Uma Tocha na Escuridão [Resenha Literária]


Uma Tocha na Escuridão dá continuidade a jornada de Laia e Elias pelo mundo criado por Sabaa Tahir. Com acontecimentos explosivos e uma imensa expansão deste universo, teremos nesse volume muito mais intrigas políticas e jogos de poder.

Laia, que teve seu povo escravizado pelo povo de Elias, mas um enlace improvável do destino faz com que a vida de ambos esteja interligada. Agora entrelaçados em uma fuga perigosa eles se unem em uma missão quase suicida de invadir a pior prisão do reino para salvar Darin, irmão de Laia. Mal sabem eles que além do exercício Marcial, cada vez mais próximo e os caçando, ainda terão que lidar com forças sobrenaturais que estão tramando sua ascensão novamente.
"Às vezes, a solidão é uma escolha.”
Começo essa resenha dizendo que não tem um só instante desse livro que me soe decepcionante. Pelo contrário, eu amei essa leitura do início ao fim. Com sua escrita extremamente fluída e personagens cativantes, Uma Tocha na Escuridão entra para o meu rank de melhores continuações que já li. Dividido em quatro partes e narrado em primeira pessoa, o livro vem compartilhado sobre a visão de Laia, Elias e Helene, e esse é o primeiro grande ponto dessa obra. A ampliação de narradores deixa sempre o leitor situado de todo o cenário embora ainda se escondam coisas nas entrelinhas. 


A história que teve um gancho no livro anterior, deixa um gancho nesse para o próximo, mas também transmite uma sensação de completude, devido a amplitude de seu cenário que é narrado pelas mais diferentes visões. Cada núcleo, assim como cada personagem, tem suas próprias características e obstáculos para superar. Então você se vê lendo um livro onde esses personagens estão interligados na trama central, mas também se distanciam para que tenham espaço de crescer e enfrentar seus próprios monstros. E nesse quesito Tahir é brilhante! Não só o enredo ficou consistente, como muito mais envolvente e intenso. Todos estão à flor da pele, tendo que enfrentar mais e mais absurdos dentro de uma sociedade de moral questionável. Mas não só isso, o lado sobrenatural e mitológico do livro também é muito curioso e levanta um tom diferente para história, prometendo maior desenvolvimento nos volumes seguintes. 


O segundo ponto que elenco é a construção de personagens que Tahir apresenta. Eu já havia sido envolvido por Laia e Elias desde o primeiro livro, mas nesse segundo, ela pega ainda mais pesado. A autora não só desenvolve muito mais a relação de ambos como time, como atração romântica e como amigos, como também evidencia um crescimento pessoal deles como indivíduos únicos. É muito evidente a diferença de ideais que ambos carregam, mas isso não afeta o relacionamento deles, porque eles não estão tentando se moldar para serem perfeitos um para o outro. Eles se aceitam como diferentes, como seres capazes de se envolverem sem perder sua essência. E essência é a palavra principal aqui. Todos os personagens já introduzidos no livro um, conseguem manter a mesma essência que transmitiram no início dessa jornada e ainda assim, mostram um amadurecimento gritante. Inclusive esse volume é muito mais de Helene do que de Laia ou Elias. 

Helene é a personagem com o maior arco e quem mais tem destaque, tanto nas decisões, como nas melhores reviravoltas. Gostei do seu desenvolvimento e de como sua história foi contada, além das decisões finais que são apresentadas. Ela sofre muito, passa por muita coisa e isso provavelmente vai modificá-la nos próximos volumes. O que não é ruim, gosto de perceber essa rotatividade na atitude e no crescimento dos personagens com os quais estou me envolvendo. Dá uma sensação mais real para mim.


Em suma, não tem um só aspecto que tenha me desagradado. Tudo é muito bem conduzido para que se apresente ao fim o antagonista principal, que por sinal promete. Uma Tocha na Escuridão é a pedida certa para uma boa fantasia com elementos fascinantes e cheios de originalidade. Uma Chama Entre as Cinzas é com certeza uma das melhores séries de fantasia que já li.

FICHA TÉCNICA

Título: Uma Tocha na Escuridão - Uma Chama Entre as Cinzas #2
Autora: Sabaa Tahir
Nota: 5/5
Onde Comprar: Amazon

 

Emerson Andrade
Compartilhe no Google Plus

Sobre O que tem na nossa estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

4 comentários:

  1. Oi, Emerson! Tudo bom?
    Dei uma pulada na resenha porque apesar de não lembrar quase nada do primeiro, quero tentar reler ou começar a reler esse ano pra voltar pra série! Eu era apaixonadaaaaa em tudo, principalmente na Helene e na Laia kJNAUOSFBAOBOA

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oie!
    Nem li o primeiro livro ainda, mas a resenha foi suficiente para que eu ficasse curiosa com essa narrativa! Vou salvar a indicação :D

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  3. Nossa, ainda não li nenhum, mas me interessei muito. adoro fantasias!!

    Parabéns pelo post!!

    Beeijos

    http://estanteflordelis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, Emerson.
    Eu li a resenha meio por cima porque estou vendo tanto esses livros nos blogs ultimamente que estou morrendo de vontade de ler eles hehe. Pena que mudaram a capa do terceiro, essas duas são tão lindas.

    Prefácio

    ResponderExcluir