Umbrella [Crítica]


O letreiro final avisa: baseado em eventos reais. E mesmo que não fosse, seria mais um caso típico de "a arte imita a vida", ao contrário do equivocado "a vida imita a arte".

O roteiro foi inspirado pelos acontecimentos vividos pela irmã da diretora palmense Helena Hilario, que divide os créditos com Mario Pece, ambos fundadores da produtora Stratostorm.

Em pouco mais de sete minutos e sem nenhum diálogo, o curta Umbrella toca na ferida dos refugiados ao narrar a tocante história de Joseph, um menino húngaro, refugiado e abandonado pelo pai em um orfanato que sonha em ter um guarda-chuva amarelo. O inusitado objeto é o seu único elo com o pai, cuja última lembrança é vê-lo partir com o tal guarda-chuva. Até o dia em que uma garota, acompanhada pela mãe, chega ao orfanato para fazer uma doações e traz consigo o tão desejado guarda-chuva amarelo. Em flashbacks, a breve e triste história de Joseph é contada.

Umbrella tem um visual extremamente caprichado, as cores são vivas e bastante intensas. A direção de arte é rica, atenta aos mínimos detalhes do cenário e impressiona pela beleza - tudo se conecta de maneira harmoniosa. A direção nem precisava de muitos elementos para cativar o expectador, a história tão universal e infelizmente corriqueira, já é o suficiente para emocionar - a dupla de realizadores consegue em pouco tempo, entregar uma verdadeira ode a empatia e a esperança, sentimentos cada vez mais raros.

Umbrella atingiu a marca histórica de produção nacional do gênero que participou de 19 festivais que qualificam para o Oscar, entre eles: Tribeca, Cinequest, Chicago International Film Festival, Calgary International Film Festival, Animayo, entre outros.

O filme terá estreia mundial no Youtube no dia 7 de janeiro e ficará disponível até 21 de janeiro. 
 
Entrevista com a diretora que traduzi do site SHOOT PUBLICITY WIRE, para conferir o original CLIQUE AQUI:


De acordo com Hilario, sua pequena, mas engenhosa equipe de animação levou 20 meses para dar vida a Umbrella, mas na realidade o projeto levou um total de oito anos desde a concepção até a conclusão. 

“Queríamos fazer este filme, não apenas para Stratostorm, mas para destacar o mais alto nível de habilidade e execução”, diz Hilario. Esperamos que Umbrella mostre que uma ótima narrativa animada agora se origina fora do mainstream, com alguns dos melhores talentos encontrados na Stratostorm. "Hilario acrescentou que a estreia deste filme também marca o início das operações da Stratostorm nos Estados Unidos, em seu novo estúdio em Los Angeles.

O design do Team Character de Joseph e seis personagens secundários foi concluído pelo premiado artista 3D Victor Hugo (Moana, Disney, Marvel). Danilo Pinheiro executou o rigging enquanto Hannry Pschera supervisionava a animação. A equipe da Stratostorm incluiu o supervisor Alan Prado, o diretor de arte Dhiego Guimarães e o designer de personagens Felipe Pardini. A chave para evocar emoções complexas de empatia, perdão e bondade é a trilha sonora original de Gabriel Dib (McFarland, Drumline, Criminal Minds). 

“O que Gabriel fez para o filme é incrível”, diz Hilario. A música tinha que ser perfeita para estabelecer rapidamente uma conexão autêntica entre Joseph e o público. "Por meio da música, os telespectadores compartilham sua sensação de abandono." Dib completou a pontuação, que foi entregue ao maestro Peter Rotter (Avatar, Deadpool, Frozen) para a gravação de uma faixa orquestral completa no Capitol Studios em Hollywood. Luis Augusto e Vivian Aguiar Buff produziram a faixa final, enquanto a postagem de áudio foi chefiada por James Tose com a Blue Infinity Media cuidando da regravação. O colorista foi Charles Bunnag (Vingadores: Ultimato, O Rei Leão, Guardiões da Galáxia). 

Sobre Stratostorm: 

Stratostorm é sobre paixão, habilidade e colaboração incrível. Somos um estúdio criativo independente especializado em animação 3D e 2D e conteúdo original para cinema, televisão e publicidade. A Stratostorm foi fundada em 2014 para promover a arte de contar histórias em animação. Nossa equipe é uma equipe talentosa composta por artistas visuais, designers, animadores, escritores e produtores, executando ao mais alto nível. Nossa empresa está localizada em São Paulo, Brasil, com estúdios em Los Angeles.

Trailer


FICHA TÉCNICA

Título: Umbrella
Direção: Helena Hilario, Mario Pece
Data de lançamento no Brasil: 7 de janeiro


Italo Morelli Jr. 
Compartilhe no Google Plus

Sobre O que tem na nossa estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

4 comentários:

  1. Olá, Italo.
    Que proposta diferente. E claro que já quero assistir. Já me emocionei lendo, imagine assistindo hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Nossa, depois desse tempo todo pra ser produzido, eu tenho que conferir pra ontem!! Parece ser bem emocionante
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Não tava sabendo, vi o trailer e me apaixonei. Quero super assistir agora!

    Beijoss
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
  4. Ah, quero muito ver essa animação. Parece ser fofa e emocionante.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir