Os Registros Estelares de uma Notável Odisseia Espacial [Resenha Literária]


Os Registros Estelares de uma Notável Odisseia Espacial é o terceiro livro da série Wayfarers. Apesar dos acontecimentos aqui se passarem depois dos acontecimentos de Uma Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil (CLIQUE AQUI), as histórias em si não possuem ligação.

Nesse terceiro volume vamos acompanhar a vida dos habitantes da Frota do Êxodo, um conjunto de naves espaciais que, no passado, foram o escape dos humanos de uma Terra devastada e hoje virou sua própria comunidade autônoma.

Mais uma vez Becky Chambers arrasa ao abordar assuntos importantes em sua narrativa. Alternando capítulos entre cinco personagens (Tessa, Sawyer, Kip, Isabel e Eyas) vamos acompanhar a rotina e a sociedade que habita a Frota. No início de alguns capítulos, temos pedaços de um estudo feito por uma historiadora sobre a Frota do Êxodo. Interessante ver seu ponto de vista tanto como pesquisadora como ser sapiente da comunidade.


Tessa é mãe de duas crianças cuja filha ainda é traumatizada por ter sido testemunha de um acidente horrível envolvendo uma das naves. Kip é um adolescente que não sabe bem o que quer da vida, mas tem certeza que quer se aventurar fora da Frota. Isabel é a arquivista responsável por guardar a história da comunidade. Sawyer é um forasteiro que chegou na Frota à procura de uma nova vida. Eyas é uma cuidadora, profissão que ainda intimida muitas pessoas.

Envolvendo todos esses personagens, Becky trabalha assuntos como luto, xenofobia, sensação de pertencimento, recordação e lembrança, herança dos antepassados sexualidade e sexo. Desde o primeiro livro é bem visível como Becky trata com naturalidade e delicadeza assuntos que a sociedade ainda tem um certo receio em tratar, principalmente no que se refere a sexualidade e orientação sexual. 


Dos três livros, esse é o mais "parado" em questão de história. Apesar de somente acompanharmos a vida na Frota pela visão desses cinco personagens, a leitura não deixa de ser envolvente e fluída. Confesso que eu já estava tão acostumada naquela rotina com os personagens, seguindo ao seu lado no dia-a-dia que, quando finalizei, fiquei com um misto de saudade e nostalgia

O quarto livro da série está com lançamento internacional previsto para fevereiro desse ano e se chama The Galaxy and The Ground Within (traduzindo fica algo como A Galáxia e o Solo Interno). Espero que a DarkSide® Books não demore muito a trazer ele por aqui e desejo que essa série ganhe mais reconhecimento. Cada livro traz várias lições que podemos levar pra vida e nos tornamos pessoas melhores.

FICHA TÉCNICA

Título: Os Registros Estelares de uma Notável Odisseia Espacial (Wayfarers #3)
Autor: Becky Chambers
Para ler outras resenhas da autora CLIQUE AQUI 
Onde Comprar: DarkSide® Books e Amazon


 
Luiza Helena
Compartilhe no Google Plus

Sobre O que tem na nossa estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

3 comentários:

  1. Oi, essa capa sempre me chamou atenção, mas não fazia ideia que era uma série. Já salvei aqui nq minha lista.
    B3ijos!
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  2. Oi Luiza,

    Eu sempre quis ler esse livro pela temática que me agrada bastante, mas ainda não dei a oportunidade.
    Acho que vou esperar a série ficar completa, assim fica mais fácil para ler.

    Bjs
    http://diariodoslivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Fiquei bem animada quando vi o lançamento deste terceiro volume. Li os dois anteriores e favoritei. Foram histórias que me tocaram e com críticas incríveis. Pretendo ler esse volume ainda este ano e espero que o quarto saia em breve por aqui também.

    bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir