The Undoing - Episódio 5 [Crítica da série]

O texto abaixo contém spoiler

Se não fosse a atuação inabalável da talentosa Noma Dumezweni, este 5° e penúltimo episódio duraria uma eternidade . A "surpresa" na cena final é muito forçada e o texto das cenas de tribunal tentam fazer o expectador supor que sim, The Undoing é muito bom...só que não. Noma interpreta a genial advogada Haley Fitzgerald, contratada pra defender Jonathan Fraser (Hugh Grant, ainda mostrando a que veio), principal acusado pelo assassinato da artista plástica Elena (Matilda de Angelis).

Haley é aquela advogada que só os muito ricos podem pagar porque sua especialidade é limpar a merda deles e jogar em outros, mas precisamente no viúvo de Elena, Fernando (Ismael Cruz Cordova). Enquanto orienta o desorientado casal burguês formado por Jonathan e Grace (Nicole Kidman, em sua pior atuação da carreira), Haley é incisiva e sabe com que tipo de gente está lidando. É visível que ela sabe que Jonathan é o culpado, ele não é o primeiro cliente rico que ela vai tentar livrar da cadeia. Ela, de tão acostumada com a podridão da elite nova iorquina, nem se choca com a foto do crânio de Elena esmagado a marteladas. Fria, porém altamente profissional, é Haley quem pode ser responsável até pela salvação do casamento de Grace e Jonathan - uma mulher negra resolvendo os "white rich people problems". Melhor coisa da série.


Faltando apenas um único episódio para terminar, The Undoing ainda não explicou como Grace, terapeuta e escritora renomada, agora é uma mulher igual a toda e qualquer mulher do universo após ter sido traída. A advogada Haley se mostra mais dona de sua emoções mesmo não tendo formação em psiquiatria, enquanto Grace parece uma criança acuada que não resiste as lágrimas do marido. O roteiro é tão vago em tantos pontos que nem parece ser da mesma emissora responsável por Big Little Lies - nem tão espetacular, mas bem superior.

Outros momentos que se salvam são as aparições do pai de Grace, Franklin (Donald Sutherland, brilhante), o único que consegue conferir uma aura de mistério na trama.

Será que foi ele que matou Elena? Será que ela tinha um caso com ele também? Não e nem dá mais tempo de desenvolver isso, mas seria ótimo e faria valer o dinheiro investido na produção.

Italo Morelli Jr.

Compartilhe no Google Plus

Sobre O que tem na nossa estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

1 comentários:

  1. Olá, Italo

    Eu não li a crítica por conta do aviso de Spoiler. Quando eu tiver meios de assistir pretendo fazer isso, pois estou vendo diversos elogios.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir