A Menina do Outro Lado [Crítica Literária]


Sombrio, envolvente e docemente apaixonante, A Menina do Outro Lado é um mangá cheio de mistério que te prende na página e te guia para os momentos desesperadores e incertos de seu final. Uma história original e cheia de nuances que se refletem com clareza no traço bonito de Nagabe

Em mundo dividido entre monstros e pessoas, Shiva é uma garotinha abandonada que foi acolhida por uma dessas criaturas. Infelizmente, a cada minuto Sensei parece mais apegado a garotinha e teme por sua segurança. Entre perigos e maldições, Shiva se encontra em risco em ambos os lados e sem saber quem ela realmente é.

Sempre tive curiosidade de conhecer esse título, não só pelas excelentes palavras que sempre ouvi sobre ele, mas também por seus protagonistas bem característicos e originais. Eis que finalmente tive a chance e que prazer foi me debruçar em cada uma dessas páginas. Nagabe cria uma narrativa leve e ao mesmo tempo densa que vai revelando aos poucos esse mundo quebrado no qual seus personagens estão inseridos. E nesse sentido ele não peca. Tanto a construção da dupla de protagonistas quanto o cenário são sombriamente envolventes.


Shiva é uma personagem doce, inocente e extremamente inteligente por quem você vai se apaixonar facilmente desde a primeira página. Sua forma gentil e infantil de lidar com as situações mais difíceis fazem da trama algo gostoso de acompanhar. Sem falar que seu forte laço com Sensei é lindo. O laço de carinho entre ambos se constrói com muita facilidade e o leitor logo se vê afeiçoado por ambos.

O plano de fundo também deve ser ressaltado. O mundo criado por Nagabe é misterioso e ao mesmo tempo grotesco, envolvendo uma mitologia tão sua quanto original, que parece visar as contradições da própria humanidade, onde o pior monstro talvez não seja aquele que tem a aparência mais repulsiva, mas sim a mais bela e comum. E embora a trama não foque especificamente nessas críticas, fica bem claro as pinceladas que o autor dá sobre a temática, sempre ressaltando as contradições dentro desse sistema apresentado.


E o final vem para devastar o leitor e deixar todos sedentos por sua continuação, não só pela curiosidade de saber mais sobre esses personagens, mas também sobre seu futuro e quais rumos a história irá tomar após esses acontecimentos iniciais.

Enfim, A Menina do Outro Lado é uma jornada bonita que apesar de seus elementos fantásticos foca muito mais na triste e bonita relação de uma humana com um monstro, provando que o amor e os vínculos que temos vão muito além de aparência ou sangue.

FICHA TÉCNICA

Título: A Menina do Outro Lado
Autor: Nagabe
Onde Comprar: AmazonDarkSide® Books

 

Emerson Andrade
Compartilhe no Google Plus

Sobre O que tem na nossa estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

2 comentários:

  1. Oi, Emerson!
    Muito bonito o mangá. Mas, confesso, não é meu estilo.
    Achei bacana o enredo e o foco mais na relação deles do que no mundo fantástico criado pelo autor.

    Beijoooos

    Teca Machado
    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Emerson.
    Os traços estão muito bonitos e a história é interessante. Mas não tenho o hábito de ler mangás, ainda mais porque sempre tem muitas continuações hehe

    Prefácio

    ResponderExcluir