos minutos, comovente e com um trabalho belíssimo! Virou meu xodó da minha estante.

FICHA TÉCNICA

Título: Bidu, Juntos
Autores: Eduardo Damasceno e Luís Felipe 
Nota: 5/5
Onde Comprar: Amazon

Michele Lima
Compartilhe no Google Plus

Sobre O que tem na nossa estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

3 comentários:

  1. Oi MI! Esse aqui ainda não li, mas acredito que seja mais uma história dessa série para me apaixonar. O meu preferido entre os Graphics é o Penadinho, mas Bidu é muito fofo também. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Oii, caraca gostei da vibe parece ser muito maneiroo ainda não li.
    segredosdamarii.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Que gracinha o livro. Boas ilustrações e excelente história.

    Bom fim de semana!

    OBS.: O JOVEM JORNALISTA está em quarentena de 22 de julho à 31 de agosto, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. Mesmo em férias, o blog tem alguns posts novos. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir