Do Fundo da Estante: Thelma e Louise [Crítica do Filme]


As vigorosas interpretações de Susan Sarandon e Geena Davis, um dos roteiros mais originais merecidamente premiado com o Oscar e a direção sem defeitos do tio Ridley Scott neste que é o filme feminista mais incrível que Hollywood produziu.

Quando a garçonete Louise (Susan Sarandon, estupenda, magnífica, linda e maravilhosa) aparece de óculos escuros, lenço na cabeça no seu carro conversível, já sabemos que a dona da interpretação chegou e ela vai levar consigo Thelma (Geena Davis, formidável, sensacional, linda e maravilhosa) para um road movie estrada afora pelo sudoeste americano, assim ambas se livram de suas vidas monótonas e seus respectivos machos escrotos e tóxicos.

Mil coisas acontecem e até o Brad Pitt aparece - tem drama, tem romance, tem ação, diversão, aventura e tem sexo. E tem essas duas geniais atrizes atuando muito. Girl Power é pouco.


Ridley Scott, o pai da ficção científica moderna que nos deu Alien (1979) e Blade Runner (1982) entrega um trabalho primoroso de direção e aproveita cada molécula do extraordinário roteiro da estreante Callie Khouri, uma ex garçonete.

Thelma e Louise é basicamente um filme sobre amizade e afeto fraternal elevado a décima potência. É pra se divertir, se empolgar, rir e chorar e foi produzido exatamente com esse intuito. Bem idealizado desde seu primeiro take até o apoteótico final, tornou-se um imediato sucesso de crítica e público e rapidamente foi alçado a condição de cult classic. Justo.

Prestes a completar 30 anos, não envelheceu nada e sobreviveu ao tempo e as inúmeras imitações. 


Em termos de road movie ou filme woman power, não existe nada antes e nada depois, permanecendo único e o melhor: sem continuação, reboot, remake, prequel, série de tv, animação, HQ, novela, jogo de videogame e etc.

Num ano de ouro no Oscar aonde tivemos O Silêncio dos Inocentes, A Bela e a Fera, Bugsy, O Príncipe das Marés, JKF, Cabo do Medo, O Pescador de Ilusões, Barton Fink, Tomates Verdes Fritos, Os Donos da Rua e O Exterminador do Futuro 2, Thelma e Louise brilhou junto e foi indicado aos prêmios de Direção (Ridley Scott), Atriz (Geena Davis), Atriz (Susan Sarandon), fotografia e montagem, ficou apenas com o de roteiro original.

Pra ver e rever sempre.

FICHA TÉCNICA

Título: Thelma e Louise
Título Original: Thelma & Louise
Direção: Ridley Scott
Data de lançamento no Brasil: 15 November 1991
Italo Morelli Jr.
Compartilhe no Google Plus

Sobre O que tem na nossa estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

2 comentários:

  1. Esse filme é realmente muito bom, faz muito tempo que não assisto, deu até vontade!

    Blog Tagarelando Livros

    ResponderExcluir
  2. Ei, Italo, tudo jóia? Eu ainda não conhecia esse filme, mas achei maravilhoso, principalmente pelo fato de que as atrizes são maravilhosas. Dica anotada, e vou assistir assim que possível!


    Books House

    ResponderExcluir