Espírito de família [Resenha do Filme]


Espírito de família (L'Esprit de Famille) chega nas principais plataformas digitais num momento muito propício, tratando sobre a efemeridade da vida e a convivência familiar. Com uma mensagem linda, o longa aborda a história de Alexandre (Guillaume de Tonquédec), um escritor famoso que vive ocupado, mas ao perder o pai de maneira inesperada, começa a repensar na vida, afinal, o falecido começa a aparecer pra ele!

Por mais que Alexandre até recorra a um psicólogo, o pai é bastante insistente e as cenas dos dois são bem engraçadas. Jacques (François Berléand) é sarcástico, ácido, alegre e por vezes inconveniente. Não é um espírito triste porque morreu, na verdade, é um pai preocupado com seu filho que está vendo a vida passar e afastando as pessoas que ama. A esposa de Alexandre não aguenta mais o marido workaholic e o casamento enfrenta muitos problemas. O protagonista também dificuldade de se relacionar com o filho e com o irmão. Aliás, é um longa onde a paternidade é abordada de uma maneira muito perspicaz.


Além da jornada de Alexandre para entender as lições de vida do pai e conseguir se despedir dele adequadamente, temos a mãe do protagonista, Marguerite (Josiane Balasko) lidando com a morte do marido, Vicent (Jérémy Lopez) irmão de Alexandre enfrentando problemas profissionais e conjugais com Sandrine (Marie-Julie Baup) que aparenta sérios problemas emocionais. Inclusive, é difícil não estranhar os barulhos que ela faz quando chora, fiquei sem saber se dava risada ou se me preocupava seriamente com a personagem. Ainda temos Jules, filho de Alexandre, um garoto esperto que entende o pai mais do que o protagonista imagina e o jogador de rugby, Napoleón (Papi Tokotuu) que aparece do nada, mas que acaba sendo mais um dos personagens curiosos dessa trama.

Luto não é uma tema fácil de ser abordado sem cair em velhos clichês, mas o diretor e roteirista Éric Besnard trabalha toda a história com muita sutileza e ao mesmo tempo que diverte, também nos emociona. Todo o elenco é bastante carismático e consegue nos passar as emoções sem nenhum exagero, até mesmo a Sandrine de Marie-Julie Baup, que é a personagem mais fora da curva, consegue se encaixar no enredo. 


Boa parte da trama se passa na casa da família e a ambientação bucólica combina bastante com o tema familiar, onde cada personagem vai lidar com o luto de uma forma diferente. Alexandre sabe que precisa se despedir do pai, colocar para fora as mágoas do passado e percebe ao longo do caminho suas atitudes egoísta e negligentes com a própria família e principalmente com o filho. Tudo isso envolto em cenas lindíssimas e outras engraçadas.

Embalado pela música Father and Son de Cat Stevens (que combina perfeitamente com o enredo), Espírito de família é um filme apropriadamente leve, em que deixa um sorriso no rosto e lágrimas nos olhos. Comédia e drama na medida certa, recomendo. 

O filme está disponível nas seguintes plataformas digitais: NOW, Looke, Microsoft, Vivo Play, Google Play, iTunes e Sky Play.

Trailer:


FICHA TÉCNICA

Título: Espírito de família
Título Original: Título Original: L'Esprit de Famille
Direção: Éric Besnard
Data de lançamento no Brasil: 17 de setembro de 2020
Nota: 5/5

Michele Lima
Compartilhe no Google Plus

Sobre O que tem na nossa estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

4 comentários:

  1. Oi
    não conhecia o filme, me interessei pois gosto de histórias que envolvem família, e parecem retratar o luto de forma mais leve, que bom que gostou do filme.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Valeu pela dica. Não conhecia o filme ainda.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  3. Oi Mi,

    Não conhecia o filme, mas o tema é bem propicio mesmo.
    Pela sua resenha parece que ta bem balanceado no drama e comédia.
    Dica anotada com certeza.

    Bjs
    https://diarioelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir