O Príncipe e a Costureira [Resenha Literária]


O Príncipe e a Costureira, de Jen Wang, ganhou o prêmio Eisner Award em 2019 nas categorias de melhor publicação juvenil e melhor roteirista/desenhista, além dos prêmios de melhor álbum juvenil em Angoulême 2018, e de melhor livro juvenil no Harvey 2018. Não por menos, a obra é lindíssima, de uma sensibilidade incrível!

Sebastian é o príncipe herdeiro da Bélgica e seus pais buscam um esposa para o filho! No entanto, o protagonista guarda um enorme segredo: ele gosta de usar vestidos! Frances é uma costureira que sonha em trabalhar com grandes estilistas, um dia ao realizar o desejo de uma jovem, ela faz um vestido tão polêmico que chama atenção da sociedade e de Sebastian. Frances é contratada pelo príncipe para trabalhar escondida pra ele! E assim, à noite, Sebastian coloca vestidos ousados e sai pelas ruas de Paris como a fabulosa Lady Crystallia, o ícone fashion da capital da moda.




Frances não julga Sebastian e a amizade dos dois é o elemento mais bonito de toda essa história. Com muita sensibilidade a autora trabalha com tabus e quebra rótulos. O príncipe foge dos padrões e tem medo do julgamentos dos pais e da sociedade, mas encontra em Frances mais do que uma costureira, encontra sua melhor amiga e aos poucos os sentimento em relação a isso vai evoluindo também. Já Frances passa pelo dilema de amar o que faz, mas não pode ser reconhecida para manter o segredo do amigo.

É difícil não ter empatia para o sofrimento de Sebastian em uma vida de aparências em que ele não pode mostrar seu verdadeiro eu. Do mesmo modo, temos empatia por Frances sempre explorada pelos estilistas, nunca podendo ter seu trabalho devidamente reconhecido. 



O Príncipe e a Costureira é uma história sobre identidade, aceitação e cumplicidade. O enredo é delicado, sereno, os traços e Jen Wang são marcantes e a HQ é bem colorida. Somando isso ao trabalho da DarkSide® Books, a edição é exuberante! Capa dura, lombada com fita métrica, tudo combinando perfeitamente com a obra!

Uma das melhores leituras de 2020, valeu muito a pena conferir. 


FICHA TÉCNICA

Título: O Príncipe e a Costureira 
Autora: Jen Wang
Onde comprar: DarkSide® Books e Amazon

 

 Michele Lima
Compartilhe no Google Plus

Sobre O que tem na nossa estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

4 comentários:

  1. Achei o livro lindíssimo! Não costumo ler quadrinhos, mas achei interessante!

    Blog Tagarelando Livros

    ResponderExcluir
  2. Com esse tantão de prêmio, essa história é no mínimo muito boa! A cada resenha só fico mais curiosa.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Ei, Michele, tudo jóia? Eu também vi uma resenha desse livro no blog queria e estar lendo, e eu me apaixonei pela história e o livro também é lindo de todas as formas. Eu quero muito ler o livro, mas acredito que vai ficar para o ano que vem, pois está um pouco salgado para o meu bolso kkk. Mass fico feliz que você tenha gostado da leitura, beijos!



    Books House

    ResponderExcluir
  4. Eu já tinha visto esse livro por ai na vida, mas não sabia que era uma hq e muito menos desse plot maravilhoso.

    Eu não tinha dado importância pro livro apesar do trabalho gráfico ser lindo. Mas agora eu quero.

    Boas próximas leituras e filmes,
    Apesar do Caos

    ResponderExcluir