Do Fundo da Estante: Nos Bastidores da Notícia


Logo em sua estreia nos cinemas em 1983, o diretor James L. Brooks ganhou o Oscar de melhor diretor com o drama Laços de Ternura. Nem ótimo e nem ruim, porém anos luz distante deste Nos Bastidores da Notícia, a versão mais leve e até bem humorada do pesadão Rede de Intrigas, de 1976. Se o diretor Sidney Lumet mostrou os bastidores de um telejornal da maneira mais ácida possível (com elenco e roteiro extraordinários), Brooks optou por algo de impacto muito menor e agradável de assistir, dois anos antes de lançar Os Simpsons. Se compararmos os dois, Rede de Intrigas reduz quase a pó este Bastidores, mas isoladamente ele é muito interessante, dinâmico e é seguramente um dos melhores filmes dos anos 80.

Holly Hunter é a dona do filme. Premiada em Veneza e indicada ao Oscar, ela interpreta Jane Craig, produtora de um telejornal de grande audiência. É amada em segredo por Aaron Altman (Albert Brooks, genial) um jornalista talentoso e inseguro e se apaixona por Tom Grunick (William Hurt, brilhante), um ambicioso aspirante a âncora. 


Todas as situações corriqueiras imagináveis de uma redação de telejornal foram colocadas no roteiro, porém de maneira inteligente e quase didática. O grande mérito aqui é a construção de personagens ricos em nuances bem interpretados pelo elenco, o que preenche as mais de duas horas de projeção sem entediar. 

Jane é obcecada pelo trabalho e seu perfeccionismo e dedicação são admiráveis. Holly Hunter parece nem se esforçar em cena, tamanha simbiose entre ela e a personagem, uma das mais marcantes de sua carreira. Albert Brooks e William Hurt também não ficam atrás e a química entre os três, juntos ou em duplas, é o motivo pelo qual um remake nunca ter sido feito. Enquanto Aaron é um personagem cuja trajetória é marcada algumas situações imprevisíveis (Brooks tira todas elas de letra), Tom deixa claro desde o início que não medirá esforços pra chegar aonde quer. Ele não é o "vilão" da trama, é apenas alguém cuja obstinação pode causar um certo incômodo. 


Em sua terceira indicação seguida ao Oscar (ganhou logo na primeira com O Beijo da Mulher Aranha), Hurt está excelente. Não por acaso este espetacular trio de atores estampa o cartaz do filme. 

Ótimas participações de Jack Nicholson e Joan Cusack.

FICHA TÉCNICA

Título: Nos bastidores da notícia
Título Original: Broadcast News
Direção: James L. Brooks
Data de lançamento: 25 de dezembro de 1987
Nota 4,5/5

Italo Morelli Jr. 
Compartilhe no Google Plus

Sobre O que tem na nossa estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

3 comentários:

  1. Oi, Italo!

    Não lembro de ter assistido esse filme, mas já anotei a dica, parece muito bom!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Estou adorando visitar e ler seus conteúdos, são sempre os melhores!


    Meu Blog: Blog da Isadora

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Gosto de filmes neste cenário, acho que ainda não vi esse.
    Anotei aqui, pois parece ótimo.

    tenha uma ótima semana :D
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir