Anne da Ilha [Resenha Literária]


Lançado em 1915, Anne da Ilha é o terceiro livro da série Anne de Green Gables de L. M. Montgomery! Anne é uma garota órfã que foi adotada sem querer pelos irmãos Cuthbert, mas ela conquista a nova família e acaba ficando com eles. A protagonista é tagarela, impulsiva, mas agora é uma jovem mulher estudando fora, vivendo numa república com outras meninas e encontrando o amor.

O primeiro livro da série foi completamente focado na infância de Anne e sua adaptação a Green Gablees, já no segundo livro percebemos a protagonista deixando a infância e entrando na juventude, mas desde sempre Anne não parecia dar muita importância a um romance com ela, muito mais preocupada em fantasia e aventuras. No entanto, é perceptível uma aproximação com Gilbert e agora o rapaz sai da zona de conforto e tenta algo mais direto com a amiga. Anne fica desesperada, o que acaba com a amizade dos dois. De certa forma não foi uma surpresa a reação da protagonista, mas me surpreendi ao ver Anne se interessar por outra pessoa.


A vida de Anne muda bastante, agora mais madura do que antes, ela se adapta bem à vida de estudante, conhece novas amigas e as situações na República são bem interessantes. Entretanto, Anne ainda é mais protagonista na história de amor dos outros do que na de si mesma, é por ela que conhecemos os casos de Phil, uma jovem que parece bem frívola e também acompanhamos o mistério caso de John Douglas que nunca pediu Janet em casamento, embora visivelmente goste da mulher.

No entanto, apesar da reta final do livro estar mais focada em romances, a história tem no começo uma passagem bem triste de luto, o que me deixou bem emocionada com a despedida de Anne e uma de suas amigas. E falando em amizades, a sempre simpática Diana acabou perdendo espaço na trama para novos personagens, assim como Marília, já o espevitado Davy continua sendo o alívio cômico, uma criança realmente cheia de energia. Também vale destacar que pela primeira vez tivemos um pouco sobre os verdadeiros pais da protagonista.



A personalidade de Anne sempre me chamou atenção, focada nos estudos e não em arrumar um marido rico, cheia de imaginação e honestidade. Embora agora tudo muito mais atenuado devido ao processo de amadurecimento, a protagonista continua preocupada com sua profissão, com a família que a acolheu e com os amigos. O enredo de L. M. Montgomery é leve, agradável e sempre bem interessante, me impressiona como ela consegue conduzir a trama sempre nos prendendo atenção, ainda que a história não seja cheia de ação. Acompanhar o crescimento da Anne tem sido uma ótima experiência.


E acho importante ressaltar a incrível edição da Martin Claret, as capas que dialogam, o papel é ótimo,  as cores da edição são lindas e ainda veio um caderninho maravilhoso! Vale a pena ter na estante.

FICHA TÉCNICA

Título: Anne da Ilha - Anne de Green Gables # 3
Autora: L. M. Montgomery
Onde Comprar: Amazon

 

Michele Lima
Compartilhe no Google Plus

Sobre O que tem na nossa estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

4 comentários:

  1. Aaah eu acho fofíssimas essas capas! Acho que são as minhas edições favoritas. Mas deixei essa série mesmo lá nos 20% do primeiro livro kkkk
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Que coleção de livros incríveis. Me deu vontade de ler os livros.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA voltou do Hiatus de verão cheio de novidades e posts novos!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que edição maravilhosa!!! Apaixonada por essa capa ♥
    Eu li os dois primeiros já e em breve começarei a ler esse tbm, adorei sua resenha e saber um pouco mais do que acontece com a Anne!

    Beijos
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Michele.
    Estou comprando as edições da Autêntica, mas essa está tão perfeita. Eu ainda não li esse livro, estou no segundo, mas amo a Anne e tenho certeza de que vou amar esse também.

    Prefácio

    ResponderExcluir